Referência de Igor Jesus, João Gomes se diz orgulhoso e vibra com carinho de volante do Flamengo

"Uma vez Flamengo , sempre Flamengo ". Mesmo sem defender em campo a camisa que veste desde o berço, João Gomes continua ligado no - e ao - Flamengo . No início de fevereiro, após surgir bem no time profissional, o volante Igor Jesus tratou o colega de posição mais famoso como referência. As palavras encheram de orgulho o atleta do Wolverhampton, da Inglaterra, que retribuiu com elogios e um pedido especial.

- Primeiramente é um prazer, isso, para mim é o ápice de qualquer profissional. Você ver que existem pessoas que têm você como referência. Isso é muito bom. Porque num clube que tem muitos recursos financeiros é muito mais difícil você olhar para a base. O que eu fiz, o que fez o Lázaro e o que está desenvolvendo agora o Igor é muito difícil. E muitas das pessoas não dão o devido valor. Não é fácil, cara, você vir da base principalmente num time que tem muitas estrelas e onde é mais difícil conquistar o seu espaço.

- Queria falar para ele que estou muito feliz por ele dar essas declarações, pedir a ele para não desistir porque ele é, sem dúvida, um dos melhores volantes com quem treinei. Tenho certeza que ele dará muitas alegrias à torcida do Flamengo .

Igor Jesus e João Gomes, volantes crias do Flamengo — Foto: Divulgação

Convicto do sucesso de Igor Jesus num futuro próximo, João Gomes não tem olhado apenas para os atletas que ocupam a mesma faixa de campo dentro do Flamengo . Sempre que sobra um brecha, ele está de olho no clube de coração.

- Todo mundo sabe que o Flamengo é o clube do meu coração. Que eu fui nascido e criado lá. Eu passei por um período de torcedor e fui jogador. Agora voltei a ser torcedor. Tem dias que dá para ver, em outros que é muito tarde (na Inglaterra tem um fuso-horário de três horas a mais que o horário de Brasília). Se eu for treinar no dia seguinte, fica ruim. Sempre que dá, eu estou acompanhando e torcendo para o bem do Flamengo .

Na posição de torcedor, João viu o clube passar por um inédito ano sem conquistas desde o início da geração de 2019. Apesar da frustração, evitou cornetar os ex-companheiros.

- Claro que nós sempre queremos que o nosso time de coração ganhe, mas também tem outros times que querem ganhar, tem outros times trabalhando também para isso. Claro que pelo lado de torcedor muitas das vezes ficamos insatisfeitos, mas pelo lado profissional nós acreditamos que há coisas que nem sempre se podem controlar. Você pode dar o seu melhor, pode fazer tudo o que der, mas mesmo assim não adquirir bons resultados, e isso faz parte.

João Gomes chegou ao Wolverhampton em 2022 — Foto: Reprodução/Getty Images

Consolidado no futebol inglês e na mira do Manchester United, João Gomes hoje comemora o fato de ter feito uma escolha certeira quando Wolverhampton e Lyon, da França, apareceram no fim de 2022. A rápida adaptação à Inglaterra rendeu frutos, e Gomes apareceu na primeira convocação de Dorival Júnior.

- Isso foi um dos momentos mais difíceis da minha carreira porque eu vi que tinham dois clubes grandes, mas eu sempre tive o sonho de poder disputar a Premier League. De ver como funcionava o futebol aqui a respeito de intensidade. Fico muito feliz de dois clubes terem se interessado e foi meio que de maneira simultânea, com propostas muito parecidas. Só dependia de mim.

- Claro que tem valores que o clube pode aceitar ou não, mas era algo que eu podia brigar. Um fator foi o meu sonho de disputar a Premier League e o outro foi o acolhimento dos fãs. Eles fizeram uma propaganda maneiríssima, que até hoje tenho esse vídeo. Outra coisa foi que eu também recebi um telefonema do treinador que era daqui. Era o Lopetegui. Eu me senti importante. Eu poderia vir para cá para realmente fazer a diferença.

João Gomes, em treino da seleção brasileira — Foto: Pedro Martins / Foto FC

Na seleção brasileira, João Gomes está cotado para ser titular no amistoso contra a Inglaterra neste sábado, às 16h (de Brasília) no estádio de Wembley, em Londres. O jogo terá transmissão da Globo, do sportv e do ge.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte