No intervalo da partida entre Vasco e Flamengo , que terminou em goleada para o Rubro-Negro por 4 a 1 , o atacante Vinicius Junior foi ao gramado do Maracanã e recebeu as camisas das duas equipes. O jogador do Real Madrid e da seleção braileira foi homenageado no estádio e agradeceu a todo o apoio que recebeu após os casos de racismo na Espanha.
- Alegria muito grande de estar aqui no Maracanã, no Flamengo e num clássico. Muito feliz por tudo que eles fizeram por mim. Que eu possa seguir firme para continuar na luta pelos que estão por vir.
Vini Jr é saudado pela torcida no gramado do Maracanã — Foto: André Durão
Revelado pelo Flamengo , Vinicius Junior ergueu as camisas de seu ex-clube e também do Vasco, rival. Em entrevista ao repórter Eric Faria, na transmissão do Premiere, Vinicius Junior aproveitou a oportunidade para pediu paz nos estádios em clássicos.
- Clássico é sempre importante, cada um quer vencer, mas que a paz nos estádios siga.
Vini Jr levanta a camisa que ganhou de presente do Vasco — Foto: André Durão
De férias no Brasil após o fim da temporada europeia, o atacante postou nas redes sociais um registro com as duas camisas.
Racismo no Campeonato Espanhol
Vinicius Junior foi vítima de mais uma manifestação racista na disputa de uma partida do Campeonato Espanhol, diante do Valencia, no Estádio Mestalla, no dia 21 de maio - em caso que repercutiu em todo o mundo e transformou os episódios de racismo contra o brasileiro em tema de governo. Vinicius acusou parte dos torcedores anfitriões de chamá-lo de "macaco" aos 24 minutos do segundo tempo, quando o time da casa vencia o Real Madrid por 1 a 0.
Não foi a primeira vez que Vinicius Junior sofreu racismo na Espanha. Para ajudar na contextualização, o ge trouxe o histórico de alguns fatos importantes no período. Os casos de discriminação, os ataques da imprensa, as declarações de técnicos e jogadores adversários e as decisões – ou falta delas – das autoridades. Tudo que contribuiu para, depois de 10 denúncias de racismo contra Vini, um clube ser punido pela primeira vez.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv