Depois de estrear sendo campeão da Supercopa do Brasil, ao entre nos minutos finais da vitória por 3 a 1 sobre o Botafogo, Danilo fez o seu primeiro jogo como titular do Flamengo na última quarta-feira e atuou os 90 minutos da goleada por 5 a 0 sobre a Portuguesa em Uberlândia.
Danilo não começava uma partida há um mês e meio, desde o empate da Juventus com o Venezia no dia 14 de dezembro, pelo Campeonato Italiano. Mas o jogador de 33 anos suportou bem o ritmo do jogo e se destacou nos passes. Foram 75 ao todo, sendo o segundo do time no quesito só atrás dos 81 de Allan, mas com precisão maior: 93%. E com direito a belos lançamentos.
Jogando pelo lado direito da zaga, Danilo era quem orientava o posicionamento da linha defensiva e teve dois desarmes. Ele também cometeu uma falta, mas no campo de ataque. A Portuguesa chegou a dar alguns sustos no início, e o zagueiro tirou algumas bolas da área de cabeça. Depois da partida, ele aprovou a "estreia":
— É um orgulho enorme começar como titular. Como eu falei, outro dia deu para ter o gostinho, mas hoje realmente era diferente. É importante esse tempo de jogo para criar conexões com os meus companheiros, para a gente ir se conhecendo, conhecendo as movimentações, fazer aquilo que o Felipe pede. Acho que a empolgação também ajuda um pouquinho a compensar a questão física. Temos muito trabalho pela frente, isso foi o primeiro passo, espero evoluir e melhorar cada dia - disse na saída de campo.
Mapa de calor de Danilo, do Flamengo, contra a Portuguesa — Foto: Divulgação / Sofascore
Em entrevista coletiva, o técnico Filipe Luís também disse ter gostado do que viu das primeiras impressões de Danilo com a camisa rubro-negra:
— Ele estava treinando em separado na Juventus, mas até dezembro estava jogando como titular e tinha condições. É importante que ele volte a ter minutos, que ele se reencontre e que entenda o que eu quero sobre a linha defensiva, o que eu penso para o zagueiro, todos os conceitos. Que ele vá conhecendo cada vez mais e possa ir se ambientando e se adaptando à equipe. Um jogador que eleva muito o nível.
Danilo está empolgado em seu início no Flamengo . O ge apurou que após o título da Supercopa ele ficou impressionado com a qualidade do time e que olhando de perto conseguia entender por que o clube ganhou tantos títulos nos últimos anos. Mesmo sendo titular da seleção brasileira, ele disse para os novos companheiros que já viu que vai precisar suar muito para buscar espaço e jogar nesse elenco. Um discurso visto com admiração por quem presenciou a cena e já encampando um papel de líder para motivar aqueles que não vêm sendo titulares.
O Flamengo volta a campo no próximo sábado, quando tem pela frente o clássico contra o Fluminense, às 16h30 (de Brasília), no Maracanã, pela nona rodada do Campeonato Carioca. Com 13 pontos e um jogo a menos, o Rubro-Negro ocupa provisoriamente a liderança do estadual.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv