Beneficiado pelo tropeço do Palmeiras, o Flamengo se tornou campeão brasileiro neste domingo com quatro rodadas de antecedência. A festa foi sem entrar em campo, já que teve o jogo antecipado por causa da final da Libertadores, mas o título ficou marcado por grandes momentos dentro das quatro linhas.
O GloboEsporte.com fez um Top 10 das melhoras partidas da campanha rubro-negra, em ordem cronológica. Confira a lista ao longo da matéria e escolha a sua preferida na enquete!
1) Flamengo 3 x 1 Cruzeiro - 1ª rodada
A estreia do Flamengo no campeonato prometia ser ingrata: enfrentar o único time da Série A que ainda estava invicto no ano. E o Rubro-Negro ainda saiu atrás do placar, com um gol de Pedro Rocha. Mas com grande atuação de Bruno Henrique, o time arrancou a virada no Maracanã. O atacante marcou duas vezes, teve participação direta no terceiro, de Gabigol, e ainda provocou a expulsão de Murilo. O jogo também foi o da despedida de Juan, que entrou nos minutos finais e se aposentou.
2) Flamengo 3 x 2 Athletico-PR - 6ª rodada
Na sexta rodada, o Flamengo viveu um roteiro parecido com o da final da Libertadores: fez dois gols nos minutos finais para uma virada heroica. Saiu na frente com Gabigol de pênalti, mas viu Marcelo Cirino fazer valer a "Lei do Ex" duas vezes já no segundo tempo. Quando tudo parecia perdido e a torcida vaiava no Maracanã, o time revirou o placar com Bruno Henrique e Rodrigo Caio e garantiu a suada vitória. Foi o último jogo sob o comando de Abel Braga, que estava pressionado e pediu demissão.
3) Flamengo 6 x 1 Goiás - 10ª rodada
A 10ª rodada marcou a estreia do técnico Jorge Jesus no Maracanã. Ele assumiu a equipe após quatro partidas sob o comando do interino Marcelo Salles. E se "a primeira vez a gente nunca esquece", como diz o ditado popular, a do português teve motivos para tal. Uma sonora goleada por 6 a 1, com show de Arrascaeta, autor de três gols e duas assistências, mais dois de Gabigol e um de Bruno Henrique. O jogo marcou ainda a estreia de Rafinha com a camisa rubro-negra.
4) Vasco 1 x 4 Flamengo - 15ª rodada
Na 15ª rodada, o Flamengo aplicou uma goleada para cima de seu maior rival, em clássico disputado no Mané Garrincha, em Brasília, com direito a recorde de público: 65.418 pagantes. E o jogo teve brilho triplo de Bruno Henrique, Gabigol e Diego Alves. O primeiro abriu a contagem com um golaço; o segundo fez dois; e o terceiro pegou dois pênaltis, de Pikachu e Bruno César. Arrascaeta fechou a conta em um placar de 4 a 1 que foi para lá de saboroso para a torcida rubro-negra.
5) Ceará 0 x 3 Flamengo - 16ª rodada
Na rodada seguinte, o Flamengo tomou a ponta da tabela do Santos e assumiu a liderança do campeonato para nunca mais largar. E foi com propriedade: uma vitória categórica com um 3 a 0 sobre o Ceará em um Castelão lotado. Pablo Marí abriu o marcador, Gabigol fez o segundo, e Arrascaeta fechou o placar com um golaço. Uma pintura de bicicleta, da entrada da área, que provavelmente vai concorrer ao prêmio Puskás de gol mais bonito na eleição de 2020.
6) Flamengo 3 x 0 Palmeiras - 17ª rodada
Na 17ª rodada, foi a vez de o Flamengo mostrar para o Brasil que tinha força para arrancar rumo ao título: uma vitória maiúscula por 3 a 0 sobre o Palmeiras, um concorrente direto, no Maracanã. Só deu Flamengo naquele dia, e o Rubro-Negro teve um triunfo tranquilo com gols de Bruno Henrique, Gabigol e Arrascaeta. Fora o baile. Com um "carrossel português", Jorge Jesus deu um nó tático em Felipão e derrubou o técnico do adversário.
7) Flamengo 1 x 0 Santos - 19ª rodada
Talvez tenha sido o jogo de melhor duelo do campeonato. O líder Flamengo recebeu o vice-líder Santos no Maracanã, na final do primeiro turno, e ganhou por 1 a 0 com um golaço de Gabigol, uma pintura de fora da área por cobertura. O Peixe foi um adversário e tanto em um confronto com chances para os dois lados. O Rubro-Negro ficou com o título simbólico do turno, e Jesus chegou a dizer que a partida foi no nível de Champions League.
8) Flamengo 4 x 1 Corinthians - 30ª rodada
Bruno Henrique pediu música! O atacante teve atuação de gala no Maracanã e fez três gols na goleada que resultou na demissão do técnico Carille, do Corinthians. Foram 65 mil torcedores na partida válida pela 30ª rodada. Vitinho completou o marcador.
9) Flamengo 3 x 1 Bahia - 32ª rodada
A torcida deixou o Maracanã gritando "é campeão" após a vitória diante do Bahia. Na partida, o Flamengo voltou a abrir 10 pontos na liderança. Mais uma vez a dupla Gabigol e Bruno Henrique resolveu, desta vez com luxuoso auxílio do garoto Reinier. Cada um fez um gol no segundo tempo, virando o jogo.
10) Grêmio 0 x 1 Flamengo - 33ª rodada
Foi a partida que deixou o título encaminhado antes da decisão da Libertadores. Com apenas três titulares - Gabigol, Arrascaeta e Diego Alves - o Rubro-Negro venceu em Porto Alegre com gol de Gabigol. O atacante ainda foi expulso no segundo tempo, mas a equipe suportou a pressão e venceu mais uma vez o time gremista na temporada.