Wesley ou Matheuzinho? Quem deve ser o lateral-direito titular do Flamengo? Veja opinião de comentaristas

A temporada do Flamengo foi marcada por diferentes dilemas na lateral direita. Foram poucos os momentos em que os três laterais estiveram à disposição simultaneamente: Wesley, Matheuzinho e Varela. Somente os dois primeiros já foram utilizados por Tite e acirram a briga pela titularidade.

Wesley foi o rosto mais familiar na lateral direita durante toda a temporada. O jovem é quem tem mais jogos na posição: 51 - sendo 46 como titular. Mas as oportunidades apareceram já com Jorge Sampaoli no comando. Varela era o titular de Vítor Pereira, mas perdeu a posição com o argentino e ainda não foi utilizado por Tite.

Matheuzinho corria por fora e foi opção até março, quando teve a lesão na tíbia e ficou fora dos gramados por mais de cinco meses. São apenas 22 jogos no ano, sendo dez depois da recuperação - e cinco já com o técnico Tite.

Matheuzinho engatou uma sequência de três jogos como titular (Fortaleza, Palmeiras e Fluminense). A primeira oportunidade veio após Wesley ter gastroenterite e ficar fora da relação. No entanto, mesmo com o jovem já recuperado, Tite optou pela permanência de Matheuzinho.

Wesley x Matheuzinho, a disputa na lateral direita do Flamengo — Foto: Infoesporte

Mas o que esperar da posição daqui para frente? O que Tite pode fazer na lateral do Flamengo ? O ge questionou comentaristas da Globo sobre qual a melhor escolha a ser tomada pelo treinador.

A segurança para atacar está atrelada a solidez defensiva de um time. Para a comentarista Jessica Cescon, essa é a premissa que fará Tite escolher o lateral que utilizará no Flamengo - seja direito ou esquerdo. Em meio a isso, a dupla Matheuzinho e Ayrton Lucas desponta como favorita.

- O jogo que o Tite gosta de implementar nos seus times busca solidez. Não significa que o time seja defensivo ou retrancado, muito pelo contrário. Mas significa que a prioridade é estar seguro para depois atacar. Tendo isso em vista, ele sempre opta por jogadores que vão dar essa solidez seja na recomposição defensiva, seja com velocidade pra fazer recomposição, seja com força física pra fazer a marcação e, nesse quesito, hoje, o Matheuzinho entrega mais do que o Wesley - e continuou, explicando a lateral esquerda:

- Levando em consideração o aspecto tático, geralmente o Tite opta por uma lateral ser um pouco mais defensiva e construtora, e a outra lateral um pouco mais aguda e ofensiva dando amplitude. Nesse caso é o Ayrton Lucas pelo lado esquerdo que tem a capacidade de entregar todo esse potencial ofensivo. Não que o lado direito não aparecerá no ataque. Também aparece. Mas tem uma preocupação maior em fechar a linha de quatro na hora de defender - disse antes de finalizar:

- O que vai definir quem vai ser o lateral direito titular do Tite provavelmente vai ser quem conseguir entregar essas características que ele busca, de estabilidade defensiva e também o entrosamento coletivo... ou seja, quem vai se adaptar a recomposição dos pontas e dos volantes também. O Tite sempre priorizar o ganho coletivo antes do individual, principalmente neste momento de definição e implementação de uma identidade de jogo nova no Flamengo . - encerrou.

Observado por Tite, Wesley treinou sem limitações no CT do Flamengo nesta segunda-feira — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Em relação à obediência tática, Matheuzinho ganhou um destaque no Fla-Flu - mesmo que tenha participado também da falha coletiva do sistema defensivo no gol tricolor (veja o vídeo abaixo). No gol de Arrascaeta, o lateral tem uma participação com um posicionamento que é determinante para o uruguaio sair da marcação e receber livre.

No início da jogada, o Flamengo toca bola no campo de ataque e Matheuzinho deixa a lateral direita e se aproxima do meio. A movimentação faz André mudar a atenção. O volante foca em Matheuzinho, enquanto isso, Arrascaeta dá uma volta e se posiciona livre para receber o passe de Pulgar. (Veja imagens do lance abaixo).

- Eu acho que a questão está muito relacionada ao tipo de pontas que o Tite usa. Quando você usava um meia como o Everton Ribeiro, que sai da ponta e vem pra dentro pra armar partindo da ponta direita, fazia sentido que o Wesley tivesse tivesse a preferência de alguns treinadores. São dois laterais de muita ultrapassagem. Mas o jogo do Wesley basicamente se baseia nessa força pra ultrapassar. Quando você usa pontas ocupando o lado do campo, o Tite gosta que os que os laterais venham mais por dentro, venham mais pelo meio, ajudando a construir. E ainda que não seja a especialidade do Matheuzinho, ele se vira melhor do que o Wesley nessa função. Então acho que por isso o Matheuzinho se encaixa esse modelo de time. Acho que ele é o mais indicado no momento - analisou o comentarista Carlos Eduardo Mansur.

Para Pedro Moreno, Tite busca o equilibro da equipe, principalmente quando não está dominando a bola. Segundo o comentarista, o treinador precisa acabar com a exposição defensiva e, neste primeiro momento, Matheuzinho ganha força pela recomposição, mas Wesley se mantém na disputa.

- Wesley é um lateral muito jovem que se destaca pelo apoio no ataque e jogadas de ultrapassagens. Porém, ainda apresenta algumas dificuldades de coberturas e ocupação de espaço na fase defensiva. E, nesse caso, Matheuzinho pode levar vantagem, justamente por ser um lateral que possui um equilíbrio maior entre a recomposição defensiva e o apoio ao ataque (são 22 assistências desde que subiu para o profissional, em 2020) - finalizou:

- Hoje, vejo Matheuzinho um lateral mais pronto, mas que encontrou dificuldades pra retomar a melhor forma depois da grave fratura na perna esquerda que teve no início do ano. Acredito que Tite vai dar uma sequência maior a Matheuzinho, mas manterá Wesley no radar e a saudável disputa pela vaga acirrada.

Veja imagens do lance

Matheuzinho bem posicionado no gol do Flamengo contra o Fluminense — Foto: Reprodução

Matheuzinho atrai a marcação e deixa Arrascaeta livre para gol do Flamengo contra o Fluminense — Foto: Reprodução

Arrascaeta passa André e fica livre para receber passe de Pulgar — Foto: Reprodução

Arrascaeta já posicionado, livre, para receber e marcar para o Flamengo — Foto: Reprodução

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte