Após confusão, Flamengo diz que atletas do Sub-17 sofreram racismo em torneio nos Estados Unidos

Após uma confusão depois da partida entre Flamengo e Philadelphia Union, pela Generation Adidas Cup Sub-17, o clube carioca disse que os atletas foram vítimas de racismo e que apresentou uma representação formal à Major League Soccer, organizadora do campeonato.

Philadelphia Union vence e elimina Flamengo do Generation Adidas Cup Sub-17 — Foto: Reprodução

Em nota oficial, o Flamengo afirmou que alguns jogadores do elenco foram alvos de racismo. A MLS, também em nota, disse que está prestando apoio ao clube carioca e investigará o caso.

O Clube de Regatas do Flamengo repudia veementemente o ocorrido no sábado (6), em Bradenton, nos Estados Unidos, na semifinal da Generation Adidas Cup Sub-17, quando alguns atletas do nosso elenco foram vítimas de injúria racial. É inaceitável que episódios como este continuem acontecendo. Racismo é crime e deve ser duramente punido, seja onde for.

Diante do acontecido, o clube entrou com uma representação formal à Major League Soccer (MLS), que organiza o torneio, relatando o caso. Além disso, a equipe não entrará em campo para a disputa do terceiro lugar. Não cabem mais situações como esta ou qualquer outro tipo de preconceito, principalmente na iniciação esportiva, quando crianças e adolescentes estão se formando adultos e cidadãos, em busca de seus sonhos.

A MLS está dando suporte e investiga o caso. O departamento jurídico do Flamengo também está atuando desde a noite de ontem para que providências e medidas cabíveis sejam tomadas.

A MLS NEXT está profundamente preocupada e chateada com os recentes incidentes de abuso de jogadores em campo durante vários jogos da Copa GA nesta semana. Esse comportamento é totalmente inaceitável, viola as regras da competição e nosso esforço coletivo para garantir um ambiente respeitoso e inclusivo para todos.

Após qualquer alegação, uma equipe de profissionais treinados oferece e fornece recursos imediatos a todos os envolvidos.

A MLS NEXT já iniciou uma extensa revisão dos protocolos e programas de treinamento existentes para todos os clubes que competem na liga e em torneios, incluindo a adoção das melhores práticas das competições de times principais da MLS.

O CR Flamengo não participará da partida programada para hoje na Copa GA. A MLS NEXT iniciou imediatamente uma investigação sobre os eventos após a partida semifinal de sábado, e essa investigação continua em andamento. Dada a idade dos menores, os detalhes específicos sobre as alegações ou descobertas relacionadas a qualquer indivíduo permanecerão confidenciais.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte