Torcedor do Chelsea vira fã do Flamengo na Copa de Clubes e verá da Inglaterra o jogo com São Paulo

A mensagem fixada em um perfil no X (antigo Twitter) dá assim as boas-vindas aos novos seguidores: "Palmeiras não conseguiu nos vencer. Fluminense não conseguiu nos vencer. Só existe um time top brasileiro, que é o Flamengo , e agora o mundo sabe disso". Poderia ser um post qualquer de rede social, mas o curioso é que o texto está escrito em inglês e na página de um torcedor fanático do Chelsea.

Darren Birchmore, torcedor do Chelsea que virou fã do Flamengo — Foto: Arquivo Pessoal

Darren Birchmore, de 25 anos e morador do condado de Hampshire, na Inglaterra, agora é também um pouco rubro-negro, digamos assim. Ele conheceu o Flamengo durante a Copa do Mundo de Clubes e virou um admirador depois da grande vitória por 3 a 1 sobre os Blues na fase de grupos. E tudo teve início em uma aposta com um flamenguista: quem perdesse tinha que postar que o time do outro era maior.

— Tudo começou quando Chelsea e Flamengo foram sorteados um contra o outro na Copa do Mundo de Clubes. Havia uma rivalidade sendo construída entre as duas torcidas, ambas confiantes na vitória. Antes do jogo, apostei com um torcedor do Flamengo que o perdedor teria que tuitar que o outro time era o maior. Eu perdi, e os torcedores do Flamengo vieram ensandecidos. Aquele momento realmente me abriu os olhos para o quão apaixonados eles são. Fiquei impressionado não só com a qualidade do time, mas quão incrível a torcida é. Nunca vi nada parecido. Isso me fez querer saber mais sobre o clube — explicou.

No dia 20 de junho, logo depois do jogo, Darren pagou a prenda e postou, em inglês: "Posso confirmar que o Flamengo é um clube maior que o Chelsea". Em entrevista ao ge , ele reconheceu que se surpreendeu com aquela derrota por 3 a 1 (relembre no vídeo abaixo) :

— Sinceramente, sim. Achei que a qualidade do Chelsea seria suficiente para tirar algo do jogo, mas a garra e a determinação do Flamengo nos dominaram. As condições não eram boas para o Chelsea, principalmente com o calor, mas o Flamengo mereceu a vitória.

Na última terça-feira, após o Chelsea eliminar o Fluminense na semifinal, Darren postou em seu perfil: "Dá para ver claramente a diferença de nível entre os três times, o único jogo que não conseguimos controlar foi o do Flamengo". O torcedor inglês disse ter assistido também a jogos de outros times brasileiros durante a competição.

— Acompanhei o Fluminense por causa do Thiago Silva, que é muito respeitado pela torcida do Chelsea, e fiquei de olho no Palmeiras para ver o Estêvão em ação contra times europeus. Fiquei realmente impressionado. A vitória do Botafogo sobre o PSG foi especialmente chocante. Todos os times brasileiros mostraram muita luta e qualidade. Acho que muitos torcedores europeus, inclusive eu, subestimaram a liga (brasileira).

A admiração pelo Flamengo foi tamanha que ele começou a pesquisar a história do clube e a pedir ajuda dos rubro-negros no X. Foi lá por exemplo que viu que seu ídolo Ronaldinho Gaúcho também já vestiu vermelho e preto e descobriu que o seu rival Liverpool "ficou na roda" em 1981:

— Fiquei impressionado sobre quanta história o clube tem. Da lendária temporada de 1981, conquistando sua primeira Copa Libertadores e vencendo o Liverpool por 3 a 0 (no Mundial), até onde eles estão hoje no topo da tabela (do Brasileirão). Aprender sobre lendas como Zico, Dejan Petkovic e Romário tem sido fascinante. E sei que ainda há muitas outras coisas para aprender.

E Darren agora quer passar a ver os jogos do Flamengo lá da Inglaterra, começando pela partida contra o São Paulo neste sábado, às 16h30 (de Brasília), no Maracanã. Como a diferença do fuso é de quatro horas, para ele lá a bola rola às 20h30, um horário acessível aos europeus.

— Sim, espero assistir ao jogo no sábado, apesar da cobertura da liga brasileira no Reino Unido ser difícil de encontrar. Espero que isso mude porque o campeonato merece mais atenção global. Depois de ver o quão bom foi o Flamengo contra o Chelsea, estou esperando outra ótima atuação e uma vitória.

O torcedor inglês cativou vários seguidores rubro-negros no X e tem recebido diversos convites para visitar o Rio de Janeiro e conhecer o Maracanã em dia de jogo do Flamengo. Teve até flamenguista oferecendo de graça a estadia em uma pousada em Paraty. Em um post recente, ele publicou uma foto da nação com a vista de dentro do Setor Norte e escreveu: "Um dia estarei lá no Maracanã para assistir ao Flamengo 🤞❤️🖤".

— A torcida do Flamengo tem sido incrivelmente acolhedora. Tem sido incrível. Alguns até disseram coisas como: "Nós te adotamos" ou "Você precisa vir ao Brasil e ver o Flamengo ao vivo". É definitivamente algo que eu adoraria experimentar. Sentir a paixão no Maracanã pessoalmente seria inesquecível.

Darren Birchmore quando criança no estádio Stamford Bridge, do Chelsea — Foto: Arquivo Pessoal

Sábado é dia de acompanhar o Flamengo, e domingo, o Chelsea. Os Blues estão na final da Copa do Mundo de Clubes contra a potência PSG às 16h (de Brasília), com transmissão da TV Globo e do sportv. Embora reconheça que vai ser difícil, Darren disse que o time aprendeu muito na derrota para o Rubro-Negro e mantém a esperança no título inédito:

— Vai ser um desafio enorme, mas é exatamente o tipo de teste que este jovem time do Chelsea precisa. Ainda estamos crescendo e aprendendo, e aquele jogo contra o Flamengo nos ensinou muito. O PSG é vencível. Vimos isso quando eles jogaram contra o Botafogo. Mas a atuação deles contra o Real Madrid foi diferente. Se o Chelsea quiser ter uma chance, precisamos manter o foco, evitar erros e ser cirúrgicos.

Mais Escalados 1 ª rodada

Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte
publicidade
publicidade