Após 17 meses, sub-15 e sub-16 do Flamengo retomam jogos oficiais e contam com filhos de ex-craques

Neste sábado, dia 22 de maio, a base do Flamengo encerrará um período de 17 meses sem atuar em torneios oficiais com suas categorias sub-15 e sub-16, com a estreia na Copa Rio. As gerações 2005 e 2006 foram afetadas diretamente pela pandemia de coronavírus, uma vez que, com as restrições estabelecidas, houve paralisação total das atividades no Ninho do Urubu para esta faixa de idade.

O último torneio disputado pelo sub-15 do Flamengo foi a Aldeia Cup, em dezembro de 2019. Aquela geração, porém, seguiu em atividade em 2020, desta vez no sub-17. Fazem parte deste time nomes como o goleiro Dyogo, os meias Matheus França e Victor Hugo e o atacante Petterson, destaques no Brasileirão da categoria na atual temporada.

Mas a geração que era sub-13 em 2019 foi a mais atingida. Em 2020, com a pandemia, houve atividades no Ninho do Urubu apenas do sub-17 em diante. Aqueles que subiriam para o sub-15 tiveram de treinar em casa, de forma remota, com o acompanhamento do Flamengo. Alguns poucos completaram atividades do sub-17, mas não chegaram a entrar em campo.

Jovens do sub-15 do Flamengo comemoram a conquista da Copa FCB, torneio amistoso — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo
1 de 3 Jovens do sub-15 do Flamengo comemoram a conquista da Copa FCB, torneio amistoso — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Jovens do sub-15 do Flamengo comemoram a conquista da Copa FCB, torneio amistoso — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

O retorno ao Ninho aconteceu somente em fevereiro de 2021. Ainda assim, foi um processo gradual, com cuidado com os meninos. Em março, houve a disputa de um torneio amistoso, a Copa FCB, conquistada pelo Flamengo. Agora, neste sábado, será a estreia na Copa Rio, primeira competição oficial do ano.

- Tivemos treinos remotos e voltamos às atividades em fevereiro, de forma gradativa, alternando presencial e remoto, até conseguir chegar à preparação para a Copa Rio. Fizemos uma série de amistosos, fizemos testagem nos atletas e todos os exames laboratoriais necessários - explicou o gerente geral da base do Flamengo, Luiz Carlos.

Herdeiros de craques no sub-16

A Copa Rio será disputada nas categorias sub-15 e sub-17. Nesta última, porém, o Flamengo utilizará um time sub-16, justamente para dar rodagem para os meninos, e também para que o sub-17 de fato se concentre na disputa do Campeonato Brasileiro.

Neste sub-16, dois meninos com DNA de craques buscam um lugar ao sol: o goleiro João Lucas é filho do ex-zagueiro Juan e o meia Lucas Loureiro é filho do ex-meia Felipe. Ambos chegaram a treinar ainda no segundo semestre de 2020 com a equipe sub-17, mas não entraram em campo no Brasileiro da categoria.

João Lucas e Lucas Loureiro posam após conquista da Copa FCB — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo
2 de 3 João Lucas e Lucas Loureiro posam após conquista da Copa FCB — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

João Lucas e Lucas Loureiro posam após conquista da Copa FCB — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

João, que completa 16 anos em agosto, chegou ao Flamengo em agosto de 2018, após ser observado no Barra da Tijuca. Lucas, de 16 anos, está há mais tempo no clube: chegou em fevereiro de 2015, ainda para o sub-10 rubro-negro.

O Flamengo, porém, tem bastante cuidado com os dois e evita colocar maiores expectativas. João Lucas ainda é reserva no sub-16. Luca Loureiro, por sua vez, alterna na equipe e fez um gol na conquista da Copa FCB.

A campanha do Flamengo sub-15 na Copa FCB:

  • Flamengo 3x1 Bangu
  • Flamengo 9x0 Búzios
  • Semifinal: Flamengo 6x1 Trops
  • Final: Flamengo 1 x 0 Madureira

A campanha do Flamengo sub-16 na Copa FCB:

  • Flamengo 1x1 Bangu
  • Flamengo 6x0 Búzios
  • Semifinal: Flamengo 9x0 São Cristóvão
  • Final: Flamengo 0 x 0 Madureira (vitória nos pênaltis por 4 a 2)

Nestas gerações, há outros expoentes com projeção no Flamengo. No sub-15, o goleiro Lucas Furtado, o meia Pedrinho e o atacante Bill são alguns dos destaques. O meia Manu, recém-chegado após testes Barcelona e Benfica , se lesionou e só voltará a atuar em 2022.

No sub-16, o atacante Riquelmy foi o artilheiro da equipe na Copa FCB, ao lado de Ismael, com quatro gols. O atacante Adriel e o zagueiro Erick, capitão do time, são outros nomes de destaque.

O retorno do sub-15 e do sub-16 do Flamengo aos torneios oficiais acontece neste sábado, na Gávea. Nas duas categorias, o adversário na estreia da Copa Rio será o Volta Redonda. O sub-16 entra em campo às 13h (de Brasília), e o sub-15, às 15h.

 — Foto: Divulgação
3 de 3 — Foto: Divulgação

— Foto: Divulgação

Fonte: Globo Esporte
publicidade
publicidade