Técnico de Victor Hugo no Flamengo desde 2018, Mario Jorge define pupilo e brinca: "Sempre nos deu solução"

Depois de Matheus França, Victor Hugo pinta como grande novidade em 2022. O belo gol que fechou a vitória por 2 a 0 contra o Altos animou e surpreendeu a muitos torcedores rubro-negros, mas o garoto de 18 anos é figura bastante conhecida para o treinador Mario Jorge, que assumiu o sub-20 do Flamengo após a saída de Fábio Matias.

Curiosamente Mario e Victor chegaram ao Flamengo no mesmo ano em 2016, mas começaram a trabalhar juntos duas temporadas depois, no sub-15. O meia-atacante tinha apenas 14 anos, mas o treinador resolveu promovê-lo dado o destaque que tinha em sua categoria.

Logo nos primeiros contatos e após os primeiros testes, Mario Jorge não viu apenas talento no comandado, mas também um jogador capacitado para desempenhar diferentes funções.

- Ele começou comigo quando era sub-14, mas já jogava no sub-15. O colocamos para jogar pelo lado do campo por achar que ali ele teria mais espaço e tranquilidade para jogar. Ele conseguiu performar muito bem. Já no segundo semestre, o trouxemos para a posição original dele, que era jogando mais por dentro no meio de campo. Portanto, sempre que coloquei o Victor nas mais variadas posições ele se desenvolveu muito bem e teve uma excelente performance.

Mario Jorge e Victor Hugo comemoram o Carioca Sub-15 conquistado em 2018 — Foto: Reprodução
1 de 5 Mario Jorge e Victor Hugo comemoram o Carioca Sub-15 conquistado em 2018 — Foto: Reprodução

Mario Jorge e Victor Hugo comemoram o Carioca Sub-15 conquistado em 2018 — Foto: Reprodução

Convidado a responder como era o Victor Hugo de 2016 e em que aspectos mais evoluiu seis anos depois, Mario Jorge o definiu como jogador "impecável" taticamente. Destacou o "poder de decisão" e lembrou que teve de orientá-lo a ser menos fominha. Deu certo, já que hoje cita o pensamento coletivo como uma das principais características do jovem.

- O Victor Hugo sempre foi muito tranquilo e concentrado no que precisa fazer para chegar ao sucesso. Nunca nos deu trabalho, pelo contrário, sempre nos deu a solução (risos). O poder de decisão dele foi o que mais me chamou atenção nos últimos momentos juntos. Taticamente ele é impecável, nas categorias menores pegava um pouco no pé dele por alguns momentos em que prendia muito a bola, mas isso melhorou muito no ano passado.

- Fisicamente ele se desenvolveu muito, está mais forte, mais rápido e vai suportar bem essa transição para o profissional. O que eu mais cobrava dele era que participasse mais do jogo sem a bola. Eu sempre insistia para ele ter mais ambição de pisar na área e isso ele tem feito muito bem. Mesmo sem ser centroavante, foi artilheiro da equipe ano passado e também da Copa do Brasil da categoria. Além disso, sempre pensa no coletivo, dando assistências, fazendo gol e dividindo cobranças de pênaltis, por exemplo.

Victor Hugo foi artilheiro do sub-17 em 2021 com 28 gols e 15 assistências. Na atual temporada, são cinco gols em dez jogos, quatro no estadual divididos em cinco partidas. No profissional, são três partidas disputadas. Marcou uma vez e deu assistência para João Gomes nos jogos com o Altos.

Com esse início fulgurante, Victor já está na boca da torcida rubro-negra, e Mario Jorge endossa a expectativa. Mas, apesar do otimismo, o treinador, que já teve em suas mãos jogadores como Marcelo (Real Madrid), Paulinho (Bayer Leverkusen) e Bruno Guimarães (Newcastle), faz o esperado pedido de calma.

- Acredito que será um dos grandes jogadores do nosso futebol. Todavia, é preciso ter calma e paciência.
Victor Hugo celebra o primeiro gol como profissional do Flamengo — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
2 de 5 Victor Hugo celebra o primeiro gol como profissional do Flamengo — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Victor Hugo celebra o primeiro gol como profissional do Flamengo — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Victor Hugo com a taça do estadual sub-15 conquistado em 2018 pelo Flamengo — Foto: Reprodução
3 de 5 Victor Hugo com a taça do estadual sub-15 conquistado em 2018 pelo Flamengo — Foto: Reprodução

Victor Hugo com a taça do estadual sub-15 conquistado em 2018 pelo Flamengo — Foto: Reprodução

4 de 5

O podcast ge Flamengo está disponível nas seguintes plataformas:

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

5 de 5

Fonte: Globo Esporte
publicidade
publicidade