Tuta, ex-atacante do Flamengo e Fluminense, compartilha sua experiência como pai e atleta aos 52 anos. Em entrevista, ele destaca sua rotina de exercícios, recordações de clássicos e sua visão sobre o futebol atual.
Tuta, que foi campeão carioca pelo Flamengo em 2000 e pelo Fluminense em 2005, mantém-se ativo praticando futebol semanalmente e ciclismo na Barra da Tijuca. "Os torcedores do Flamengo ainda me reconhecem. Os mais velhos lembram: 'Gostava de você quando jogava no Flamengo'", comenta ele, refletindo sobre sua relação com os clubes que defendeu.
Lembranças de Fla-Flu
Reconhecido como o maior artilheiro do século XXI no clássico Fla-Flu, Tuta recorda a rivalidade acirrada entre as equipes. "É um dos clássicos mais emocionantes. Joguei outros pelo Brasil, mas esse era diferente, era no Maracanã, templo do futebol", afirma. Ele reitera a importância da mobilidade para os atacantes, uma característica que sempre valorizou em sua carreira. "Eu sempre gostei de treinar, me cobrava muito", diz.
Opiniões sobre o futebol atual
O ex-jogador também comentou sobre a evolução dos atacantes e a dinâmica do futebol contemporâneo. "Hoje o futebol está mais dinâmico. Pela força, acredito que eu jogaria bem hoje. Era muito veloz", analisa. Ele elogia o trabalho de jogadores atuais como Pedro, que está se recuperando de uma lesão. "Ele está voltando a ser o Pedro. Com a qualidade de jogadores em volta, ele estava demais, mas machucou", observa.
Tuta ainda faz menção ao potencial de jovens atacantes do Fluminense, como John Kennedy e Castillo. "Eu gosto muito do John Kennedy. O Castillo é matador, mas está se adaptando", diz ele, ressaltando a importância da adaptação para o sucesso no futebol.
Comparação de épocas
Ao comparar sua época com o presente, Tuta destaca as melhorias nas condições de trabalho dos jogadores. "O clube, na minha época, em 2000, não tinha essa organização. Hoje os caras têm quarto, comem bem, têm de tudo", menciona ele, lembrando que as rotinas de treinamento eram mais intensas. "Naquela época, fazíamos três treinos por dia. Íamos correr na Lagoa", completa.
Com uma visão clara sobre as mudanças no futebol, Tuta continua a ser uma referência para as novas gerações, tanto em sua vida pessoal quanto em sua carreira.