Após uma trajetória marcante, Renato Augusto, um dos grandes nomes do futebol brasileiro, decidiu pendurar as chuteiras aos 37 anos. O meio campista, que recentemente rescindiu seu contrato com o Fluminense, fez o anúncio de sua aposentadoria, destacando a importância de dedicar mais tempo à família.
— Chegou o momento mesmo de dar um adeus. Ou até um até breve para o futebol. É o momento de virar para o outro lado da vida, dar uma atenção maior para os filhos, voltar a ser pai “full time”, voltar a ser marido “full time”. Chegou o momento de pendurar as chuteiras — afirmou Renato Augusto em entrevista.
Planos para o futuro: uma nova etapa
Embora tenha encerrado sua carreira como jogador, Renato Augusto já vislumbra novos desafios no futebol. Ele expressou o desejo de atuar como treinador ou em funções administrativas, mas, por ora, priorizará a convivência com a família.
— Eu ainda não sei muito bem o que eu quero. Tive algumas conversas com alguns clubes, algumas procuras, algumas consultas. Tanto pra parte técnica, como para ser diretor. Algumas coisas legais. Mas eu acho que nesse momento, primeiro é dar esse tempo para a família e depois me preparar para uma nova etapa da vida — explicou.
O ex-jogador também manifestou interesse em entender melhor o funcionamento dos clubes, observando o futebol de uma nova perspectiva.
— Eu quero ver como funciona, como que prepara. Começar com outros treinadores, participar, de repente, de fazer estágios ou alguma coisa. Participar com diretores. Eu quero agora aprender. Ver o outro lado do futebol que eu ainda não vivi — completou Renato Augusto.
A trajetória no Flamengo: um legado inegável
Renato Augusto foi revelado nas categorias de base do Flamengo, onde fez sua estreia em 2005, em um jogo contra o Corinthians. Sua passagem pelo Rubro-Negro foi marcada pela conquista da Copa do Brasil de 2006, em uma emocionante final contra o Vasco. Durante sua estadia no clube, o meio campista disputou 90 jogos e anotou nove gols, antes de se transferir para o Bayer Leverkusen, da Alemanha, em 2008.
O Flamengo em campo: próximos desafios
Agora aposentado, Renato Augusto continuará acompanhando o Flamengo, que se prepara para um importante confronto. O time, sob o comando de Filipe Luís, enfrentará o Estudiantes, da Argentina, nesta quinta-feira (18), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, pela ida das quartas de final da Libertadores. A expectativa é alta, e os torcedores aguardam ansiosos por mais uma exibição do Mengão em busca da glória continental.