Times cariocas voltam das férias para a pré-temporada; confira detalhes

O ano dos quatro principais clubes do Rio de Janeiro começa para valer nesta quarta-feira. Vasco e Fluminense são os primeiros cariocas com apresentação marcada. Já os elencos de Botafogo e Flamengo voltam aos trabalhos na quinta - no caso dos rubro-negros, apenas uma pequena parte.

Os roteiros são distintos: tem quem vá ficar no Rio, mas há também viagens programadas para outros. Todos ainda esperam chegadas (e partidas) de jogadores. Ou seja: o elenco que se reapresenta não é mesmo que encerrará a pré-temporada. Descubra a seguir a programação dos cariocas neste início de ano:

Vasco

O elenco se reapresenta em São Januário nesta quarta-feira. A pré-temporada, no entanto, não será realizada na sede do clube. A diretoria ainda não confirmou o local, mas a tendência é que seja no Rio, e sem regime de concentração: os jogadores dormirão em suas casas e chegarão para os trabalhos de manhã.

A estreia no Carioca acontece dia 18, contra o Bangu, em São Januário. Pela Libertadores, o primeiro compromisso do Vasco será contra o Universidad de Concepción, do Chile, no dia 31 de janeiro, também no Rio.

Até agora, a diretoria anunciou três contratações: os atacantes Rildo, ex-Coritiba, e Nathan, que estava no Duque de Caxias, e o meia argentino Leandro Desábato, que era do Vélez Sarsfield.

Fluminense

Os jogadores tricolores, assim como o Vasco, retomam as atividades no dia 3, quarta-feira. Até o dia 9, o elenco treina no CT da Barra da Tijuca, sem regime de concentração. Depois viaja para os EUA, onde disputará a Florida Cup, torneio amistoso que terá ainda Corinthians e Atlético-MG como representantes brasileiros. A estreia tricolor será contra o PSV, da Holanda, no dia 12.

A participação do Fluminense no torneio vai até o dia 15, quando enfrenta o Barcelona de Guayaquil. Dois dias depois está marcada a estreia no Carioca, contra o Boavista, fora de casa.

Por enquanto, houve mais partidas do que chegadas. O clube montou uma barca de oito jogadores, com nomes como Diego Cavalieri e Henrique, e acertou o empréstimo de Orejuela para a LDU e de Wellington Silva para o Internacional. O volante Wendel está a detalhes de ser anunciado pelo Sporting-POR, mas ainda deve se apresentar nesta quarta, já que o negócio não foi fechado. Para reforçar o elenco, chegam o volante Jadson, da Ponte Preta, e o lateral-direito Gilberto, que estava no Vasco.

Botafogo

O time alvinegro se apresentará na quinta-feira (4), na sede de General Severiano. E viaja para Domingos Martins, no Espírito Santo, mesmo local da pré-temporada do ano passado.

A estreia do Botafogo no Carioca está marcada para o dia 16, contra a Portuguesa, no Nilton Santos. A diretoria ainda não anunciou oficialmente nenhum reforço, mas já acertou com o atacante Leandro Carvalho, do Paysandu.

Entre as saídas, além do técnico Jair Ventura - substituído por seu antigo auxiliar, Felipe Conceição - e do lateral Victor Luis, que voltou para o Palmeiras, o volante Bruno Silva também está perto de deixar o clube e assinar com o Cruzeiro. Como ainda não assinou com o time mineiro, no entanto, Bruno Silva deve se reapresentar nesta quarta.

Flamengo

Dos quatro, o elenco rubro-negro é o que terá a pré-temporada mais curta. Um grupo de dez jogadores, em sua maioria jovens da base e aqueles que retornam de empréstimo, se reapresenta na quinta-feira. Já os principais nomes só voltam no dia 13, quando completam um mês de férias depois da Copa Sul-Americana, cuja final aconteceu no meio de dezembro - quando os rivais, sem competições, já haviam liberado seus atletas.

Um retorno aguardado é do técnico colombiano Reinaldo Rueda, cujo nome é ventilado para assumir o comando da seleção chilena. Rueda deve voltar ao trabalho na próxima segunda-feira, dia 8, no Ninho do Urubu. O elenco também deve fazer todo o trabalho no local, já que não haverá tempo para viajar: a estreia no Carioca está marcada para o dia 18, contra o Volta Redonda, fora de casa.

Fonte: O Globo