Um dos campeonatos mais emocionantes da história. Um desfecho inédito. Se depender da bola de cristal da matemática, os torcedores de Flamengo e Palmeiras vão esperar até o último instante para saber quem será o grande campeão do Brasileirão . E um grande time do Rio de Janeiro estará entre os rebaixados. Haja coração!

De acordo com as fórmulas matemáticas do FiveThirtyEight , parceiro da ESPN , o Flamengo será campeão brasileiro com o mesmo número de pontos que o Palmeiras. O desempate será no saldo de gols. Nunca um vencedor foi definido dessa maneira na história dos pontos corridos.

A projeção atual, variável a cada rodada, indica os rivais empatados na última rodada com 75 pontos. O rubro-negro faria a festa com 36 gols de saldo, contra 34 dos palmeirenses. A projeção não aponta o número de vitórias das equipes.

Na porcentagem, o Flamengo aparece com 41% de chance de ser campeão, diante de 36% do Palmeiras.

Os times duelam neste domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã, com acompanhamento em tempo real do ESPN.com.br desde as 12h. Para este jogo, a matemática mostra 47% de chance de vitória do Flamengo, 28% do Palmeiras e 25% para o empate.

Curiosamente, hoje, Flamengo e Santos aparecem empatados com 33 pontos e o mesmo número de vitórias, 10, mas com vantagem rubro-negra justamente no saldo, 17 a 11.

Regulamento

De acordo com a CBF , "Em caso de empate em pontos ganhos entre 2 (dois) ou mais clubes ao final do Campeonato, o desempate, para efeito de classificação final, será efetuado observando-se os critérios abaixo:

  1. maior número de vitórias;

  2. maior saldo de gols;

  3. maior número de gols pró;

  4. confronto direto;

  5. menor número de cartões vermelhos recebidos;

  6. menor número de cartões amarelos recebidos;

  7. sorteio.

Vagas na Libertadores

No regulamento, os quatro mais bem colocados entram direto na fase de grupos da edição 2020 da Libertadores , enquanto quinto e sexto entrariam nas fase preliminares, conhecidas como “Pré-Libertadores”.

Na projeção, Flamengo, campeão, Palmeiras, vice, Santos, terceiro (69 pontos, 13º de chance de acabar nesta posição), e São Paulo (64 pontos, 4%), quarto, entrariam direto na fase de grupos. Corinthians , quinto (62, 2%), e Atlético-MG (58, 2%), sexto, estariam na pré.

As porcentagens dos alvinegros de São Paulo e Minas, por estarem mais próximas de 1%, são as que podem mostrar mais variações. Atlhetico-PR , Grêmio , Inter e Bahia são os candidatos a entrar no top 6.

Vagas na Sul-Americana

Do sétimo ao 12º, logo, os seis times que hoje estariam na próxima edição, pela projeção, seriam, respectivamente, Atlhetico-PR, Grêmio, Inter, Bahia, Botafogo e Vasco .

Nem lá nem cá

Ceará , Cruzeiro , Goiás e Fortaleza , de 13º ao 17º lugares, respectivamente, ficariam naquela zona sem classificação para os torneios continentais. Mas com emoção. Por quê? Veja abaixo.

Rebaixamento

A matemática aponta duas equipes com muitas dificuldades de permanecer na elite. Avaí , com projeção de 27 pontos, 93% de chances de cair, e CSA , 29 pontos, 91%, são os maiores ameaçados. Em 18º apareceria a Chapecoense , 39 pontos, 49% de chance de queda.

Já o 17º seria o Fluminense , 42 pontos, 35% de chance. A disputa promete ser acirrada, já que as projeções mostram Cruzeiro, Goiás e Fortaleza com 44 pontos.

Rodada a rodada

Os dados estatísticos do FiveThirtyEight são atualizados jogo a jogo, o que alteram as projeções de todas as equipes a cada partida.