Já diz o ditado popular, "a primeira vez a gente nunca esquece". Jorginho se mudou para a Itália com 16 anos, lá se naturalizou e fez carreira na Europa. E só agora, aos 33 anos, é que ele realizou um antigo desejo: disputar um jogo profissional no Brasil. Recém-contratado pelo Flamengo , ele já vestiu a camisa rubro-negra na Copa do Mundo de Clubes. E no último sábado, na vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, estreou com o pé direito em solo brasileiro e no mítico Maracanã:
Jorginho entrou em campo com o filho Jax no Flamengo — Foto: Adriano Fontes / Flamengo
— Ah, uma estreia esperada, né? Com muita expectativa, não só por mim, mas pela minha família e amigos. E nesse check-list aí (dos estádios famosos em que jogou), com certeza o Maracanã é muito especial. A energia desse estádio, pelo que eu vi hoje, é algo incrível. Foi muito especial para mim, para minha família e para os meus amigos, que agora vão ter a oportunidade de acompanhar mais de perto.
A cidade de Imbituba, onde nasceu, em Santa Catarina, já tem até outdoor com Jorginho no Flamengo. E muitos amigos e familiares estiveram no Maracanã no último sábado, como sua esposa Catherine, sua mãe Maria Tereza, sua irmã Fernanda e seu filho Jax, de quatro anos, que entrou em campo com o pai antes do jogo contra o São Paulo.
— Foi bem diferente. Já na entrada do campo, um montão de criança. De onde sai tanta criança? (Risos) Um momento especial para mim, e acredito que um momento muito especial para essas crianças, um momento marcante. Foi algo muito bacana.
Família de Jorginho no Maracanã no Flamengo x São Paulo — Foto: Reprodução / Instagram
Chamado de craque por Filipe Luís, Jorginho foi um dos melhores em campo contra o São Paulo: foi quem mais trocou passes do time, ditou o ritmo do jogo, controlou a saída de bola e participou bastante da articulação das jogadas. Na saída do Maracanã, ele destacou a atuação coletiva com um futebol incontestável, apesar de o placar não ter refletido o domínio:
— Acredito que a gente tenha merecido a vitória, controlado grande parte do jogo e criado bastante oportunidade. E agora é continuar trabalhando da maneira que a gente vem fazendo. A importância de cada jogo vai ser muito grande. Merecemos a vitória. Controlamos o primeiro tempo, todo mundo correndo muito, criando oportunidades. No segundo tempo, abriu o jogo lá e cá. Mas, de forma geral, a equipe mereceu a vitória.
Filipe Luís orienta Jorginho no Flamengo x São Paulo — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo
Perguntado sobre o nível de confiança após a boa campanha na Copa do Mundo de Clubes, Jorginho enalteceu o estilo de jogo da equipe comandada por Filipe Luís e disse sonhar grande:
— Acredito que tenha sido uma competição importante a nível mundial, com grandes equipes, e a gente não só demonstrou como sentiu que temos uma equipe que pode competir. É isso que tem que fazer, continuar trabalhando forte, porque a gente pode competir com qualquer equipe e sonhar grande. Essa é a característica desse grupo. Esse é o método de trabalho do nosso treinador, com muita intensidade e pressão, tentando controlar o jogo no campo adversário. Com certeza a gente voltou para continuar fazendo o que fez lá (nos EUA), que é colocar muita intensidade para tentar controlar os jogos e criar cada vez mais chances de gols, facilitando para os atacantes.
Jorginho em ação pelo Flamengo em seu primeiro jogo no Brasil — Foto: Adriano Fontes / Flamengo
Com a vitória sobre o São Paulo, o Flamengo manteve a liderança do Campeonato Brasileiro, agora com 27 pontos e um jogo a menos. O Rubro-Negro volta a campo na quarta-feira, quando visita o Santos na Vila Belmiro, às 20h (de Brasília), pela 14ª rodada.
Mais Escalados 1 ª rodada
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv