Na última sexta-feira (15), o meia Arrascaeta, um dos principais líderes do Flamengo, concedeu uma coletiva de imprensa no Ninho do Urubu. Desde sua chegada ao clube em 2019, o uruguaio se tornou um dos pilares da equipe, conquistando diversos títulos. Durante a entrevista, ele abordou a intensa pressão que envolve o Rubro-Negro e enfatizou a importância de proteger o grupo de jogadores de fatores extracampo que frequentemente geram polêmica.
Nos últimos dias, o Flamengo esteve no centro de duas controvérsias. A primeira envolveu o atacante Pedro, que teve seu comportamento em treinos criticado por Filipe Luís, após rumores sobre uma possível transferência. A segunda situação foi a declaração do ex-coordenador médico José Luiz Runco, que afirmou que De La Cruz apresentava uma "lesão crônica e irreparável" no joelho direito.
Arrascaeta, em sua análise, destacou a autossuficiência do Flamengo:
"Costumo falar com os amigos que o Flamengo só perde para ele mesmo. É difícil falar das coisas que acontecem no clube por falta de capacidade de pessoas que não têm noção do tamanho do Flamengo e não estão acostumadas a lidar com esse tipo de pressão. Temos um grupo humano muito forte. O externo não vai abalar nosso time. Estamos até a morte com nossos companheiros."
O jogador também fez uma crítica à disparidade entre as análises nas redes sociais e a realidade do campo:
"O futebol da internet é diferente do que acontece em campo. Às vezes saímos do jogo ganhando, mas não satisfeitos. O mais importante é que conseguimos levar para o jogo o que treinamos. Temos um treinador muito dedicado, que nos dá muitas ferramentas."
Atualmente, Arrascaeta é o artilheiro do Flamengo na temporada, com 14 gols e nove assistências em 2025. Ele avaliou seu desempenho:
"Sempre tento ajudar o Flamengo, seja com gols ou assistências. Este ano tenho corrido muito mais para ajudar o time a ficar com a bola e atacar. Gosto de chegar na área e finalizar, mesmo sendo meia."
Outra novidade para o uruguaio é a chegada de Carrascal, que se tornou seu concorrente direto na posição. O jogador colombiano estreou na última quarta-feira contra o Internacional e recebeu elogios de Arrascaeta, que vê a competição como algo positivo para o grupo.
O Flamengo se prepara para uma verdadeira maratona contra o Internacional. Após o primeiro confronto pelas oitavas de final da CONMEBOL Libertadores, realizado no Maracanã, as equipes se enfrentarão mais duas vezes: neste domingo (17), pelo Campeonato Brasileiro, e na quarta-feira (20), no jogo de volta da Libertadores.
Próximos jogos do Flamengo:
- Internacional (F) - 17/08, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
- Internacional (F) - 20/08, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores - com transmissão ao vivo no Disney+
- Vitória (C) - 28/08, 21h (de Brasília) - Brasileirão