Braz vê Flamengo com desfalques "ganhando por acaso" e ataca CBF: "Tem que ter vergonha na cara"

Após o "climão" entre Tite e CBF , o vice-presidente de futebol do Flamengo decidiu abrir fogo contra a entidade. Na saída do Maracanã após a vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense, Marcos Braz disse que o Rubro-Negro, atual líder do Campeonato Brasileiro mesmo jogando desfalcado por cinco jogadores convocados para a Copa América, está "ganhando por acaso" e teceu duras críticas à confederação:

- A CBF tem que ter vergonha na cara em tocar em alguns assuntos. Das 40 federações mundiais que têm seus campeonatos nacionais, a única que não para é a brasileira. As outras 39 estão erradas? Suíça, Inglaterra, Espanha... Todos os lugares param para essa competição. Só aqui está certo? É um absurdo. Acho que, quando a gente reclama, eles têm que saber ouvir, abaixar a orelha um pouquinho e entender que nenhum time no mundo, de Tóquio a Nova Iorque, que perca quatro ou cinco jogadores para as seleções seja plausível de não reclamarmos. Se o Manchester City perde quatro ou cinco jogadores titulares, se for jogar contra o Liverpool, PSG na Liga dos Campeões, vai sofrer. É o que está acontecendo, Flamengo está sofrendo.

- Por acaso, o Flamengo continua ganhando jogos. Graças a Deus o impacto está sendo minimizado. Mas eu poderia estar aqui dando satisfação de uma situação muito mais desconfortável, com o Flamengo perdendo os jogos, numa sequência de derrotas. Não é porque estamos ganhando que vamos diminuir o tom. A tendência é aumentar o tom sobre essa barbaridade que a CBF faz, que a CBF conduz em relação à não paralisação do campeonato nacional. Isso aí deveria ser uma pauta não só nossa, mas de vocês também. Vocês têm interesse nisso, é o trabalho de vocês. Poderiam pesquisar em outros lugares como se conduz, como se faz. Será que aqui é que está certo e lá que está errado?

Marcos Braz no Maracanã — Foto: Thiago Ribeiro / AGIF

A "guerra fria" estourou nesta semana. Depois da vitória por 2 a 1 sobre o Bahia na última quinta-feira, Tite citou Julio Avellar, diretor de competições da CBF, ao reclamar de que o Fluminense teria um dia a mais de descanso do que o Flamengo antes do Fla-Flu. Na noite de sexta-feira, a entidade emitiu uma nota oficial rebatendo a reclamação do ex-treinador da seleção brasileira e a tratando como "despropositada, agressiva e ofensiva" . Braz saiu em defesa do posicionamento do técnico:

- Chegou uma hora que o Tite, da maneira dele, após um jogo de estresse, se expressou da maneira que se expressou. O que posso e tenho que fazer é estar ao lado do profissional que está cuidando dos interesses do clube onde trabalha. Não pode a CBF, errada, querer passar a estar certa.

A vitória sobre o Bahia na última quinta-feira, com um gol no último minuto, foi motivo de muita comemoração no vestiário do Maracanã. Mas o clima com a comissão técnica e a diretoria, porém, não foi só de festa. As declarações do técnico Tite e do gerente de futebol Luiz Carlos, em entrevista coletiva após a partida, escancararam um descontentamento com a CBF .

O gol de David Luiz no apagar das luzes deu os três pontos ao Flamengo em um momento que o planejamento interno é "sobreviver" no campeonato devido aos desfalques. As nove rodadas que acontecem durante a janela da Copa América (entre 10 de junho e 14 de julho) são consideradas importantes para as ambições do clube na Série A, e o Rubro-Negro conseguiu 10 dos 12 pontos disputados até agora.

Cebolinha teve nova lesão detectada e ficará fora por cerca de um mês — Foto: André Durão

Mas o custo, na visão do Flamengo, foi uma nova lesão, desta vez de Everton Cebolinha , que vai parar por aproximadamente um mês. David Luiz sentiu dores no joelho direito diante do Fluminense . E Ayrton Lucas e Allan voltaram contra o Bahia após desfalcarem a equipe por quatro e três jogos, respectivamente. A principal reclamação no clube é sobre o tempo de descanso dos atletas.

A insatisfação é tanta a ponto de Tite, que por já ter sido técnico da seleção brasileira não é de reclamar de ter jogadores convocados, resolver atacar a CBF. Ele aproveitou o espaço na coletiva para citar nominalmente Julio Avellar e protestar contra o calendário.

A diretoria rubro-negra, embora não tenha formalizado a reclamação, endossa a insatisfação do treinador. O Flamengo é o clube brasileiro que mais cedeu atletas para a Copa América e, por isso, acredita ser o mais prejudicado no Brasileirão. Como não há mais datas livres disponíveis no calendário, o clube entende que a tabela deveria ser revista de modo a deixar os maiores intervalos entre os jogos para quem tem um maior número de jogadores convocados.

Marcos Braz, vice-presidente de futebol, ao lado de Tite no Ninho do Urubu — Foto: Marcelo Cortes / CRF

A CBF até o momento desmembrou a tabela só até a 15ª rodada, nos dias 6 e 7 de julho. Pegando o período da janela da Copa América com os jogos marcados até aqui, Flamengo , São Paulo e Palmeiras são os clubes que mais cederam jogadores para as seleções que têm a maior quantidade de partidas em intervalos de três dias (ou 66 horas). Veja a tabela no fim da matéria.

Na noite da última sexta-feira, a entidade emitiu uma nota rebatendo as declarações do treinador. A CBF condenou a fala de Tite, tratando-a como "despropositada, agressiva e ofensiva". O ge apurou que o posicionamento caiu com "reprovação total" dentro do Flamengo .

O discurso interno é que a CBF se contradiz ao dizer que ouviu a maioria dos clubes no adiamento das rodadas por conta da tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul, mas não atendeu a maioria no pedido de inversão de datas com a Copa do Brasil durante a Copa América de modo a preservar o Brasileirão.

Em fevereiro, o Flamengo protocolou ao lado de outros nove clubes o pedido de paralisação do Brasileirão durante a Copa América. O pleito foi negado pela CBF, que alegou diversos pontos para a recusa, entre eles o prejuízos à dinâmica das competições nacionais.

Flamengo , Athletico-PR, Atlético-MG, Botafogo, Bragantino, Fluminense, Palmeiras, São Paulo e Vasco foram os clubes que assinaram o documento. Posteriormente, Corinthians, Internacional e Fortaleza também aderiram ao pleito (o Tricolor do Pici só fez a ressalva de que não aceitaria jogar com intervalos de 66 horas ou menos).

Além de Tite, Marcos Braz e Luiz Carlos, quem também se pronunciou do Flamengo sobre o tema foi Diogo Lemos, que é integrante do conselho de futebol do clube e passou a ser o responsável pelos diálogos com as instituições desde o esvaziamento das funções do diretor de relações externas, Cacau Cotta.

- O Flamengo jamais assinou qualquer documento concordando com este calendário que nos impuseram no momento. Inclusive, o clube formulou um pedido, com aderência de outros 12 clubes da série A (maioria), para que o campeonato fosse paralisado durante a Copa América, buscando soluções para que fosse mantida a isonomia esportiva da competição - escreveu nas redes sociais.

Intervalos na janela da Copa América (10/06-14/07):

FLAMENGO (5 convocados)

SÃO PAULO (4 convocados)

PALMEIRAS (3 convocados)

INTER (3 convocados)

ATLÉTICO-MG (3 convocados)

ATHLETICO-PR (2 convocados)

FORTALEZA (2 convocados)

CORINTHIANS (2 convocados)

GRÊMIO (2 convocados)

BOTAFOGO (1 convocado)

BAHIA (1 convocado)

CRUZEIRO (1 convocado)

BRAGANTINO (1 convocado)

CRICIÚMA (1 convocado)

FLUMINENSE (1 convocado)

JUVENTUDE (0 convocados)

CUIABÁ (0 convocados)

VITÓRIA (0 convocados)

ATLÉTICO-GO (0 convocados)

VASCO (0 convocados)

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte