Ayrton foi por duas décadas sinônimo de velocidade no Brasil. Tricampeão mundial na Fórmula 1, Senna fez um país inteiro vibrar aos domingos com curvas e ultrapassagens históricas. Anos depois, impressionante corrida de um xará em evidência acelerou o coração da torcida do Flamengo . No lance em que fechou a goleada por 4 a 1 sobre o Vasco, Ayrton Lucas atingiu velocidade máxima de 37,2 km/h .
O ge foi à sala da Análise Tática da TV Globo para fazer um raio-x do quarto gol rubro-negro no Clássico dos Milhões. Caio Rodrigues, Thiago Marinho e Luiz Henrique Dogão foram os responsáveis pela edição gráfica (veja o vídeo acima).
O número obtido através de GPS que monitora os atletas do Flamengo é expressivo por uma série de fatores. Para consumo interno, Ayrton ficou na cola de recorde de Bruno Henrique , que, nas quartas de final da Libertadores de 2019, registrou 38km/h na vitória por 2 a 0 sobre o Internacional, no Maracanã. O velocista e agora aposentado Gareth Bale, ex-Real Madrid, ficou para trás com seus 36,72 km/h.
Já numa ousada comparação ao homem que já foi o mais rápido do planeta, não é absurdo dizer que Ayrton viveu seu dia de Usain Bolt. Quando registrou recorde nos 100m rasos ao concluí-lo em 9 segundos e 58 centésimos, no Mundial de Atletismo de 2009, o jamaicano atingiu 44,72 km/h.
Sprint incomum e velocidade média de 25,5 km/h
Merece também destaque o sprint de Ayrton Lucas entre a intermediária defensiva do Flamengo e o momento em que empurra a bola para o gol vascaíno com o pé direito. Foram 60 metros percorridos em altíssima velocidade , algo muito incomum num futebol que hoje em dia é decidido especialmente em espaços reduzidos.
O deslocamento total de Ayrton no lance do gol é de 92 metros . Ele começa a trotar lentamente em direção à meta adversária quando David Luiz ganha disputa aérea e dispara a partir do momento em que Gerson lança no ponto futuro após dominar de costas para a marcação.
O camisa 6, que já soma seis gols na temporada, gastou 13 segundos e deu quatro toques na bola para concluir o percurso completo. A velocidade média foi de 25,5 km/h .
Rubro-negro, velocista PA se impressiona com Ayrton
A marca que Ayrton Lucas fez rasgar o gramado do Maracanã como um raio rubro-negro impressionou o velocista Paulo André Coelho, o PA. Semifinalista no Mundial de Atletismo de 2019 e nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o atleta de 24 anos, fanático torcedor do Flamengo , não restringiu seus elogios aos piques do lateral-esquerdo.
- Não foi apenas nesse jogo que me surpreendi com a velocidade do Ayrton. Ele já tem chamado a minha atenção há muitos jogos. Eu vejo tanto a velocidade quanto o fôlego dele, o potencial físico de recuperação, e isso chama bastante atenção de nós que somos velocistas. Porque no treinamento, além de sermos velozes, precisamos ser resistentes. Então o Ayrton, além de muito veloz, é resistente. Ele consegue ir ao ataque e voltar com muita facilidade e com uma velocidade muito grande.
- Mas essa velocidade que atingiu contra o Vasco foi realmente de impressionar. Para um jogador de futebol, ele está acima da média. Fiquei, lógico, muito feliz porque é do meu time e também muito surpreso - disse PA ao ge .
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/3/N/3NayelS3uW702nDgTCSA/pandre.png)
Velocista, Paulo André é apaixonado pelo Flamengo — Foto: Reprodução
Paulo André não quer desfalcar o clube de coração e nem cogita ver Ayrton com outra camisa, mas, caso o jogador queira atacar em outros campos que não sejam as defesas adversárias, o convite está feito para fazer parte de sua equipe de revezamento nas provas de atletismo.
- Com certeza ele tem muito potencial de velocista. Se aplicar um pouco de técnica de corrida e um pouco de treino, ele com certeza vai dar muito trabalho para nós do atletismo. Se treinar um pouquinho, quem sabe não consegue uma vaga no nosso revezamento (risos)? Óbvio que no meu time é só felicidade. Não quero o Ayrton Lucas em outro time dando trabalho à nossa lateral direita. Enquanto isso, vai dando alegrias para o nosso Mengão e para a seleção brasileira também. Ayrton Lucas, parabéns pela convocação, e vai que vai. Muito sucesso para você.
Assim como Senna, Ayrton passará a defender o verde e amarelo da Seleção na próxima Data Fifa. Enquanto não se apresenta a Ramon Menezes, bandeiras rubro-negras tremulam para celebrar o destacado camisa 6 assim como as quadriculadas em preto e branco anunciavam grandes vitórias do xará mais famoso. Como voa baixo na atualidade, não há revezamento na lateral esquerda do Flamengo . Acelera, Ayrton Lucas!
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv