Sesc-Fla vence a segunda, elimina o Flu e está nas semis da Superliga

O torcedor que conseguiu estar presente no Tijuca Tênis Clube, na noite desta terça-feira, pode presenciar o que de melhor um jogo de vôlei pode ter: grandes rallys, boas jogadas, rivalidade e emoção. No clássico entre Sesc-Flamengo e Fluminense, válido pelo segundo jogo das quartas de final da Superliga, teve todos esses ingredientes. E a torcida Rubro-Negra saiu ainda mais feliz, porque seu time venceu por três sets a um, parciais de 25/21, 23/25/ 25/23 e 25/18 e está nas semifinais da competição, já que também venceu o primeiro jogo.

O adversário rubro-negro será o mesmo do ano passado: o Praia Clube. O time de Uberlândia, líder da primeira fase, passou pelo Barueri e terá vantagem de fazer o terceiro jogo em casa, caso necessário. As datas dos jogos ainda serão divulgadas pela Confederação Brasileira de Vôlei.

Sesc-Flamengo x Fluminense quartas de final superliga de vôlei — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo
1 de 2 Sesc-Flamengo x Fluminense quartas de final superliga de vôlei — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Sesc-Flamengo x Fluminense quartas de final superliga de vôlei — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

O Fluminense encerrou oficialmente a temporada com a derrota desta terça. O time ainda depende da definição do duelo entre Pinheiros e Osasco para saber qual sua posição final na competição. Se Osasco passar, o Tricolor será quinto colocado, por ter a melhor campanha da primeira fase entre os derrotados nas quartas. Se o Pinheiros avançar, o Flu será sexto, porque Osasco foi melhor na fase inicial.

Destaques

Roni e Valquíria foram os principais nomes do Sesc-Flamengo. A ponteira virou bolas mais complicadas e a central fez pontos decisivos nas parciais. Pelo lado do Flu, Lara foi o grande destaque. Não fossem os bloqueios e a eficiência da central, o Fluminense teria muito mais dificuldades. Mesmo com as atacantes de extremidade com dificuldade de virar bola, Juma conseguiu fazer um bom jogo.

Números do jogo

Pontos
Lara e Bruna (Fluminense): 16
Roni (Sesc-Flamengo): 15

Bloqueios
Lara (Fluminense): 6
Valquíria (Sesc-Flamengo): 3

Pontos de ataque
Roni (Sesc-Flamengo): 15
Bruna Moraes (Fluminense): 12

O jogo

Com o que tem de melhor, o Fluminense começou dominando o jogo. Líder de bloqueios da competição, Lara parou Roni e Sabrina. Elina, umas das melhores no saque, achou um ace e o Tricolor fez 5 a 1. Bernardinho pediu tempo e o Sesc-Flamengo reagiu. Gabi Cândido parou duas vezes no bloqueio, primeiro de Valquíria e depois de Sabrina, e Bruna Moraes bateu para fora, empatando no 7 a 7. Juma tentava variar as jogadas, mas a forte marcação em Lara, e o baixo aproveitamento de Bruna, complicavam o Tricolor. Enquanto isso, a equipe de Bernardinho se acertava. Valquíria, no simples, parou pipe de Gabi Cândido e ficou em vantagem no 13 a 11. Nervoso, o Flu se complicava e facilitava a vida do adversário. Com uma distribuição boa, Brie King impedia que suas atacantes fossem presas fáceis para o bloqueio adversário. No melhor rally do set, Sabrina explorou o bloqueio e fez 20 a 17. O Sesc-Fla administrou a vantagem e, de xeque, Valquíria fechou em 25 a 21.

Roni, no ataque, e Lara no bloqueio: grande duelo desta terça  — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo
2 de 2 Roni, no ataque, e Lara no bloqueio: grande duelo desta terça — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Roni, no ataque, e Lara no bloqueio: grande duelo desta terça — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

No segundo set, novamente o Fluminense começou melhor. Lara seguia bem no bloqueio e dois ataques para fora seguidos do Sesc-Flamengo (Sabrina e Michelle) colocaram o Tricolor com vantagem de três pontos (9 a 6). Em mais um erro da oposta, o Flu fez 11 a 7, Bernardinho ficou irritadíssimo e pediu tempo. No embalo da torcida, o Rubro-Negro foi atrás novamente. Com dois ataques de Roni, diminuiu para 13 a 11. Sabrina parou Gabi Cândido no bloqueio e fez o ginásio ir abaixo, ao empatar no 16 a 16. O jogo seguiu ponto a ponto, até que Bruna Moraes pegou Michelle no bloqueio e fez 22 a 20. Mas Lais fez uma defesaça, Juciely levantou para Roni, que explorou o bloqueio e deixou tudo igual de novo (22 a 22). Lara fez dois pontos e o Tricolor ficou com a mão na vitória da parcial, o que aconteceu com o ataque de Gabi Cândido explorando o bloqueio, fazendo 25 a 23.

Lara seguia com "a faca nos dentes" e foi com um ace dela que o Flu fez 5 a 2. O Sesc-Flamengo tentava buscar, mas o Tricolor conseguiu manter a vantagem até errar dois passes e Valquíra matar de xeque empatando em 12 a 12. O Tricolor abriu dois em ace de Bruna Moraes, mas o Rubro-Negro empatou em contra-ataque finalizado por Michelle (18 a 18). Juma foi para o saque, arriscou e conseguiu com a ajuda da rede fazer 22 a 19. Mas, de novo, o Sesc-Fla buscou em erro de ataque de Elina (22 a 22). A arbitragem marcou rede do bloqueio do Fluminense, dando a vitória da parcial para o Sesc-Flamengo. Mas o Tricolor pediu desafio e ficou claro que não houve. O ponto voltou, mas Brie King sacou no fundo e Elina deixou a bola cair. Rubro-Negro de novo na frente, com 25 a 23.

Bernardinho manteve a formação que terminou o terceiro set, com Bruna Honório no lugar de Sabrina. E, pela primeira vez, o Sesc-Flamengo começou na frente. Juciely parou Elina e fez 8 a 5. Em outro bloqueio da central na ponteira, a vantagem ampliou ainda mais, para 14 a 10. No ace de Michelle, a vitória rubro-negra ficou ainda mais perto (17 a 12). O Sesc-Flamengo só precisou manter a virada de bola para fechar em 25 a 18, em ataque de Michelle.

Os times

Sesc-Flamengo: Brie King, Sabrina, Michelle, Roni Perry, Valquíria e Juciely. Líbero: Laís.
Técnico: Bernardinho

Fluminense : Juma, Bruna Moraes, Gabi Cândido, Elina, Lara e Lays. Líbero: Lelê
Técnico: Guilherme Schmitz

Fonte: Globo Esporte