Depois de uma vitória por 3 a 2 contra o Vélez na estreia da fase de grupos da Conmebol Libertadores , o Flamengo terá pela frente o Unión La Calera, nesta terça-feira, buscando mais três pontos na competição. E um velho conhecido estará do outro lado: Jorge Valdivia.

Será uma SuperTerça de Conmebol Libertadores nos canais Disney e no ESPN.com.br , com direito a jogos de Flamengo , Santos e Palmeiras AO VIVO! O time rubro-negro encara o Unión La Calera-CHI, e a transmissão exclusiva no FOX Sports começa às 19h (todos os horário aqui são de Brasília); na sequência, 21h15 e ainda no FOX Sports, tudo de Boca Juniors-ARG x Santos; no mesmo horário, 21h15, é hora de Palmeiras x Independiente Del Valle-EQU, na ESPN Brasil e no ESPN App . Todas as partidas terão cobertura em tempo real do ESPN.com.br, com VÍDEOS de lances e gols. E o pós-jogo é no Linha de Passe, 23h25, na ESPN Brasil e no ESPN App.

O ‘Mago’ fez sucesso no futebol brasileiro com a camisa do Palmeiras, mas teve sua história ligada ao Flamengo em diversos momentos. Seja nos passes, em lances polêmicos ou especulações sobre uma possível contratação, que o ESPN.com.br relembra.

Desde que iniciou a trajetória pelo Palmeiras, Valdivia encarou o Flamengo seis vezes. Ao todo, foram quatro vitórias, um empate e apenas uma derrota. O chileno não marcou, mas colecionou boas atuações e polêmicas.

No primeiro encontro com os cariocas, o ‘Mago’ mostrou todo o seu repertório em campo. Apesar de ter passado em branco, deu duas assistências na vitória do Palmeiras por 4 a 2 sobre o Flamengo, no Brasileirão de 2007, no Maracanã.

Em 2008, a cena se repetiu. Vitória do Palmeiras por 1 a 0, também em jogo do Brasileirão. Sandro Silva fez o gol da partida após uma grande jogada do camisa 10, que construiu todo o contra-ataque, tabelou com Kleber e achou um passe magnífico nas costas da defesa rubro-negra.

Nos dois confrontos de 2014, ambos pelo Brasileirão, Valdivia também participou. No primeiro turno, o Flamengo venceu por 4 a 2, mas o camisa 10 alviverde deu mais uma assistência, desta vez para Henrique Dourado marcar.

Na partida do returno, talvez o pior momento do Mago no Palmeiras. Já com uma relação desgastada, o chileno tentava dar a volta por cima. Foi acionado quando o Flamengo vencia por 2 a 0 e mudou o jogo. Entrou ditando o ritmo da partida, deu o passe para Victor Luís empatar a partida em 2 a 2, mas acabou expulso por conta de um pisão no volante Amaral. O cartão vermelho travou a reação alviverde em campo.

Além dos jogos com participação direta, Valdivia esteve no radar rubro-negro duas vezes. A primeira aconteceu em 2013, ainda quando estava no Palmeiras. No entanto, a negociação não evoluiu. A segunda foi em 2015, mas o clube carioca negou qualquer conversa com o chileno, que estava prestes a deixar o time paulista.

Em 2018, já no Colo-Colo, teve seu nome ventilado mais uma vez no Flamengo, mas ele acabou ficando no time chileno até o ano seguinte.

Desta vez, aos 37 anos, Valdivia reencontra o Flamengo de forma diferente. Já no fim da carreira, ele foi eserva da equipe chilena contra a LDU, na estreia da Libertadores. No último fim de semana, atuou durante 80 minutos na derrota do Unión La Calera para o O’Higgins, no último fim de semana.

Valdivia ainda não tem presença confirmada. Mas, se for acionado, certamente será uma preocupação rubro-negra principalmente pelos passes que marcaram toda a trajetória do chileno no Brasil, em especial contra os cariocas.