"Alegria fazer parte dessa revanche": Sampaoli sobre classificação do Flamengo

O Flamengo está nas quartas de final da Copa do Brasil. A equipe venceu o Fluminense por 2 a 0 na noite desta quinta-feira e o técnico Jorge Sampaoli comemorou a classificação logo após a partida no Maracanã.

- Para mim é uma alegria muito grande fazer para dessa revanche depois do que aconteceu no Carioca. E no momento também do Fluminense, que é um time muito forte, que realmente merece muita valorização e respeito. É um passo importante, no meio de troca de treinador, de sistema, então valorizo muito a vitória de hoje.

Sampaoli em Flamengo e Fluminense pela Copa do Brasil — Foto: André Durão/ge
1 de 1 Sampaoli em Flamengo e Fluminense pela Copa do Brasil — Foto: André Durão/ge

Sampaoli em Flamengo e Fluminense pela Copa do Brasil — Foto: André Durão/ge

Após empate sem gols no jogo de ida, o Flamengo fez valer o mando de campo e venceu por 2 a 0. O primeiro gol saiu ainda na etapa inicial, com Arrascaeta. Apesar de posse de bola inferior no segundo tempo, os rubro-negros conseguiram ampliar com Gabigol, e o comandante comentou a importância da classificação para a sequência do trabalho.

- Este jogo nos dá um impulso. Estamos longe de consolidar uma ideia porque temos pouco tempo. Hoje faltou um pouco de jogo, mas o time deu muita intensidade. É seguir o trabalho porque temos muita coisa a fazer.

A definição do adversário nas quartas de final será por sorteio, ainda sem divulgação de data pela CBF. De acordo com o calendário, os jogos acontecem nos dias 5 e 12 de julho.

Abaixo, outras respostas do técnico:

Trocas
Hoje o jogo para nós estava totalmente controlado, então fiz trocas em um momento de controle, pensando no desgaste. Mas sempre penso no jogo, e o Fluminense sem possibilidade de gol em quase todo o jogo. Léo por lesão, Gérson por cansaço e depois a troca de Everton, que nos dava uma alternativa tática. Sinceramente, teria recorrido às cinco trocas, como fiz contra Bahia quando vi que a estava totalmente superada. Aqui a equipe superou em quase todos aspectos o Fluminense, então não pensei nas cinco trocas.

Avaliação da atuação
Eu penso que o time no primeiro tempo teve pouca relação no meio-campo. A bola correu muito, isso favorecia a pressão do Fluminense, que no primeiro tempo foi mais agressiva. O time tem que evoluir muito ainda, vamos evoluir ganhando, temos um clássico na segunda-feira, temos a Libertadores, e vamos corrigir alguns problemas e potencializar algumas coisas que o time fez hoje.

Vazamento de escalação
Não posso controlar esse vazamento de escalações. No futebol, a notícia corre rápido. É muito difícil controlar tudo, não vazar algo. Não é a minha estratégia. A minha estratégia é a que eu bolei para enfrentar uma das melhores equipes da América do Sul, que é o Fluminense, e sigo pensando assim. Não tenho maneira de controlar e acredito que ninguém consegue.

Ayrton Lucas e possibilidades de jogo
- No primeiro tempo, o Ayrton jogou de extremo-esquerdo, não de lateral-esquerdo. Tentamos explorar o lado por ele, pela profundidade dele, algumas vezes, fez essa área também. Com Everton Ribeiro, transformamos ele em lateral de novo, e com Cebolinha na ponta-esquerda. Quando joga com um extremo com perna trocada, perde-se profundidade. Pra mim, esse jogo precisava de muita profundidade.

Sequência de jogos
Flamengo tem que estar preparado. Penso já no clássico segunda-feira. Depois penso no Racing. Não posso pensar no Racing antes do Vasco. Penso que no clube que estou, que na minha carreira, é o maior que já estive, tenho que pensar jogo a jogo. Essa é a mentalidade. O julgamento no futebol é sempre sobre o próximo jogo. O que passou não importa. O futebol não há respiro, a torcida não tem paciência. Nessa realidade, que é social, temos que estar preparados para essa exigência.

O que garantir à torcida?
Eu não posso garantir nada a torcida. Tenho que trabalhar e fazer o que sinto sobre o futebol, tratar e transmitir ao time o que sinto. Tenho que dizer que o time tenha o controle de cada jogo. Tivemos jogos abaixo do que fizemos hoje contra o Fluminense. Vamos ser julgados por segunda-feira, não por hoje, então sabe que não escorregar.

Rodrigo Caio
Rodrigo Caio voltou de lesão. David, Léo e Fabrício tiveram mais minutos em campo e ele terá que esperar a sua oportunidade.

Planejamento para os jogos
Todos os jogos são iguais, me planejo da mesma forma. Digo à maioria do meu time que pressionem os 90 minutos. Às vezes podem, às vezes não podem. É o futebol. Temos que alcançar regularidade para que dure um tempo maior que durou em jogos anteriores.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte