Tite é o novo técnico do Flamengo . Agora, o treinador terá em mãos o elenco que se acostumou a convocar para a seleção brasileira e, em certo período, virou até polêmica.

Desde que o clube carioca começou a conquistar diversos títulos a partir da temporada de 2019, as principais estrelas do plantel passaram a ser chamadas para defender as cores verde e amarela.

No entanto, o tema virou alvo de discussão dentro do Rubro-Negro , com a diretoria do clube chegando a se fazer presente na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para tentar evitar a 'dor de cabeça' de perder os principais jogadores para as equipes nacionais - alguns nomes eram convocados para outras seleções sul-americanas.

Em entrevista ao Ge em julho de 2023, quando Tite já havia deixado o comando da seleção, Juninho Paulista, ex-coordenador da seleção brasileira, chegou a revelar um episódio em que o técnico Tite teve que modificar uma convocação do Brasil após reclamação do Flamengo.

O ex-dirigente não citou especificamente qual foi a convocação, nem os atletas envolvidos, mas relatou o ocorrido.

"Zero, nada (influência de presidentes da CBF sobre convocações). O que teve foi uma situação de um jogador do Flamengo, porque era a equipe que a gente mais convocava jogador. O (presidente do Flamengo, Rodolfo) Landim ia lá (na sede da CBF), ou o BAP [Luiz Eduardo Baptista, presidente do Conselho de Administração do Flamengo], e falava: 'Pô, quatro jogadores (convocados)?!'", lembrou Juninho.

"Aí (Landim ou BAP) falavam (pelo Flamengo): '(A seleção já convocou) três jogadores, leva um, leva outro'. E aí, numa das convocações, teve um pedido para não levar um ou outro jogador a mais dessa instituição. Não vi como algo tão grave assim, né? Por conta dos problemas das convocações das equipes brasileiras", seguiu.

"Na nossa época, tinham mais jogadores do Flamengo na nossa lista. Era sempre muito complicado. 'Ah, desequilíbrio técnico…'. Eu até acredito, você leva um de um time, leva três do outro, você vai causar um desequilíbrio técnico. Mas, em alguns momentos, a gente sempre usou o bom senso de não levar mais do que dois jogadores por equipe", complementou.

Com a pausa para a Data Fifa, o Flamengo só volta a jogar no dia 19 de outubro. O compromisso será contra o Cruzeiro , às 19h (de Brasília), no Mineirão, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro .

Próximos jogos do Flamengo