O Deportivo Táchira, atual campeão venezuelano, será o primeiro adversário do Flamengo na Libertadores 2025. As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, às 21h30, em San Cristóbal, e o time comandado por Edgar Pérez Greco tentará usar o apoio da torcida e a intensidade física para equilibrar o confronto contra o Rubro-Negro.
— Flamengo é um time que está estruturado, montou sua estrutura também para poder conquistar a Libertadores. Estamos nos preparando para competir. O Flamengo é um time europeu que joga na América do Sul, então sabemos da qualidade dos seus jogadores e também do seu treinador — disse ele ao ge.
— São duas realidades diferentes, então temos que competir com nossa torcida aqui em San Cristóbal. Vimos os últimos jogos deles, observamos o torneio brasileiro que é muito competitivo, que é uma das melhores ligas do mundo e esperamos estar à altura — completou Edgar.
Maior clube da Venezuela, o Táchira soma 26 participações na Libertadores, mas nunca conquistou o torneio. O Estádio Polideportivo de Pueblo Nuevo, que pode receber até 42 mil torcedores, será um trunfo da equipe na busca por um resultado positivo. Apesar de não contar com jogadores de grande destaque, o time aposta na força coletiva e no ambiente favorável para pressionar o Flamengo.
— A cidade tem uma cultura futebolística. Espera sempre pela Copa Libertadores. Rivais como o Flamengo criam muita expectativa. As pessoas estão animadas nas ruas, aguardando quinta-feira para poder acompanhar o nosso primeiro jogo na Copa, em casa, com a nossa torcida. Eu sinto que vai ter uma ótima atmosfera. Estamos sempre contagiados pela nossa torcida, sabemos o que é ter um estádio cheio. O Flamengo está acostumado a fazer esse tipo de jogo com pressão, mas vamos curtir a Copa Libertadores com os nossos — afirmou o treinador.
— Estruturalmente e economicamente há uma grande diferença. Mas queremos sonhar e queremos competir. Vão encontrar uma equipa com muito coração, corajosa, que vai se entregar por completo. Talvez não tenhamos figuras internacionais de tanto peso, mas estamos convencidos que podemos competir, há um grande plantel à espera do jogo, convencidos do que queremos. Muita bravura, muita dedicação. É daí que a nossa equipe começa. Primeiro, conhecendo a realidade e, depois, jogando e correndo — concluiu ele.
No comando da equipe desde 2024, Edgar Pérez Greco tem forte ligação com o clube. Ex-atacante do Táchira, ele se aposentou em 2021, assumiu o cargo de auxiliar técnico em 2022 e, no ano passado, levou o time ao bicampeonato nacional, feito inédito na história do clube.
Já o Flamengo encara desafios logísticos antes do duelo. O elenco embarca na tarde desta quarta-feira (2), às 12h30, com previsão de chegada a San Cristóbal às 19h. A viagem inclui um voo até Santo Domingo, seguido de um deslocamento terrestre de aproximadamente uma hora até o destino final.