Top 10: os jogos marcantes na campanha do Flamengo rumo ao título do Campeonato Brasileiro

Beneficiado pelo tropeço do Palmeiras, o Flamengo se tornou campeão brasileiro neste domingo com quatro rodadas de antecedência. A festa foi sem entrar em campo, já que teve o jogo antecipado por causa da final da Libertadores, mas o título ficou marcado por grandes momentos dentro das quatro linhas.

O GloboEsporte.com fez um Top 10 das melhoras partidas da campanha rubro-negra, em ordem cronológica. Confira a lista ao longo da matéria e escolha a sua preferida na enquete!

Qual foi o jogo mais marcante na campanha do título brasileiro do Flamengo?

Qual foi o jogo mais marcante na campanha do título brasileiro do Flamengo?

A estreia do Flamengo no campeonato prometia ser ingrata: enfrentar o único time da Série A que ainda estava invicto no ano. E o Rubro-Negro ainda saiu atrás do placar, com um gol de Pedro Rocha. Mas com grande atuação de Bruno Henrique, o time arrancou a virada no Maracanã. O atacante marcou duas vezes, teve participação direta no terceiro, de Gabigol, e ainda provocou a expulsão de Murilo. O jogo também foi o da despedida de Juan, que entrou nos minutos finais e se aposentou.

Na sexta rodada, o Flamengo viveu um roteiro parecido com o da final da Libertadores: fez dois gols nos minutos finais para uma virada heroica. Saiu na frente com Gabigol de pênalti, mas viu Marcelo Cirino fazer valer a "Lei do Ex" duas vezes já no segundo tempo. Quando tudo parecia perdido e a torcida vaiava no Maracanã, o time revirou o placar com Bruno Henrique e Rodrigo Caio e garantiu a suada vitória. Foi o último jogo sob o comando de Abel Braga, que estava pressionado e pediu demissão.

A 10ª rodada marcou a estreia do técnico Jorge Jesus no Maracanã. Ele assumiu a equipe após quatro partidas sob o comando do interino Marcelo Salles. E se "a primeira vez a gente nunca esquece", como diz o ditado popular, a do português teve motivos para tal. Uma sonora goleada por 6 a 1, com show de Arrascaeta, autor de três gols e duas assistências, mais dois de Gabigol e um de Bruno Henrique. O jogo marcou ainda a estreia de Rafinha com a camisa rubro-negra.

Na 15ª rodada, o Flamengo aplicou uma goleada para cima de seu maior rival, em clássico disputado no Mané Garrincha, em Brasília, com direito a recorde de público: 65.418 pagantes. E o jogo teve brilho triplo de Bruno Henrique, Gabigol e Diego Alves. O primeiro abriu a contagem com um golaço; o segundo fez dois; e o terceiro pegou dois pênaltis, de Pikachu e Bruno César. Arrascaeta fechou a conta em um placar de 4 a 1 que foi para lá de saboroso para a torcida rubro-negra.

Na rodada seguinte, o Flamengo tomou a ponta da tabela do Santos e assumiu a liderança do campeonato para nunca mais largar. E foi com propriedade: uma vitória categórica com um 3 a 0 sobre o Ceará em um Castelão lotado. Pablo Marí abriu o marcador, Gabigol fez o segundo, e Arrascaeta fechou o placar com um golaço. Uma pintura de bicicleta, da entrada da área, que provavelmente vai concorrer ao prêmio Puskás de gol mais bonito na eleição de 2020.

Na 17ª rodada, foi a vez de o Flamengo mostrar para o Brasil que tinha força para arrancar rumo ao título: uma vitória maiúscula por 3 a 0 sobre o Palmeiras, um concorrente direto, no Maracanã. Só deu Flamengo naquele dia, e o Rubro-Negro teve um triunfo tranquilo com gols de Bruno Henrique, Gabigol e Arrascaeta. Fora o baile. Com um "carrossel português", Jorge Jesus deu um nó tático em Felipão e derrubou o técnico do adversário.

Talvez tenha sido o jogo de melhor duelo do campeonato. O líder Flamengo recebeu o vice-líder Santos no Maracanã, na final do primeiro turno, e ganhou por 1 a 0 com um golaço de Gabigol, uma pintura de fora da área por cobertura. O Peixe foi um adversário e tanto em um confronto com chances para os dois lados. O Rubro-Negro ficou com o título simbólico do turno, e Jesus chegou a dizer que a partida foi no nível de Champions League.

Bruno Henrique pediu música! O atacante teve atuação de gala no Maracanã e fez três gols na goleada que resultou na demissão do técnico Carille, do Corinthians. Foram 65 mil torcedores na partida válida pela 30ª rodada. Vitinho completou o marcador.

A torcida deixou o Maracanã gritando "é campeão" após a vitória diante do Bahia. Na partida, o Flamengo voltou a abrir 10 pontos na liderança. Mais uma vez a dupla Gabigol e Bruno Henrique resolveu, desta vez com luxuoso auxílio do garoto Reinier. Cada um fez um gol no segundo tempo, virando o jogo.

Foi a partida que deixou o título encaminhado antes da decisão da Libertadores. Com apenas três titulares - Gabigol, Arrascaeta e Diego Alves - o Rubro-Negro venceu em Porto Alegre com gol de Gabigol. O atacante ainda foi expulso no segundo tempo, mas a equipe suportou a pressão e venceu mais uma vez o time gremista na temporada.

Qual foi o jogo mais marcante na campanha do título brasileiro do Flamengo?

Qual foi o jogo mais marcante na campanha do título brasileiro do Flamengo?
Fonte: Globo Esporte
publicidade
publicidade