O Flamengo confirmou a demissão de Filipe Luís na madrugada desta terça-feira (3), logo após a vitória do time sobre o Madureira, que garantiu a classificação para a final do Campeonato Carioca. A decisão gerou críticas, incluindo de Zinho, comentarista da ESPN e ex-jogador do clube, que chamou a atitude da diretoria de “trairagem”.
Zinho, que teve uma trajetória vitoriosa no Flamengo, destacou que Filipe Luís havia renovado seu contrato até 2027 no final do ano passado, o que torna a demissão ainda mais controversa. “Filipe Luís acabou de renovar. O presidente ficou chateado com isso (novela na negociação). Então não renova. Mas renovou e era unanimidade na torcida, na diretoria, com todos”, apontou. Para Zinho, a demissão após apenas dois meses de trabalho é um sinal de instabilidade. “Isso termina em dois meses de trabalho, porque o Flamengo se apresentou no dia 12 de janeiro e em dois meses esse trabalho termina”, completou.
Críticas à Decisão
O ex-jogador não poupou críticas à forma como a diretoria conduziu a demissão. Ele afirmou que a decisão poderia ter sido adiada, especialmente considerando que Filipe Luís conseguiu reverter a situação do time, que enfrentava dificuldades sob a gestão anterior de Tite. “Eu achei muita trairagem da forma que foi, sabe? Mete um 8 a 0. Não deixa ele ir para a final com o Fluminense”, disse Zinho, referindo-se à importância do jogo final e ao trabalho que Filipe Luís desenvolveu no clube.
Zinho também insinuou que a diretoria já tinha um acordo com o novo treinador, Leonardo Jardim, o que reforça sua crítica. “Então estou me dando ao direito de analisar que já estava tudo certo com o Leonardo Jardim”, afirmou, questionando a lógica por trás da demissão antes da final. “Como é que você vai mandar embora o campeão carioca que fica como o maior treinador em número de títulos da história do Flamengo?”, indagou.
Próximos Compromissos
O Flamengo agora se prepara para enfrentar o Fluminense na final do Campeonato Carioca, marcada para o dia 8 de março, ainda com horário a ser definido. Além disso, o Rubro-Negro tem compromissos pelo Campeonato Brasileiro, com jogos contra o Cruzeiro no dia 11 de março e contra o Botafogo no dia 14 de março. A situação do clube e a escolha do novo treinador serão temas centrais nas próximas semanas, especialmente após as declarações contundentes de Zinho sobre a demissão de Filipe Luís.