O Flamengo saiu de férias no dia 14 de novembro e retornou às atividades no dia 26 de dezembro. Ao todo, foi um período de 42 dias que causou muitas críticas dos torcedores nas redes sociais. Pela primeira vez, o Rubro-Negro se manifestou sobre o tema.

Durante a celebração de 70 anos do ídolo Zico, na última sexta-feira (3) Juan, gerente técnico e ex-zagueiro do clube, explicou o planejamento para o período de férias ter sido maior que o de costume (30 dias).

“A gente tinha um planejamento pensando no ano todo. É um ano atípico e é sempre difícil planejar. Tudo foi muito pensado e alguns times voltaram antes, outros tiveram um período maior de folga. Cada time pensou de uma maneira diferente. O Flamengo optou por fazer férias mais longas”, começou por afirmar, antes de afirmar que a equipe não estava na melhor forma física.

“Acho que o o time, é claro, não estava na melhor condição física por ser começo de temporada, mas acreditamos que vamos corresponder esse ano. Talvez, quando outros times estiverem mais cansados, a gente esteja no nosso auge”, completou.

Após o período de férias e recesso de fim de ano, o Flamengo se reapresentou no dia 3 e iniciou a 'era Vítor Pereira'. Desde então, foram 25 dias até a primeira decisão. Pela Supercopa do Brasil , no dia 28 de janeiro, o clube carioca foi derrotado pelo Palmeiras por 4 a 3, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Em seguida, partiu para o Mundial de Clubes . No Marrocos, caiu na semifinal para o Al Hilal , sendo derrotado por 3 a 2. Na decisão do 3º lugar, venceu o Al Ahly por 4 a 2.

O último fracasso do Flamengo foi na CONMEBOL Recopa . Contra o Independiente del Valle , reverteu o resultado de 1 a 0 da ida. No entanto, foi derrotado por 5 a 3 nas penalidades e amargou mais um vice no início da temporada.

Próximos jogos do Flamengo: