Análise: Sorteio não dá só favoritismo ao Flamengo, mas a chance de ter uma das melhores campanhas da fase de grupos

Já foi o tempo em que a torcida do Flamengo ficava preocupada com os sorteios da Libertadores. Claro, sempre é bom ter sorte nestes momentos, mas com a crescente financeira do clube, as fases preocupantes passam a ser a do mata-mata. E, após as bolinhas serem sorteadas nesta sexta-feira, tudo indica que o rubro-negro não terá dificuldade para chegar até lá.

Leia também: Súmula não cita Gabigol e Flamengo e TJD não acreditam em punição

Mesmo se o Flamengo não fosse a potência sul-americana que é atualmente, já teria que levantar a mão aos céus e agradecer pelo grupo que caiu. Afinal, não é todo dia que se terá pela frente Universidad Católica-CHI, Sporting Cristal-PER e Talleres-ARG. O Flamengo não é apenas favorito a se classificar como líder do grupo, mas forte candidato a ter uma das melhores campanhas desta primeira fase da Libertadores.

A começar por aquele que deve ser o principal concorrente rubro-negro. De todos os clubes presentes no pote 2, os dois chilenos eram os mais acessíveis. Só não foi melhor para o Flamengo porque não veio o Colo-Colo, que recentemente viveu uma crise e quase foi rebaixado para a segunda divisão local. Mas a Universidad Católica assusta mais pelos seus feitos nacionais que pelo desempenho internacional.

A Universidad Católica é a atual tetracampeã chilena, mas isso pouco se mostrou impactante quando o nível de competitividade sobe para a América do Sul. É quem naturalmente domina seus adversários locais e sofre na Libertadores. Em 2021, foi eliminada nas oitavas de final para o Palmeiras. No Allianz Parque, o alviverde poderia ter goleado.

Já o Sporting Cristal é uma boa opção em um pote 3 onde os únicos clubes que remetiam a um possível problema eram o Bragantino, o Deportivo Cali-COL e o Talleres-ARG. Poderia ser pior também já que existia a chance de encarar a altitude.

Claro, estamos falando do atual bicampeão peruano, mas assim como a Universidad Católica, é outro que pouco assusta quando o nível de competitividade aumenta. E vindo de um país onde tem sofrido mais com as dificuldades econômicas de sua liga do que o Chile.

Por fim, o Talleres traz a nossa memória o fato de ter eliminado o São Paulo recentemente da Libertadores. Mas a fase atual do clube argentino passa longe de ser das melhores, já que está em apenas 12 lugar no Campeonato Argentino.

Claro, é preciso ficar de olho porque mesmo vindo do pote 4, eles são os principais candidatos a disputar com a Universidad Católica pela segunda vaga nas oitavas de final. Ou seja, tirar pontos do Flamengo será fundamental na missão deles.

Paulo Sousa e o elenco do Flamengo sabem que o patamar atual do rubro-negro não se contenta com apenas boas campanhas. É preciso vencer o título. É a única coisa que importa. Mas até lá, um passo é dado de cada vez. E o rubro-negro se deu bem logo nos primeiros que terá que dar nesta Libertadores.

Fonte: Extra