Ronaldinho 40 anos: relembre os melhores (e piores) momentos do craque pelo Flamengo

Ronaldinho Gaúcho completou 40 anos neste sábado, preso há duas semanas no Paraguai por posse de identidade e passaporte paraguaios falsos. A atual situação pouco lembra a de 2011, quando desembarcou no Rio de Janeiro com status de estrela e recebendo uma recepção de gala para jogar no Flamengo . Ali começava uma história de altos, baixos e boas histórias.

O Flamengo se tornou o centro das atenções após vencer a disputa com Grêmio e Palmeiras e anunciar Ronaldinho como reforço. Mas o que prometia ser uma temporada recheada de títulos, acabou com só um Campeonato Carioca, eliminações frustrantes e uma saída polêmica para o Atlético-MG.

  • Apresentação apoteótica

Uma multidão foi à Gávea acompanhar a apresentação de Ronaldinho Gaúcho em janeiro de 2011. O craque chegou ao Flamengo depois de dez anos atuando na Europa em clubes como Barcelona e Milan. "Agora eu sou Mengão", foi a frase que ficou marcada.

Torcedores ccomemoram contratação deRonaldinho gaúcho
Torcedores ccomemoram contratação deRonaldinho gaúcho Foto: André Teixeira

  • Estreia com festa

A estreia de Ronaldinho aconteceu no Engenhão, pela 5ª rodada da Taça Guanabara daquele ano, contra o Nova Iguaçu. O craque teve uma atuação apagada na vitória por 1 a 0, gol de Wanderley.

Flamengo 1 x 0 Nova Iguaçu
Flamengo 1 x 0 Nova Iguaçu Foto: RICARDO MORAES

  • Bonde do mengão sem freio

O primeiro (e único) título de Ronaldinho pelo Flamengo foi o Campeonato Carioca de 2011, na época do ‘Bonde do Mengão Sem Freio’. Ao lado de Thiago Neves, formou uma importante dupla de ataque no Brasil.

Botafogo 0 x 2 Flamengo
Botafogo 0 x 2 Flamengo Foto: Alexandre Cassiano

  • Problemas na noite

Em junho, o Flamengo não engrenou no Campeonato Brasileiro e a torcida começou a pegar no pé de Ronaldinho pelas suas várias aparições na madrugada do Rio de Janeiro. Uma mudança no comportamento chegou a ser prometida por Roberto Assis, empresário e irmão do atleta.

  • O jogo épico

Contra o Santos, na Vila Belmiro, Ronaldinho teve uma atuação de luxo na vitória de 5 a 4 do Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro, onde marcou três gols e venceu Neymar, a principal estrela do futebol brasileiro já naquela época.

Campeonato Brasileiro / Flamengo x Santos
Campeonato Brasileiro / Flamengo x Santos Foto: Eliaria Andrade

  • Retorno à seleção brasileira

Em agosto, Ronaldinho foi convocado para a seleção brasileira e retornou após nove meses longe da amarelinha. Sob o comando de Mano Menezes, foi chamado para o amistoso contra Gana, em Londres.

  • Estão deixando a gente sonhar

Na reta final do Brasileirão de 2011, o Flamengo goleou o Cruzeiro por 5 a 1 e o América-MG venceu o Corinthians, então líder do torneio, por 2 a 1. Eis que Ronaldinho soltou outra frase marcante após ver o rubro-negro encostar no topo da tabela.

— Eles estão deixando a gente sonhar, e o Flamengo quando chega assim a gente sabe como é — declarou.

Meme - Flamengo
Meme - Flamengo

  • Frustração e saída

O Flamengo acumulou cinco meses de salário atrasado de Ronaldinho e Assis deu um ultimato: se não pagasse até a estreia da Libertadores, ele deixaria o clube. O rubro-negro acabaria sendo eliminado na primeira fase do torneio, o que fechou as portas para Ronaldinho.

O camisa 10 acabou substituído e deixou o campo vaiado em sua última atuação com a camisa rubro-negra. O destino foi o Atlético-MG.

Copa do Brasil / Flamengo 2 x 2 Ceará
Copa do Brasil / Flamengo 2 x 2 Ceará Foto: Jarbas Oliveira

Fonte: Extra