O recorte é pequeno, mas o histórico do Flamengo na Arena MRV faz o torcedor ter confiança em uma virada para cima do Atlético-MG, nas oitavas de final da Copa do Brasil. O Rubro-Negro venceu os dois jogos que fez até o momento na casa do rival e marcou seu nome lá ao conquistar o primeiro título da história do estádio. Há menos de um ano, a vitória por 1 a 0 em Belo Horizonte garantiu a taça da Copa do Brasil ao time carioca, que começava sua trajetória sob o comando de Filipe Luís.
Antes, o Flamengo já havia vencido o Atlético na Arena MRV por 4 a 2, pelo Campeonato Brasileiro, em julho do ano passado. A relação do clube rubro-negro com Belo Horizonte vai além do estádio inaugurado em 2023. O ge separou alguns marcos históricos do Fla na capital mineira:
Em 23 de setembro de 1923, o Cruzeiro (então Palestra Itália) inaugurava seu estádio próprio no bairro Barro Preto, em Belo Horizonte. O primeiro jogo foi contra o Flamengo, em um empate por 3 a 3. Foi a primeira partida entre as equipes.
Flamengo x Palestra Italia (Cruzeiro), em 1923 — Foto: Arquivo
O Flamengo se fez presente também no início da história do Estádio Antônio Carlos, antigo campo do Atlético-MG. Dias depois da inauguração, os mineiros convidaram os cariocas para um amistoso no local, valendo o "Troféu Cristiano Machado", então prefeito de Belo Horizonte. O time rubro-negro venceu por 3 a 2, em 16 de junho de 1929.
No Estádio do Barro Preto, em 1936, um dos grandes ídolos e artilheiros da história do Flamengo marcava seu primeiro gol pelo clube. Depois de estrear com derrota para o América-MG em amistoso no Rio de Janeiro, Leônidas da Silva viajou com a delegação rubro-negra para Minas Gerais para enfrentar o Cruzeiro.
Leônidas da Silva fez seu primeiro gol pelo Flamengo em Belo Horizonte — Foto: Divulgação / Site Oficial do Flamengo
Leônidas marcou, de pênalti, 2 a 1 para o Flamengo, aos 40 minutos do primeiro tempo. Na etapa final, o Cruzeiro empatou, e o placar fechou em 2 a 2. Foi em Belo Horizonte que o atacante marcou o primeiro dos 153 gols que anotou com a camisa rubro-negra.
Conhecido como "Diamante Negro", o ídolo jogou pelo Flamengo de 1936 a 1941, destacando-se como um dos primeiros grandes craques brasileiros reconhecidos internacionalmente. Leônidas teve uma média de gols impressionante, com mais gols marcados do que jogos disputados (153 gols em 149 partidas). Além disso, foi peça fundamental na popularização do clube, especialmente após sua participação na Copa do Mundo de 1938, em que foi o artilheiro e eleito o melhor jogador.
Em março de 1963, um amistoso entre Flamengo e Atlético no Independência encerrou o pagamento da contratação do goleiro Marcial pelo Rubro-Negro, que venceu por 2 a 1.
Amistoso entre Flamengo e Atlético para compra do goleiro Marcial — Foto: Acervo/O Globo
Marcial, que saiu do Atlético para o Flamengo, foi o herói do empate sem gols do Fla-Flu de 1963, que é até hoje o jogo entre clubes de maior público da história, com mais de 177 mil pagantes no Maracanã. O goleiro fez um milagre no fim, e o 0 a 0 garantiu o título carioca ao Fla.
O Flamengo venceu o Atlético em outra estreia de estádio em Belo Horizonte. Em janeiro de 1966, as equipes se enfrentaram em um Mineirão recém-inaugurado para um jogo beneficente, em prol das vítimas de fortes chuvas na região Sudeste, que atingiram famílias do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. O Fla venceu por 3 a 1, e as equipes arrecadaram 29 milhões de cruzeiros.
Flamengo derrota o Galo em amistoso em benefício de vítimas de enchentes — Foto: Acervo/O Globo
Mas antes da estreia no futebol, o Flamengo já havia ido ao Mineirão com sua equipe de atletismo para as festividades de inauguração do estádio. E o Rubro-Negro foi campeão da primeira competição esportiva no local.
Para fechar o pacote, o Flamengo está marcado na história da Arena MRV, inaugurada em agosto de 2023, como o primeiro campeão do estádio do Atlético. No dia 10 de novembro de 2024, o Rubro-Negro levantou a taça da Copa do Brasil depois de derrotar o Galo por 1 a 0, em Belo Horizonte. No Rio, o time de Filipe Luís já havia vencido por 3 a 1.
Flamengo ergueu taça de campeão da Copa do Brasil na Arena MRV — Foto: Cris Mattos/Reuters
Nesta quarta-feira, às 19h, o Flamengo fará seu terceiro jogo contra o Atlético na Arena MRV. Os mineiros venceram o jogo de ida das oitavas de final por 1 a 0 no Maracanã. Se mantiver seu retrospecto na casa do rival, o Rubro-Negro terá chances de avançar na Copa do Brasil: vitória por dois ou mais gols de diferença classifica o Fla, enquanto vitória simples leva a decisão para os pênaltis.
Mais Escalados 1 ª rodada
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv