Pep Guardiola, nove vezes campeão nacional nas principais ligas do futebol europeu, tem uma tese sobre a “receita” para vencer um campeonato por pontos corridos. Segundo ele, o título só é conquistado nas oito rodadas finais, mas é nas oito primeiras que ele é perdido.
É nesse ponto que o Campeonato Brasileiro se encontra no momento. O líder é o Red Bull Bragantino , com 18 pontos, dois a mais que o segundo e terceiro colocados, Athletico-PR e Palmeiras . Mas o que a teoria de Guardiola teria a dizer sobre a classificação da Série A?
A tese do hoje treinador do Manchester City está no livro “Pep Confidencial”, de Marti Perarnau. “É um pouco como uma receita, diz Pep. ‘Títulos de liga são ganhos nos últimos oito jogos, mas eles são perdidos nos primeiros oito’. A experiência ensinou a ele a importância de não perder o campeonato em seus primeiros dois meses.”
“Claro, você pode perder alguns pontos, mas não tantos. Dois ou três pontos atrás, quatro no máximo é tudo que qualquer time pode admitir ao final de oito rodadas.”
Apenas três times, hoje, estão na margem de quatro pontos atrás do líder Bragantino. Além de Athletico-PR e Palmeiras, com 16 pontos, o Fortaleza , que tem 15. Um dos apontados como favorito ao título antes do início do Brasileiro, o Atlético-MG vem logo na sequência, um ponto abaixo do limite da teoria de Guardiola, com 13, cinco abaixo do primeiro lugar.
Atual bicampeão nacional, o Flamengo ocupa a sexta colocação, com 12 pontos. Apesar da desvantagem de seis para o topo, nem tudo está perdido na tese de Guardiola. É que o time rubro-negro ainda não completou oito partidas, com duas ainda por fazer. Se vencer os jogos que teve adiados, por exemplo, o time de Rogério Ceni chega à mesma pontuação do líder.
Para as demais 14 equipes do Brasileiro, porém, segundo o pensamento de Guardiola, o campeonato já está fora de alcance. O São Paulo , por exemplo, que brigou pelo título em 2020, tem cinco pontos, já 13 abaixo do Bragantino. O Grêmio , reforçado para brigar pelo topo, somou apenas dois pontos e é lanterna. São 16 pontos de desvantagem até a liderança.
O livro sobre Guardiola segue: “Dessa forma, você ainda tem espaço para manobra. Então, quando vierem os confrontos diretos, você ainda estará em posição de vencer, mostrar do que seu time é feito. Você não pode cair nesse obstáculo final, claro. Esse é o momento que seus jogadores têm que se doar ao máximo pela vitória. Essa é ao menos a teoria."
Pensando nos confrontos diretos, dois favoritos já têm um ponto a se lamentar nas oito primeiras rodadas: tanto Palmeiras, quanto Flamengo enfrentaram o Red Bull Bragantino, e ambos foram derrotados: 3 a 1 em Bragança Paulista e 3 a 2 no Maracanã, respectivamente.
Olhando para os últimos anos do Brasileirão, a teoria de Guardiola fez sentido em 2020, por exemplo, mas nem tanto em 2019. Há um ano, após oito rodadas, o líder era o Internacional, com 17 pontos, mas o campeão Flamengo estava próximo, apenas três pontos atrás, com 14.
Já na temporada anterior, a equipe rubro-negra, que também acabou campeã, tinha os mesmos 14 pontos, mas o então líder Palmeiras já havia somado 22, oito a mais.