Sobravam atacantes no Flamengo quando ano começou; em 2018 vão faltar

Mauro analisa possíveis substitutos de Guerrero e explica como Flamengo pode rescindir com o atacante

O que foi visto como um ponto forte do Flamengo no início da atual temporada pode agora virar o calcanhar de Aquilles da equipe em 2018. O setor ofensivo do time rubro-negro teve jogadores do quilate de seleção, mas corre o risco de começar o próximo ano esvaziado.


No total, são oito atacante presentes hoje no elenco do Flamengo, dos quais dois não têm condição de jogo e um pode deixar o time antes do previsto.

A mais recente baixa é Paolo Guerrero. Nesta sexta-feira, o atacante peruano foi suspenso pela Fifa por um ano por ter dado positivo no teste antidoping realizado na partida Argentina e Peru, em 5 de outubro, pela eliminatória sul-americana da Copa do Mundo de 2018. A substância encontrada foi benzoilecgonina, um metabólito presente na cocaína. A decisão ainda cabe recurso, mas o jogador do Flamengo já sabe que não poderá disputar o torneio na Rússia.

Em sua defesa, Guerrero alega ter tomado um chá de coca, o qual continha a substância encontrada, para se curar de uma gripe.

O peruano não joga pelo Flamengo desde 19 de outubro, mas mesmo assim continua como artilheiro do time na temporada: 44 jogos e 20 gols. O contrato dele com o Flamengo vai até 10 de agosto de 2018. Diante da suspensão da Fifa, é difícil imaginar uma continuidade. 

Alexandre Loureiro/Getty Images
Paolo Guerrero é uma das baixas do ataque do Flamengo em 2018
Paolo Guerrero é uma das baixas do ataque do Flamengo em 2018

Outra baixa no ataque é Berrío. O colombiano sofreu uma ruptura do tendão patelar do joelho esquerdo na partida contra o São Paulo, em 22 de outubro. A previsão do departamento médico do Flamengo é que ele deve retornar aos treinos dentro de oito meses - ou seja, apenas em junho.

O garoto Vinícius Júnior, maior joia recente da base flamenguista, tinha a promessa de permanecer no clube da Gávea até o início de junho de 2019. Em seguida, se apresentaria ao Real Madrid, clube que pagou 45 milhões de euros (R$ 164 milhões na cotação da época) pela contratação do atacante. Mas a equipe espanhola avisou o time brasileiro que pretende antecipar a ida do jogador para o junho de 2018, de forma que ele já possa adquirir experiência.

Dos que não estão machucados nem tem previsão de sair em um curto prazo, o Flamengo conta com Felipe Vizeu, que tem contrato até 31 de dezembro de 2020, e vem substituindo bem Guerrero. Fez 25 jogos e sete gols, sendo que cinco foram no mês de novembro (quando passou a ser escalado com mais frequência).

Everton é o outro nome. Ele se recuperou-se recentemente de uma lesão muscular na coxa esquerda e entrou no segundo tempo do duelo contra Independiente, da Argentina, na última quarta-feira, em duelo pela final da Copa Sul-Americana. Tem dez gols em 55 jogos.

Getty
Felipe Vizeu vive boa fase no ataque do Flamengo, mas tem apenas 13 gols no ano
Felipe Vizeu vive boa fase no ataque do Flamengo, mas tem apenas 13 gols no ano

O técnico Reinaldo Rueda também conta no elenco com Gabriel e Geuvânio. Contudo, ambos vivem momentos nada empolgantes na temporada. O primeiro disputou 30 jogos e marcou só dois gols. O segundo esteve presente 23 vezes e anotou somente um tento. 

Por fim, há o jovem Lincoln, de 16 anos, que fez dez jogos neste ano e um gol.

Além dos nomes citados, a temporada de 2017 iniciou com Macelo Cirino, hoje emprestado ao Al Nasr, e Damião, no Internacional.

Atacantes do Flamengo em 2017

Atleta Jogos Gols
Guerrero 44 20
Vinícius Jr. 51 15
Vizeu 45 13
Everton 55 10
Berrío 47 6
Gabriel 30 2
Geuvânio 23 1
Lincoln 10 1
Damião* 23 8
Cirino* 4 0

*Deixaram o clube no decorrer da temporada

Fonte: Espn