Zé Ricardo: "Me sinto totalmente preparado para estar onde estou"

Treinador Zé Ricardo durante entrevista coletiva n

Treinador Zé Ricardo durante entrevista coletiva n

Após o treino dessa sexta-feira (22), o comandante Zé Ricardo falou aos jornalistas na sala de imprensa do CT George Helal. Dentre os muitos tópicos abordados, o treinador falou sobre a qualidade do elenco que está sendo formado no Flamengo. Além disso, comentou sobre a introdução das rodadas às segundas-feiras no calendário brasileiro e acerca do próximo adversário rubro-negro, o América-MG.

Veja os principais trechos:

Grandes nomes no elenco rubro-negro
Me sinto totalmente preparado para estar onde estou. Trabalhei muitos anos nas categorias de base, o que dá um grande handicap, mas só vou pegar a experiência trabalhando. Prefiro 100% estar nessa situação, treinando um elenco com grandes nomes e forte como o do Flamengo, do que o inverso disso. Quando fazemos nossas contratações, avaliamos diversos aspectos, inclusive a parte comportamental. Estamos formando um grupo onde a vaidade está em segundo plano.

Opção por jogadores rápidos pelas pontas do campo
O futebol hoje necessita de força e velocidade. Sem essas duas características, dentro de uma estrutura de jogo organizada, fica muito difícil fazer as famosas transições e manter a posse de bola. Entendo que Mancuello e Alan Patrick podem jogar juntos, fazendo algumas adaptações na equipe, mas não podemos abdicar da velocidade pelas beiradas do campo, tanto ofensiva quanto defensivamente.
Vivi um ano na Itália, trabalhando com futsal, e lá também há o jogo depois da rodada. Vi uma aceitação muito grande por lá. Cheguei a assistir a alguns desses jogos na época para entender melhor como funcionava. Ao que parece, também é algo bom comercialmente. Dentro de um calendário racional, sem jogos no meio da semana após essa partida, é uma boa estratégia. Caso contrário, poderá trazer muito prejuízo para as equipes que jogarem nesse dia.

Confronto contra o América-MG
Ao final da partida passada, comentamos sobre toda a responsabilidade que carregamos para esse jogo. É um adversário com o qual precisaremos ter cautela. Os enfrentamos na Primeira Liga, vencemos por 1 a 0, mas foi uma partida complicada. Apesar de todas as mudanças que eles tiveram no elenco e na comissão técnica, o América é o atual campeão mineiro, o que mostra que a equipe tem suas qualidades. Eles passam por um momento difícil, mas em ocasiões desse tipo que o elenco se une em busca de um objetivo, principalmente com a chegada de um novo treinador. Precisamos ter cuidados defensivos, mas não abdicaremos de propor nosso jogo.
Fonte: Flamengo Oficial