Filipe Luís já sabe que terá o desfalque de Arrascaeta na estreia do Flamengo no Brasileirão, contra o Internacional, às 21h deste sábado. O meia teve lesão constatada no músculo adutor da coxa direita em jogo da seleção uruguaia, e o diagnóstico foi confirmado em exame de imagem realizado ontem pelo rubro-negro.
Dessa forma, o camisa 10 não terá condição de entrar em campo no Maracanã, justo no começo de uma maratona de jogos decisivos, por conta do início do campeonato nacional e da Libertadores. Então, que opções o Flamengo tem para substitui-lo?
De La Cruz pode ser coringa
Por não contar com um substituto à altura de Arrascaeta, a ausência do uruguaio implicará em uma mudança de esquema ou na improvisação de uma peça. O nome imediato é De La Cruz, companheiro que também foi cortado da seleção uruguaia e treinou normalmente ontem. Porém, o meia tem um encaixe diferente, atuando mais na origem das jogadas ofensivas.
Sua escalação mais avançada no campo pode dar lugar a volantes como Allan ou o jovem Evertton Araújo, caso Gerson não tenha condições de jogo. O volante não teve lesão constatada em exame, e será reavaliado durante a semana. Ainda assim, o coringa da vez na configuração do meio pode ser De La Cruz.
Quarteto na frente
Matheus Gonçalves também é uma opção mais direta para substituir Arrascaeta, apesar do jovem atuar mais pelas pontas do que na criação.
No entanto, para ter um time mais ofensivo, Filipe Luís também pode optar por uma escalação com quatro atacantes, combinando Plata, Luiz Araújo, Michael e Juninho. Cebolinha e Bruno Henrique, se estiverem à disposição, são outros nomes para deixar o time mais aberto.
O primeiro já não aparece mais nos boletins médicos, e o segundo iniciou ontem os treinamentos em campo com a preparação física.