''Esse jogo nos preocupa'' . A frase do tenente-coronel Silvio Luiz, do BEPE (Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios), resume o clássico entre Botafogo e Flamengo, marcado para a próxima quinta-feira, no estádio Nilton Santos. Nos últimos dias, o Batalhão tem monitorado pelas redes sociais diversos rubro-negros que pretendem invadir os setores destinados à torcida alvinegra.
+ Confira detalhes da venda de ingressos para o clássico de quinta-feira
+ Após Botafogo rejeitar acordo, clássico terá transmissão em Portugal
+ Botafogo não perde para o Flamengo como mandante no Brasileiro desde 2009
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2019/09/21/img_1487.jpg)
Botafogo e Flamengo vão se enfrentar no Nilton Santos na próxima quarta-feira — Foto: André Durão
Em reciprocidade ao que foi feito no primeiro turno, o Botafogo disponibilizou apenas 10% dos ingressos ao Flamengo. A carga rubro-negra de três mil entradas para o setor Sul já está esgotada desde terça-feira. A baixa quantidade de ingressos disponibilizada e o valor dos mesmos foram questionados pelo BEPE durante a reunião da partida, mas o Alvinegro manteve sua posição e se responsabilizou por eventuais problemas como organizador do evento.
''Esse jogo nos preocupa. O valor muito baixo dos ingressos favorece a compra em massa da torcida do Flamengo no setor rival. Falamos com o Botafogo também sobre a baixa quantidade de ingressos para o Fla, atual líder do campeonato. Mas o Botafogo, como responsável pelo evento, optou por manter os preços e a torcida rival apenas no setor Sul'', explicou o tenente-coronel Silvio Luiz.
- É uma situação complexa. Não temos como impedir a entrada de torcedores que não estejam com a camisa do Flamengo. Se o cara comprou o ingresso e atende aos requisitos de acesso ao estádio, não temos como identificá-lo como rubro-negro antes de qualquer manifestação na arquibancada.
Foram identificadas movimentações para invasões nos setores oeste inferior e leste superior, ambos destinados à torcida do Botafogo. Diante da situação, o BEPE vai trabalhar com um efetivo 40% maior do que teria em um jogo desse porte. O Alvinegro também reforçou a segurança privada dentro do estádio em 100%.
Recentemente, o BEPE realizou uma operação similar antes do confronto entre Flamengo e Grêmio pela semifinal da Libertadores . Naquele caso, no entanto, a tentativa era de invasão ao estádio por torcedores sem ingresso. Com base no mesmo monitoramento e informações provenientes das redes sociais, 20 suspeitos foram presos antes da partida.
- Estamos monitorando as conversas até para podermos direcionar nosso efetivo para locais de possíveis confusões. Vamos reforçar o policiamento em áreas com maior presença de flamenguistas.
''A partir do momento que algum torcedor for identificado no setor errado, causando tumulto, incitando a violência, comemorando um possível gol do Flamengo, ai sim ele será retirado do estádio'', disse Silvio.
Segundo o Tenente-Coronel, uma situação parecida aconteceu no clássico entre Fluminense e Vasco no último fim de semana. Alguns torcedores cruz-maltinos chegaram a ser retirados do Maracanã.
- O Vasco teve apenas 1500 ingressos. Foi algo temerário. Chegamos a fazer a retirada de alguns torcedores que estavam no setor do Fluminense, mas o placar de 0 a 0 acabou amenizando a situação. Se saísse um gol do Vasco, poderíamos ter problemas maiores.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2019/07/28/amp20190728025.jpg)
No primeiro turno, Flamengo venceu por 3 a 2 no Maracanã — Foto: ANDRé MELO ANDRADE/Agencia Estado
Botafogo pede que torcedor vá ao Niltão com a camisa alvinegra
Além de aumentar o efetivo de segurança privada em 100% para o clássico (e cogitar reforçar ainda mais no setor leste superior), o Botafogo entrou em contato com o Flamengo para pedir que o rival atuasse institucionalmente para tentar reprimir a possível invasão de seus torcedores. O clube ainda fez o pedido para os alvinegros irem ao jogo com a camisa do Botafogo.
- Aumentamos o efeito de segurança em 100% e o BEPE, durante a reunião para organização da partida na federação, informou que vai trabalhar com um efetivo 40% maior.
''A compra de ingressos do setor leste por torcedores do Flamengo é uma medida extremamente equivocada. Pedi para o Flamengo atuar institucionalmente nesse caso, que só tende a causar prejuízo para todos. Nossa intenção é fazer de tudo para garantir a tranquilidade do torcedor dentro e fora do estádio''.
- A contribuição que pedimos é que o torcedor do Botafogo venha com a camisa. Isso vai facilitar o trabalho das forças de segurança na parte externa. O mais importante é que o torcedor não sinta medo de ir ao jogo. É um jogo importante do Botafogo e precisamos da presença da torcida - disse o vice-presidente executivo Luis Fernando Santos.
O Flamengo foi procurado e não se manifestou até a publicação da reportagem.