Otávio chegou ao Atlético-MG como novidade para 2022 e deve enfrentar o Flamengo na Supercopa do Brasil neste domingo
O meio-campista Otávio é uma das novidades do Atlético-MG que foi campeão do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil em 2021 e neste domingo enfrenta o Flamengo , às 16h (de Brasília), pelo título da Supercopa .
O jogador de 27 anos, inclusive, esteve no radar do próprio clube rubro-negro , antes do acerto com os mineiros. Se estivesse do outro lado da decisão, voltaria a trabalhar com um técnico que tem importância em sua trajetória.
Paulo Sousa comandou Otávio no Bordeaux , da França . O atleta trocou o Athletico-PR pelo futebol europeu em 2017, por 2 milhões de euros, e foi titular na maioria dos jogos desde sua chegada. Em 2019, porém, viveu um de seus melhores momentos, com a chegada do técnico português , em março.
Na temporada 2019/20, a primeira em que o treinador conseguiu realizar a pré-temporada, o Bordeaux acabou apenas na 12ª colocação do Campeonato Francês , mas conseguiu sonhar com vaga nas competições europeias durante boa parte da disputa. Uma das chaves do time era o meio-campo .
“ Nós fomos uma das equipes que mais teve a posse de bola dentro do campeonato. O estilo de jogo, da maneira com que ele lida é muito bom, porque ele trata sempre com a comissão em conjunto. Cada um pega um setor e depois faz um conjunto, todo mundo se ajuda”, contou Otávio, ao Sportv.
Naquele Bordeaux, Otávio serviu como uma das referências para seu companheiro de meio-campo, Aurélien Tchouaméni , então com 19 anos. Hoje na seleção francesa, ele acabaria sendo vendido mais tarde ao Monaco por quase 20 milhões de euros.
“ Foi uma fase que eu evoluí muito, sou muito grato ao Paulo, ele se tornou um amigo, tenho contato sempre . Falei até para ele que, se ele vier ao Brasil e implementar seu método de trabalho, tenho certeza que ele vai ter sucesso”, completou o hoje jogador do Atlético-MG sobre o técnico que será rival.
Mas quem vê Otávio conseguindo se destacar na Europa e chegando para reforçar um time multicampeão talvez não imagine que, no passado, ele ficou perto de ser dispensado pelo Athletico-PR antes de ver sua carreira decolar . Mais uma vez, um treinador – no caso, Milton Mendes – teve papel importante.
"Ele me abraçou, g anhei oportunidades e depois disso nunca mais saí do time titular . Ele me deu forças, mas cobrava bastante e sabia que eu podia evoluir", contou Otávio, ao ESPN.com.br , em 2015.
Antes de chegar à equipe paranaense, Otávio começou no futebol como meia, camisa 10, no CRB-AL, em Maceió, sua cidade natal. Apenas com 14 anos, chamou a atenção de um olheiro, foi levado ao Athletico para testes e foi aprovado. No fim de 2013, chegou aos profissionais.
"Eu era meia de criação mesmo e tinha até dificuldades para marcar acredita? Com o passar do tempo fui sendo recuado para terceiro homem do meio. No júnior, virei volante e me adaptei. Hoje me sinto muito confortável e feliz com isso e te digo: é a minha posição", relembrou.
No processo de transformação para volante, Otávio teve também ajuda da internet, assistindo a vídeos de jogadores que viraram suas referências. "Eu gosto muito do Pogba, Hernanes e o Fernandinho , volantes que se destacam na minha posição. Tenho o costume de ver muitos vídeos deles para melhorar como jogador.”
No Atlético-MG, Otávio fez sua estreia na vitória sobre o Athletic no Campeonato Mineiro e pode entrar em campo apenas pela segunda vez diante do Flamengo na Supercopa.