Substituto de Everton Ribeiro? Victor Hugo surge como candidato à solução caseira no Flamengo

A saída de Everton Ribeiro para o Bahia preocupou a torcida do Flamengo . Apesar de reserva, o meia sempre entrava nos jogos e muito provavelmente seria titular durante a Copa América entre junho e julho, já que o calendário brasileiro não irá parar e o Rubro-Negro terá o desfalque de jogadores convocados, como Arrascaeta, De La Cruz e Pulgar. A diretoria procura um jogador para a posição no mercado e negocia com Evander, do Portland Timbers-EUA . Mas a solução pode estar em casa.

Considerado uma joia no Ninho do Urubu, a ponto do Flamengo recusar uma proposta de € 20 milhões de euros (R$ 107 milhões na época) do Wolverhampton, da Inglaterra , Victor Hugo busca em 2024 mostrar serviço a Tite para ganhar mais espaço. O meia de apenas 19 anos viveu em 2023 a sua temporada mais atuante no profissional, com 46 jogos, três gols e duas assistências, e foi uma espécie de "pupilo" dos últimos treinadores rubro-negros com quem trabalhou.

Victor Hugo e Luiz Araújo em treino no Flamengo — Foto: Gilvan de Souza / CRF

Com Dorival Júnior em 2022, Victor Hugo se firmou no "time do Brasileiro" (os titulares eram usados prioritariamente nas copas) e foi elogiado pelo técnico (veja um golaço dele no vídeo abaixo) :

- Eu fico feliz de ver a evolução do Victor Hugo, que tem uma característica única. É um jogador que foge do padrão, é um meia agudo, que entra na área e participa de definições. Isso tem sido muito importante - comentou Dorival, em coletiva em agosto de 2022.

Com Vítor Pereira em 2023, o meia quase não jogou porque teve uma fratura no pé direito no início do ano, e o treinador foi demitido em abril. Ele voltou a se firmar com Jorge Sampaoli, chegando a ter uma sequência como titular e sendo muito destacado pelo técnico argentino:

- O Victor Hugo não é uma promessa. Para mim, é uma realidade. Ele não é um jovem que entra no jogo, não é um jogador de fim de jogo. Para mim, é um jogador a mais na concorrência com Gerson, Arrascaeta e (Everton) Ribeiro. Victor Hugo deu um passo muito importante nessa competição interna - declarou Sampaoli, em coletiva em junho do ano passado.

Victor Hugo decidiu o jogo Flamengo x Racing na Libertadores — Foto: André Durão

Com Tite, Victor Hugo é um dos poucos jogadores (junto com Gabigol e Allan) que ainda não teve chance como titular. Ele entrou em cinco dos 12 jogos do treinador no Flamengo até aqui. Mas a brecha com a saída de Everton Ribeiro serve de motivação ao jovem, que tenta ganhar a confiança do técnico e recuperar o seu protagonismo dentro do elenco em 2024.

No fim da temporada passada, Tite chamou Victor Hugo durante um treino para conversar e entender em que posição a joia prefere atuar. O jogador reforçou ao técnico que sua função é meia de origem, mas se colocou à disposição para fazer a função de segundo volante, como fez com Sampaoli.

Victor Hugo entrando no ônibus do Flamengo — Foto: Gilvan de Souza / CRF

- Na base eu joguei em todas as posições. No final, com o Fábio Matias, treinei de (camisa) 5, já fiz (camisa) 8, já fiz ponta, mas a maioria dos meus jogos foi de meia, de 10 mesmo. Com Paulo Sousa, eu até joguei de ponta, mais aberto. Mas depois eu começo a jogar no meio e com o Dorival comecei a jogar mais jogos como 8. Assim eu posso chegar ao ataque, mas preciso de compromisso defensivo. Foi fundamental ter feito todas as funções na base para chegar no profissional e me adaptar. Pisar na área é a principal característica, que acabou deixando um pouco, mas potencializar isso é bom... Chegar na área e fazer gol - explicou o meia em entrevista à "FlaTV" em outubro.

Em dois anos no profissional, Victor Hugo já tem 83 jogos pelo time principal, com seis gols e seis assistências. Apesar da recusa ao Wolverhampton em 2023, o meia, que fala inglês de forma avançada, tem o perfil que o mercado europeu geralmente busca e segue valorizado. Para se proteger, o Flamengo assinou contrato logo com a joia rubro-negra, válido até 12 de julho de 2027.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte