Salário de clube grande e plano de carreira: como o Bragantino tenta segurar Léo Ortiz, alvo do Flamengo

O Red Bull Bragantino inicia a pré-temporada na próxima segunda-feira, 8. A princípio, o zagueiro Léo Ortiz deve se reapresentar normalmente com o restante do elenco. Mas, como o atleta é alvo do Flamengo, o Massa Bruta tem trabalhado nos bastidores para que ele siga em Bragança Paulista ao longo da temporada 2024.

Léo Ortiz, zagueiro do Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

O Bragantino ofereceu uma proposta de renovação contratual com aumento de salário e um plano de carreira ao jogador. O valor do salário oferecido é mantido em sigilo, mas o ge apurou que seria no nível do valor oferecido por grandes clubes do futebol brasileiro.

A ideia do Bragantino é que Léo Ortiz seja uma espécie de "cara do projeto" aqui no Brasil. Para ter esse status, procurou oferecer essa valorização financeira. O jogador chegou ao projeto ainda no Red Bull Brasil e, em abril de 2019, migrou para o Bragantino quando o clube passou a ser gerenciado pela empresa de energéticos.

Há exemplos de outros jogadores que também ficaram anos em clubes da marca e acabaram se tornando "a cara" do projeto. O meia sueco Emil Forsberg ficou sete anos no RB Leipzig, da Alemanha, e foi para o NY Red Bulls somente nesta temporada. O atacante dinamarquês Yussuf Poulsen está há 11 temporadas no Leipzig. São dois atletas que viraram a cara do time.

Léo Ortiz já é um atleta tem a identificação com o Bragantino. É o único remanescente campeão da Série B de 2019 que segue em campo pelo Massa Bruta. Além de ser importante dentro de campo, o atleta exerce papel de liderança perante ao elenco dentro e fora dos gramados. Por isso, o Braga não deseja perder o jogador.

Como está a negociação?

Léo Ortiz tem contrato com o Bragantino até 31 de dezembro de 2026, mas o futuro dele segue indefinido. O ge apurou que a proposta de renovação contratual segue de pé. O Bragantino também recebeu uma proposta do Flamengo, mas a oferta inicial não teria agradado o clube. As negociações com o Rubro-Negro continuam e ainda não foram encerradas.

Léo Ortiz em Flamengo x Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Outra possibilidade é a chegada de uma proposta do exterior, que teve a janela de transferências aberta nesta semana. Até o momento, nenhuma proposta concreta teria sido apresentada ao Bragantino. Houve uma sondagem do Galatasaray, da Turquia, no fim do ano, mas a oferta oficial ainda ocorreu.

O ge apurou que o Bragantino combinou com Léo Ortiz que facilitaria uma negociação caso chegasse uma proposta do exterior e o zagueiro desejasse sair. O acordo, porém, seria válido somente para ofertas de fora. Para propostas do Brasil, esse combinado não valeria. Ou seja, o Massa Bruta não tem interesse que o atleta vá para outro clube brasileiro.

Léo Ortiz, do Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Léo Ortiz já manifestou em outras ocasiões que tem interesse em atuar na Europa. Mas a reportagem apurou que o atleta vê com bons olhos a transferência para o Flamengo. Além do Rubro-Negro ser um dos principais clubes do país, a presença de Tite no comando do grupo seria um atrativo a mais. O treinador foi quem o convocou para a seleção brasileira.

Ao mesmo tempo, Léo Ortiz também já manifestou que gosta do Bragantino e tem respeito pelo clube. A reportagem apurou que, embora o zagueiro tenha interesse em defender o Flamengo, ele não estaria forçando a barra para o Massa Bruta liberá-lo para o Rubro-Negro. A negociação segue entre os clubes.

Portanto, há três possibilidades abertas para Léo Ortiz: renovar com o Bragantino, Flamengo e Massa Bruta entrarem em um acordo ou receber uma proposta do exterior e deixar o Brasil. Não há prazo definido para que o martelo seja batido para uma dessas opções.

Fonte: Globo Esporte