Arrascaeta se consolida como jogador mais decisivo do Flamengo no ano em que ganha concorrente

Último reforço anunciado pelo Flamengo , Jorge Carrascal chegou ao clube com a missão de ser a sombra de Arrascaeta. E, ao que tudo indica, a missão não é tão simples. O uruguaio vive a expectativa de transformar 2025 na melhor temporada de sua carreira e já caminha para isso, principalmente no quesito físico. Olhando do meio para frente, o camisa 10 é quem mais esteve em campo com Filipe Luís este ano.

Arrascaeta comemora gol em Flamengo x Fortaleza — Foto: Andre Durão

Isso é fruto de um planejamento individualizado que começou ainda na pré-temporada nos Estados Unidos. Há cuidado com a diluição da minutagem dos jogos para que o uruguaio consiga performar em alto nível o maior período possível.

A execução deste planejamento resulta em performances que podem ser comparadas com as de 2019, quando tinha seis anos a menos. O uruguaio evoluiu em diversas métricas, inclusive em ações de alta intensidade, um dos principais pontos medidos pelo GPS. Nesta temporada, ele já bateu recordes da carreira, superando 10km/h em alguns jogos.

Arrascaeta no Flamengo

ANO JOGOS GOLS ASSISTÊNCIAS PARTICIPAÇÕES EM GOL
2019 52 18 19 37
2020 50 12 14 26
2021 35 9 14 23
2022 56 13 19 32
2023 54 11 13 24
2024 43 10 10 20
2025 37 (até 08/08) 14 8 22

Arrascaeta é o quarto jogador com a maior minutagem do elenco: 2.646 minutos - sendo 2.471 como titular e apenas 175 como reserva. O meia fica atrás apenas de jogadores da defesa: o líder Rossi, com 3.707 minutos, e os zagueiros Léo Ortiz e Léo Pereira, com 3.396 e 3.349 minutos, respectivamente.

Os 2.646 minutos em campo foram conquistados em 37 dos 43 jogos comandados por Filipe Luís na temporada. O Flamengo fez outros quatro jogos no Carioca com Cléber dos Santos, o então técnico do sub-20. Desta forma, o uruguaio só não esteve à disposição em seis partidas.

Minutos de Arrascaeta em campo pelo Flamengo:

Arrascaeta foi ausência nos jogos contra o Fluminense, no Carioca, e contra o Botafogo, na nona rodada do Brasileirão, por controle de carga. Foi poupado junto ao restante do elenco na terceira fase da Copa do Brasil contra o Botafogo-PB. Nas oitavas, ficou fora do jogo de ida contra o Atlético-MG.

A única ausência por problema físico aconteceu após uma lesão quando Arrascaeta estava à disposição da seleção do Uruguai, no fim de março. Ele teve uma lesão no adutor da coxa direita e ficou fora contra Internacional e Deportivo Táchira, nas estreias do Brasileirão e da Libertadores.

Quantos jogos Arrascaeta leva para participar ou marcar um gol:

Entre controle de minutos e cuidado extracampo, Arrascaeta se tornou o jogador do Flamengo mais decisivo do ano com Filipe Luís.O uruguaio é quem mais participa de gols: 14 bolas nas redes e oito assistências. Ao todo, o Fla marcou 76 até o momento. O meia participou de 29% dos gols neste ano.

Na sequência, aparece Luiz Araújo com 16 participações - nove gols e sete assistências. Bruno Henrique fecha o Top-3 com nove: sete gols e duas assistências. No Brasileirão, Arrascaeta é o artilheiro do Flamengo , com 10, e está atrás apenas de Kaio Jorge, do Cruzeiro, com 13.

Ao mesmo passo que houve um planejamento minucioso para cuidar das questões físicas de Arrascaeta, houve uma definição de prioridade para reforço: um jogador com características de 10. O objetivo? Revezar com o uruguaio. O nome foi definido há meses e a contratação executada nas últimas semanas: Carrascal.

O colombiano, que estava no futebol da Rússia desde 2021, chegou ao Flamengo por 12 milhões de euros (R$ 77 milhões). Ciente do status e da grande responsabilidade, Carrascal minimizou o discurso de ser concorrente de Arrascaeta.

— Arrascaeta é um jogador diferente. É um grande jogador também. Há muitos anos sabemos quem é e suas condições. Eu venho para colocar meu grão de areia, meu apoio. Todos os companheiros jogamos, vamos estar bem com meu estilo de jogo de criação. Mais do que isso, que todos possamos jogar, fazer o que o treinador pede e o que o jogo exige — disse ele, que acrescentou:

— Na realidade não tem que ser uma competição. Se vou ou não ser substituto. Se vim ao Flamengo foi com o propósito de trabalhar, competir e conseguir o melhor para o clube. Meu objetivo a curto prazo é acrescentar o meu grão de areia. Jogue quem jogue, óbvio que todos temos nossos nomes. Nós viemos para trabalhar, focar em um objetivo claro e dependerá do treinador quem vai jogar ou não. Não é uma competição. Que todos venham para somar para que o clube tenha os melhores em campo, ganhar muitos títulos e que todos sejam felizes.

Agora com uma sombra, Arrascaeta terá a missão de reverter a indefinição de sua renovação. Em maio, o Flamengo encerrou a negociação que estava em curso para renovar seu contrato válido. A percepção é de incógnita total sobre movimentos de reaproximação.

Internamente, nos bastidores do Ninho, é sabido que a nova gestão não pretende fazer forças para segurar o camisa 10 após o fim de seu contrato, válido até dezembro de 2026.

Arrascaeta em Ceará x Flamengo — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Na ocasião, em maio, Boto pediu para que o estafe do uruguaio colocasse no papel uma proposta - e foi apresentado uma valorização financeira e um vínculo até o final de 2028, com flexibilidade de negociação quanto à duração. Em uma ligação, o dirigente deu a resposta negativa em nome do presidente Bap.

A resposta negativa com paralisação das conversas pegou Arrascaeta de surpresa. Do lado rubro-negro, a apuração é de que no curso das tratativas houve sinalização pela extensão por mais um ano (até o fim de 2027) com aumento salarial.

O clube decidiu “deixar o tema para depois” e focou na renovação de contratos que terminam neste ano, como o de Varela. Este, inclusive, ainda não foi assinado. Pedro foi outro que sofreu com o congelamento de conversas por renovação, já que seu vínculo é válido até o fim de 2027.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte
publicidade
publicidade