Enquanto o Flamengo se prepara para fechar a contratação de Nicolás de la Cruz , torcedores do clube fizeram um movimento nas redes sociais nesta semana pedindo a chegada de outro nome para o meio de campo da equipe: Thiago Alcântara .

A hashtag #ThiagoAlcantaraNoFlamengo permaneceu por muito tempo como o assunto mais comentado na rede social X (antigo Twitter ).

Mas como isso aconteceu?

O movimento dos rubro-negros pedindo a contratação do brasileiro naturalizado espanhol foi motivada por uma entrevista de Thiago à TNT Sports , da Inglaterra, em que relembra do dia em que se tornou torcedor do Flamengo.

Em uma conversa sobre as recordações que guarda de algumas camisas que mantém em um arquivo pessoal em casa, o meio-campista do Liverpool contou sobre a memória afetiva com o histórico gol de Dejan Petković na final do Campeonato Carioca de 2001 , contra o Vasco .

“Tenho mais lembranças com esta”, afirmou o meio-campista indicando uma camisa do clube que guarda em casa. “Estávamos na casa do Rodrigo, do Leeds, assistindo uma final no Brasil com Flamengo x Vasco. Meu pai [o tetracampeão mundial Mazinho] passou muito tempo como jogador do Vasco, e o pai do Rodrigo como jogador do Flamengo. E nessa época éramos torcedores do Vasco”.

“Estávamos em casa, com a família toda que era Flamengo. Então Petkovic, que era o grande jogador do time naquela época, marcou um belíssimo gol de falta. E naquele dia, todos nós viramos Flamengo. Então, sim, posso dizer que nós ‘traímos’ meu pai naquele momento. Mas nós éramos jovens e só amávamos o futebol naquele momento”.

Filho do tetracampeão Mazinho, Thiago Alcântara passou, entre 2001 e 2005, pelas categorias de base do Flamengo. Agora aos 32 anos, o meio-campista se tornou profissional em 2009, pelo Barcelona . O atleta tem contrato até junho de 2024 com o Liverpool .