Visto internamente como possível substituto para o machucado Pedro no Flamengo , o ídolo Gabigol volta a ficar à disposição de Tite nesta quinta-feira após se recuperar de lesão na coxa direita. O atacante deve começar como opção no banco de reservas às 21h45 (de Brasília), contra o Bahia no Maracanã, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil.
E o torneio onde pode tentar começar a recuperar o seu prestígio nesta quinta-feira traz boas recordações para o atacante. Ele já marcou 30 gols em 57 jogos na competição e foi artilheiro dela em três ocasiões: em 2014 (seis gols), em 2015 (oito) e em 2018 (quatro). O ge separou 10 momentos marcantes de Gabigol na Copa do Brasil. Veja abaixo em ordem cronológica:
Foi na Copa do Brasil de 2013 que o atacante estufou a rede pela primeira vez como profissional, com apenas 16 anos. E foi o gol da vitória do Santos por 1 a 0 sobre o Grêmio na Vila Belmiro, pelo jogo de ida das oitavas de final.
No ano seguinte, ele marcou um lindo gol na Arena da Amazônia: dominou no peito e bateu sem deixar cair. Foi o gol da vitória do Santos por 2 a 1 sobre o Princesa do Solimões, pelo jogo de ida da segunda fase.
Em 2015, Gabigol fazia o seu 100º jogos como profissional, inclusive usando o número às costas, e fez os dois primeiros gols da vitória do Santos por 3 a 1 sobre o Sport na Vila Belmiro, que valeu a classificação para as oitavas de final.
No mesmo ano, Gabigol voltou a marcar e fez o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Figueirense no Orlando Scarpelli, no jogo de ida das quartas de final. Ele ainda fez outros dois que foram anulados.
Ainda em 2015, Gabigol brilhou contra um rival e fez o golaço da vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras na Vila Belmiro, no primeiro jogo da final.
Em 2018, após voltar da Europa, Gabigol marcou o seu primeiro hat-trick da carreira (que valeu) na goleada do Santos por 5 a 1 sobre o Luverdense na Vila Belmiro, pelo jogo de ida das oitavas de final.
No ano seguinte, na estreia do técnico Jorge Jesus no Flamengo , Gabigol fez um belo gol por cobertura no empate em 1 a 1 com o Athletico-PR na Ligga Arena.
Em 2022, na campanha de seu único título no torneio, fez dois gols, um deles na vitória do Flamengo por 3 a 1 sobre o São Paulo em pleno Morumbi, pelo jogo de ida da semifinal.
No ano passado, Gabigol voltou a marcar em clássicos pela Copa do Brasil e fez um na vitória do Flamengo por 2 a 0 sobre o Fluminense no Maracanã, placar que valeu a classificação para as quartas de final.
Ainda em 2023, o atacante perdeu um pênalti, mas abriu o caminho para a vitória maiúscula por 2 a 0 sobre o Grêmio dentro da sua Arena em Porto Alegre. Placar que encaminhou bem a vaga na final.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv