Arrascaeta se destaca como 'falso 9' e é aprovado por Jesus, que realça: 'Nunca jogamos da mesma maneira'

Os primeiros minutos da atuação do Flamengo sobre o Fluminense foram de impressionar. Um massacre que culminou em dois gols em menos de dez minutos e um rival nas cordas, pela semifinal da Taça Guanabara, no Maracanã. Com a estratégia de sucesso, um detalhe tático chamou a atenção: Arrascaeta atuando como um "segundo avançado" ou até como "falso 9".

Arrascaeta iniciou o duelo flutuando por trás dos volantes tricolor - Henrique e Yuri - e fez com que a dupla de zaga, composta por Luccas Claro e Digão, perdesse a referência na marcação. Gabigol esteve mais aberto pela ponta direita, enquanto Bruno Henrique, pela esquerda. O último, aliás, aproveitou um belo cruzamento do uruguaio para abrir o placar.

Além da assistência, Arrascaeta, entrelinhas, foi participativo e, dentro da área, chegou perto de marcar após receber de Gabigol; parou em Muriel. A respeito da alteração tática, Jorge Jesus aprovou o que viu, sobretudo na etapa inicial.

- Principalmente nos primeiros 45 minutos, (Arrascaeta) foi muito forte e fundamental para a qualidade da equipe. Nunca jogamos da mesma maneira. Repetimos a ideia algumas vezes, mas nunca jogamos da mesma maneira. Arrascaeta jogou como segundo avançado, atacante, e normalmente não joga ali. Portanto, são situações que trabalhamos taticamente, e acho que ele esteve muito bem enquanto teve capacidade física. Pensei que, neste jogo, seria importante ter um jogador com as características dele por ali.

Jesus: 'Nunca jogamos da mesma maneira. Repetimos a ideia algumas vezes, mas nunca jogamos da mesma maneira'









Arrascaeta ainda não foi às redes em 2020 e foi substituído nos três jogos da equipe principal até aqui. Ainda em busca de sua melhor forma física, tem sido peça fundamental para que o ataque mantenha a letalidade de 2019.

Flamengo x Fluminense

Arrascaeta atuou durante 81 minutos contra o Fluminense (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)

Fonte: Lancenet