Neste domingo, o Flamengo inicia a final da Copa do Brasil diante do São Paulo, às 16h, no Maracanã. O time comandado por Sampaoli busca o primeiro título na temporada.
Em 2023, o Rubro-Negro amargou o vice-campeonato Carioca para o Fluminense , a eliminação nas oitavas da Libertadores para o Olimpia e o terceiro lugar no Mundial de Clubes , além das derrotas na Supercopa do Brasil, para o Palmeiras , e da Recopa Sul-Americana, para o Independiente del Valle . No Brasileiro está a 12 pontos do líder Botafogo .
Seja com Vítor Pereira ou Jorge Sampaoli, o time não conseguiu regularidade em campo. As eliminações precoces pesam na balança da avaliação de 2023, conforme explica o comentarista Carlos Eduardo Mansur.
- A forma com que o Flamengo sequer chegou perto de ganhar os outros campeonatos e se distanciou do líder do Brasileiro, a Copa do Brasil parece não ter força para salvar a avaliação da temporada e dar um tom positivo - analisou Mansur, que ainda completou:
- O que me parece nesse momento é que o Flamengo joga por uma redução de danos. Ou seja, joga pelo prêmio financeiro, joga para evitar a repercussão ainda maior de mais uma derrota e tentar atenuar as sensações do próprio clube e da torcida. Ter uma sensação de fim de temporada um pouco mais leve, mas, de forma alguma, para salvar a temporada.
O potencial do elenco, que foi reforçado ainda mais para a temporada, também foi um dos critérios levados em consideração.
- Se olharmos pelo desempenho e planejamento para a temporada, não salva. Nestes aspectos, o 2023 do Flamengo é um desastre. Se olharmos o resultado, sim. O debate precisa ser em torno da forma como o clube chega aos objetivos e não só o resultado final. Pelo fato de ter muito potencial de investimento e consequentemente excelentes jogadores, o Flamengo acaba corrigindo rotas mal traçadas inicialmente . Mas isso precisa ter um basta - explicou Rodrigo Coutinho.
Outro caso que marcou a equipe no ano aconteceu em julho, quando o preparador físico Pablo Fernández deu um soco no rosto de Pedro após vitória diante do Atlético-MG . O episódio movimentou o ambiente, mesmo após um bom resultado fora de casa. Depois teve ainda a briga entre Gerson e Varela em um treino. Este é um dos fatores levados em conta na análise da comentarista Rafaelle Seraphim.
- A Copa do Brasil é um título nacional importante, bem remunerado, mas não salva o ano do Flamengo . A temporada de 2023 é marcada por eliminações precoces, vice-campeonatos, brigas, desorganização e casos de indisciplina. São resultados muito abaixo do que se espera de um clube que arrecada cerca de 1 bilhão de reais em receitas e tem condições técnicas e financeiras de figurar entre os três melhores do país - concluiu Rafaelle.
Flamengo e São Paulo se enfrentam neste domingo, 16h, no Maracanã. O jogo de volta será dia 24, no Morumbi. Dois empates levam a disputa para os pênaltis.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv