Talleres acertou a contratação do técnico português Pedro Caixinha

A Conmebol sorteou na última sexta-feira (25) os grupos para a Libertadores . Na chave H, o Flamengo vai enfrentar Universidad Católica , Sporting Cristal e Talleres . E a equipe de Córdoba, assim como o Rubro-Negro , terá um treinador português .

Após demitir Guillermo Hoyos , o Albiazul fechou a contratação de Pedro Caixinha . O técnico fez seu último trabalho no Santos Laguna e chega com contrato até o final da temporada, podendo estender por mais uma.

Passagem pelo Vasco e sucesso no México

Após ter uma carreira como goleiro em Portugal, Caixinha iniciou a caminhada como técnico com apenas 28 anos. E teve passagem pelo Vasco da Gama. Não, não estamos falando do Gigante da Colina , e sim do pequeno clube de Vidigueira, em Portugal.

Mas, os primeiros passos foram como auxiliar. Primeiro, de José Peseiro no Sporting . Depois, trabalhou no Panathinaikos , Rapid București e na seleção da Arábia Saudita .

Já como técnico, voltou a Portugal e assumiu o Leiria e o Nacional . Foi então que cruzou o Atlântico para chegar ao clube em que teria mais sucesso na carreira, o Santos Laguna.

No México, foram duas passagems pela equipe alviverde. Ao todo, foram 150 jogos, com 62 vitórias, 45 empates e 42 derrotas . No quesito títulos, foram três taças levantadas. Um Clausura, um Apertura e uma Taça dos Campeões.

Encantou brasileiro e foi comparado a Mourinho

Com passagem pelo Estoril em 2010 e 2011, Vinícius Eutrópio , treinador que trabalhou em Figueirense , Ponte Preta , América-MG , Chapecoense e outros times brasileiros, exaltou Pedro Caixinha.

Em entrevista ao UOL , em 2019, o treinador, que enfrentou nomes como Jorge Jesus e Vitor Pereira em Portugal, elegeu Caixinha como um dos grandes estudiosos da escola portuguesa, chegando a compará-lo a José Mourinho .

"Tem duas vertentes em Portugal e eu peguei bem essas vertentes. Os treinadores mais estudiosos que são José Mourinho, André Villas-Boas e Pedro Caixinha, e tem os mais antigões que são como falam 'da bola' . Aí tem Jorge Jesus, o próprio treinador da seleção portuguesa, o Fernando Santos , são conservadores. O Jorge Jesus está mais para um Felipão , só que em conceitos europeus. Então, ele é mais estilo Felipão, que cobra e quer o grupo forte. Seria a 'família Jesus', mas somente no estilo", afirmou.

O primeiro confronto entre Flamengo e Talleres será pela 2ª rodada, no dia 2 de abril, no Maracanã, às 21h30. Já a partida em Córdoba será no dia 4 de maio, às 19h, no Estádio Mario Kempes. O confronto terá tranmissão pela ESPN no Star+ .

Veja abaixo o raio-X do Talleres, rival do Flamengo no grupo H:

TALLERES

No Brasil, a imagem recente do Talleres é de quem eliminou o São Paulo , na segunda fase prévia em 2019. Um resultado que não pode ser desprezado, claro, mas que foi inegavelmente o auge do clube argentino na Libertadores. Até aqui, são apenas dez jogos em duas participações, em 2002 e 2019, e nem chegou à fase de grupos na campanha mais recente. A tendência é que não imponha medo ao Flamengo.

No elenco, as referências do Talleres são o goleiro Guido Herrera e o atacante Diego Valoyes . No clube desde 2016, o arqueiro tem sido a grande liderança dentro e fora de campo, ajudando o clube de Córdoba ter destaque nacional e passar a ser mais frenquente em competições sul-americanas.

Já o atacante colombiano, que chegou à ' La T ' em 2020 após se destacar no La Equidad , foi o grande nome da equipe na última temporada , ajudando na classificação para a Libertadores. Ao todo, foram 53 jogos, 13 gols e oito assistências . Jogador para a zaga do Flamengo ter atenção.