O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) irá julgar, nesta sexta-feira (11), os recursos apresentados por Corinthians e Vasco da Gama contra a alteração das datas das semifinais da Copa do Brasil, promovida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A mudança, que foi feita a partir de solicitações de Flamengo e Atlético-MG, gerou descontentamento nos clubes que se sentiram prejudicados.
A partir das 10h, está previsto o início do julgamento, embora tanto Corinthians quanto Vasco tenham poucas esperanças de reverter a decisão. Ambos os clubes questionam a CBF, que estabeleceu o calendário original da Copa do Brasil em janeiro deste ano, e alegam que a alteração fere o regulamento da competição.
Em suas argumentações, Corinthians e Vasco se baseiam em trechos do regulamento que afirmam que a convocação de atletas para seleções nacionais — principal justificativa para a alteração — não assegura o direito de alterar as datas dos jogos. Além disso, as diretorias dos clubes reforçam que a mudança de datas deveria ser decidida em conjunto pelo clube mandante, pela federação local ou pelos detentores dos direitos de transmissão, algo que, segundo eles, não ocorreu neste caso.
A mudança das datas partiu de um pedido de Flamengo e Atlético-MG, que seriam os visitantes nas semifinais da competição. Segundo fontes próximas ao caso, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, foi o responsável direto pela decisão, sem a participação do diretor de competições, Júlio Avelar, gerando um clima de insatisfação interna.