O desempenho dos brasileiros no Mundial de Clubes trouxe à tona a polêmica declaração do ex-meia Carlos Alberto de que o Real Madrid não seria campeão se disputasse a Série B do Brasileirão .

A comparação foi feita por Carlos Alberto em 2019 , durante um debate sobre o desempenho do Flamengo , que na época foi campeão do Brasileirão e da CONMEBOL Libertadores .

"O nível do Flamengo hoje é muito bom. Mas vamos falar de nível técnico? Traz o Real Madrid para jogar a Série B aqui. Eu afirmo que não ganha", disse o ex-meia, que foi alvo de zoações na época.

Seis anos depois, a declaração de Carlos Alberto foi relembrada diante do desempenho dos clubes brasileiros no Mundial. Enquanto Flamengo e Botafogo caíram nas oitavas de final, o Palmeiras chegou nas quartas de final e o Fluminense disputa uma vaga na final contra o Chelsea na próxima terça-feira (8).

Durante participação no programa Não é segredo , no Canal Igor Rodrigues no Youtube , Carlos Alberto explicou que a declaração foi dada pensando nas condições que o Real Madrid encontraria na Série B do Brasileiro.

"Se você parar pra pensar, a gente teve um exemplo desse na Copa de 2014, onde o desempenho do sul-americano foi melhor do que do europeu. A Alemanha começa a ser campeã mundial quando perde pra gente em 2012. Se você buscar, a Alemanha foi a única que se preparou de verdade para o mundial, ficaram na Bahia, no calor. Então assim, você jogar nessas condições você vê que a performance diminui, mas se você chega antes e se adapta, aí quem tem mais talento vai chegar na frente", explicou.

"Então quando eu disse a situação do Real Madrid e que eu afirmo até hoje que nem a Série B ganha é pelas condições. Óbvio que o Real Madrid tem muito mais talento, mas se você colocar as condições climáticas, fuso horário... Nos Estados Unidos, se a gente recordar a Copa de 94, estava muito calor. Se um time brasileiro for pra Europa, jogar na mesma estrutura, der o mesmo poder de investimento, a gente se adapta melhor que eles", afirmou o ex-meia.

Carlos Alberto, inclusive, acredita que o Flamengo teria chances de brigar pelo título da Premier League se tivesse as mesmas condições que os times ingleses.

"(O Flamengo na Premier League) Se for um campeonato curto, na minha opinião não ganha. Agora uma temporada, o Flamengo tem condições (de brigar pelo título)", cravou.