Giorgian De Arrascaeta, talvez, não tenha sido o melhor em campo na vitória do Flamengo sobre o Ceará, por 3 a 0 . Saiu como destaque do jogo que colocou o time rubro-negro na liderança do Campeonato Brasileiro , porém, com uma bela bicicleta que completou o triunfo, já no fim.

O uruguaio, aliás, é uma das chaves para explicar a chegada da equipe ao topo da Série A, algo que não acontecia justamente desde a 16ª rodada da competição de 2018, ou seja, um Brasileiro completo. Sob o comando de Jorge Jesus, o meia-atacante triplicou sua média de gols.

Com a bicicleta no Castelão, Arrascaeta chegou a 11 gols na temporada, em 34 partidas. A diferença desde a estreia de Jesus, porém, é clara: antes dele, foram cinco tentos em 23 jogos, uma média de 0,21 por atuação. Já com o novo técnico, a marca triplica: 0,66 (seis bolas na rede em nove duelos).

Os seis gols de Arrascaeta com Jesus saíram em quatro jogos, todos pelo Brasileiro. Foram três na goleada sobre o Goiás e outros três contra Grêmio , Vasco e Ceará . As vitórias das últimas três rodadas, portanto, tiveram o uruguaio indo às redes, ajudando na chegada à liderança.

Ver o Flamengo no topo da Série A era algo que não acontecia desde a 16ª rodada do Brasileiro de 2018, quando a equipe foi desbancada pelo São Paulo após liderar desde a sétima jornada.

Depois daquilo, no último ano, o Internacional também foi líder, até que o Palmeiras assumiu a ponta e acabou campeão. Em 2019, após três primeiros colocados diferentes nas rodadas iniciais, Palmeiras e Santos lideraram a competição da quarta à 15ª rodada, até a chegada do Flamengo.

No Brasileiro, o Flamengo tem o melhor ataque da competição, com 35 gols e também o melhor saldo, 17. É exatamente esse critério que dá vantagem sobre o Santos, que tem os mesmos 33 pontos.