Apresentado oficialmente como jogador do Flamengo nesta sexta-feira (1º), o atacante Samuel Lino revelou recente conversa que teve com Memphis Depay , do Corinthians , sobre o futebol brasileiro.
Lino, que era torcedor do Timão na infância , contou que encontrou Memphis, seu ex-colega de equipe no Atlético de Madrid , enquanto estava de férias, em São Paulo, e ouviu elogios do holandês sobre o crescimento estrutural da modalidade no país.
Esse, inclusive, foi um dos fatores que convenceram Samuel a trocar o Atleti e a vida na Espanha pelo futebol nacional, mesmo com apenas 25 anos.
"Nunca pensei na questão da idade (para voltar ao Brasil). Nunca pensei. Acho que mercado brasileiro tem crescido muito. A gente viu no Mundial (de Clubes). Eu joguei contra o Botafogo no último jogo (da fase de grupos) e nos colocaram muitas dificuldades, porque eles também têm qualidade", lembrou.
"O futebol brasileiro vem num crescimento gigantesco. Encontrei com o Memphis (Depay, atacante do Corinthians) quando eu estava de férias em São Paulo e ele falou para mim: 'O futebol está crescendo bastante aqui', e eu falei que era verdade, estrutura e tudo. E depois que começou o interesse do Flamengo, eu não pensei: 'Ah, porque sou novo, tenho que ficar na Europa'", seguiu.
"Falei para o meu empresário: 'O Flamengo é um clube gigantesco no Brasil. Se fosse na Europa, o Flamengo brigaria também por títulos'. Então, nunca pensei na minha idade. Quando o projeto é bom e vai te fazer crescer e demonstrar seu futebol, acho que não tem idade para isso. Trata-se de um clube gigantesco como o Flamengo", complementou.
Na entrevista, Lino também rememorou sua rápida passagem pela base rubro-negra, em seu início de carreira.
Samuel sofreu com problemas de adaptação e ficou apenas um ano e meio na Gávea , retornando depois ao São Bernardo, de São Paulo, e construindo depois carreira no futebol europeu.
Questionado sobre os motivos de não ter se dado bem na base flamenguista, o atacante foi sincero sobre os problemas que teve, mas destacou todo o aprendizado que teve no período.
"Aqui na base, eu tive oportunidade, mas não tive essa liberdade de mostrar quem eu sou. Eu, aqui na base, joguei de centroavante em alguns jogos. Foi um bom aprendizado, às vezes as coisas acontecem para você aprender e amadurecer", argumentou.
"Eu vim aqui para a base naquela época e isso me fez crescer, mudar muito a minha mentalidade para depois o que vinha na minha carreira, isso me ajudou bastante. Eu não sabia que sairia do Flamengo para depois voltar sendo a maior contratação, e acho que é o destino, Deus, caminho... Foi feito assim. Espero agora demonstrar tudo o que eu não consegui naquela época", finalizou.
Próximos jogos do Flamengo:
-
Ceará (F) - 03/08, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
-
Atlético-MG (F) - 06/08, 19h (de Brasília) - Copa do Brasil
-
Mirassol (C) - 09/08, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão