O Campeonato Brasileiro de 2023 começa neste sábado (15), com direito a sete jogos. E se a bola vai rolar, é hora da já tradicional Cotação ESPN - sempre com as cornetas liberadas, claro.
E se você ainda não conhece, tudo bem, a gente explica. O ESPN.com.br reúne todo ano um time de 20 jornalistas da ESPN para projetar a classificação final do certame a partir de suas avaliações de cada clube , já levando em conta poder financeiro, forças de time e elenco, longevidade de trabalho da comissão técnica, organização, desempenho em campo, etc.
Assim, foi pedido a cada um dos participantes que listasse, já em ordem, sua tabela final da disputa .
Foram atribuídos 20 pontos para cada voto de primeiro lugar, 19 para o segundo, 18 para o terceiro e assim por diante, até o último colocado, que recebeu apenas um ponto por voto . A colocação final de cada equipe na Cotação ESPN é o resultado da soma de pontos de todos os votos. Desta forma, a pontuação máxima possível é de 400 pontos por equipe e a mínima, de 20 .
E diferentemente dos últimos dois anos, quando houve briga acirrada pelo topo (veja como ficou a Cotação ESPN em 2022 e 2021 ), desta vez um clube surge como favoritaço: o Palmeiras . A equipe de Abel Ferreira, atual campeã da disputa e já dona dos troféus de Supercopa do Brasil e Paulista em 2023, foi apontada como a que levará o Brasileiro de 2023 por 14 dos 20 participantes.
Bem depois, em segundo, ficou o Fluminense , de Fernando Diniz e que papou o título do Carioca deste ano após bater o arquirrival Flamengo na decisão - para se ter uma ideia da distância entre os primeiros colocados desta vez, em 2022, o Atlético-MG foi projetado como campeão com apenas um ponto de vantagem para o Palmeiras .
Atual campeão de Copa do Brasil e CONMEBOL Libertadores , o Flamengo, mesmo sem técnico efetivo após a demissão do português Vítor Pereira e em crise, aparece em terceiro na Cotação ESPN.
Fechando o G4, vem o Atlético-MG , de Eduardo Coudet, campeão mineiro desta temporada e que ficou à frente de rivais como Corinthians , Internacional e São Paulo .
Do quarteto que voltou à elite, projeções bem distintas, com o Grêmio sendo o melhor posicionado e o Cruzeiro , o pior. E lá embaixo, um grande acabou indicado ao rebaixamento.
Com sobras
Foi assim que o Palmeiras acabou em primeiro nesta edição da Cotação ESPN, afinal, são 19 pontos de vantagem para o Fluminense , segundo colocado - veja as pontuações totais abaixo.
Só três
Apenas três dos 20 clubes foram apontados como campeão. Além do Palmeiras, com 14 citações, Fluminense e Flamengo tiveram três votos cada um .
Rebaixado inédito?
Após flertar com a zona da degola em 2022, quando ficou em 15º lugar na Cotação ESPN, agora o Santos, que jamais caiu, acabou projetado apenas como 17º colocado e, logo, como um dos quatro times que serão rebaixados para a Série B em 2023. Será?
Quais mais na segunda divisão?
O trio que, segundo a projeção ESPN, afundará com o Santos é formado por Coritiba, Cuiabá e Goiás , nesta ordem.
E os que voltaram da Série B?
Campeão gaúcho e com a estrela Luis Suárez, o Grêmio está indicado como sétimo colocado ao final do Brasileiro , uma posição à frente de seu arquirrival, o Inter; o Vasco vem em 11º, o Bahia em 15º e o Cruzeiro, ufa, em 16º (último posto antes da da zona do rebaixamento).
Quem votou?
Participaram da Cotação ESPN os jornalistas Abel Neto, André Plihal , Antônio Strini, Camila Balotin , Daniela Boaventura, Dimas Coppede , Eugênio Leal, Fabio Chiorino , Gian Oddi, Gustavo Zupak , Ivana Negrão, Jean Santos , Leonardo Bertozzi, Marcela Rafael , Mariana Spinelli, Murilo Borges , Pedro Ivo Almeida, Rodrigo Bueno , William Tavares e Yasmin Moura .
Veja como ficou a Cotação ESPN para o Brasileirão 2023
1 – Palmeiras - 392 pontos
2 – Fluminense - 373 pontos
3 – Flamengo - 362 pontos
4 – Atlético-MG - 343 pontos
5º - Corinthians - 307 pontos
6º - Athletico-PR - 281 pontos
7º - Grêmio - 275 pontos
8º - Internacional - 271 pontos
9º - Fortaleza - 252 pontos
10º - São Paulo - 217 pontos
11º - Vasco – 190 pontos
12º - América-MG - 188 pontos
13º - Red Bull Bragantino – 160 pontos
14º - Botafogo - 135 pontos
15º - Bahia - 126 pontos
16º - Cruzeiro - 104 pontos
17º - Santos - 91 pontos
18º - Coritiba - 49 pontos
19º - Cuiabá - 44 pontos
20º - Goiás - 40 pontos