Com os grupos da CONMEBOL Libertadores definidos, as análises são diferentes em relação ao brasileiro que caiu na chave mais complicada.
Para tentar deixar a discussão mais objetiva, a ESPN separou diferentes critérios classificar os grupos e os rivais que os brasileiros terão pela frente.
Foram considerados o atual valor de mercado de cada elenco que cruzará o caminho dos clubes do país, as participações em Libertadores desses clubes e a posição no ranking da Conmebol.
Dependendo do critério, a conclusão é diferente sobre o nível de dificuldade que Flamengo , Palmeiras , Fluminense , São Paulo , Atlético-MG , Grêmio e Botafogo enfrentarão.
Valor de mercado
Sob a perspectiva de avaliação dos elencos, foi considerado a estimativa feita pelo site especializado Transfermarkt . O brasileiro que terá rivais mais "valiosos" será o Palmeiras.
Na média, os rivais alviverdes têm avaliação de 90,2 milhões de euros , sendo o San Lorenzo, da Argentina, o mais bem cotado pelo site , com 46,6 milhões de euros .
No outro extremo, está o grupo do Flamengo, com Bolivar-BOL, Millonarios-COL e Palestino-CHI: média de valor de mercado dos elenco de 48,7 milhões de euros .
-
Rivais do grupo do Palmeiras : 90,2 milhões de euros (média)
-
Rivais do grupo do São Paulo : 75,3 milhões de euros
-
Rivais do grupo do Atlético-MG : 68,3 milhões de euros
-
Rivais do grupo do Fluminense : 67,3 milhões de euros
-
Rivais do grupo do Grêmio : 61,7 milhões de euros
-
Rivais do grupo do Botafogo : 60,3 milhões de euros
-
Rivais do grupo do Flamengo : 48,8 milhões de euros
Ranking da Conmebol
Considerando o ranking da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), que leva em consideração o desempenho histórico em competições sul-americanas, mas também dá um peso maior ao recorte mais recente de desempenho, o grupo mais difícil é o do Botafogo.
A posição média dos rivais que cruzarão o caminho alvinegro é 28,6 , com todos os times da chave ao menos no top 50: a LDU-EQU é a 13ª colocada, o Junior Barranquilla-COL, 31º ; e Universitario-PER, 42º .
Já os clubes com classificação mais baixa na lista da entidade sul-americana são os da chave do São Paulo: 78,6 na média - os tricolores enfrentarão Barcelona-EQU, Talleres-ARG e Cobresal-CHI.
-
Rivais do grupo do Botafogo : 28,6 (média)
-
Rivais do grupo do Fluminense : 32,3
-
Rivais do grupo do Atlético-MG : 39
-
Rivais do grupo do Flamengo : 47,6
-
Rivais do grupo do Palmeiras : 50,3
-
Rivais do grupo do Grêmio : 55,3
-
Rivais do grupo do São Paulo : 78,6
Participações em Libertadores
A última análise foi feita com base no número de participações em Libertadores e, nesse critério, o grupo mais difícil é o do Fluminense, com os rivais somando 112 aparições em Libertadores (já contando a atual).
O maior número é do Cerro Porteño-PAR, com 45 ; seguido por Colo-Colo-CHI, com 37 ; e Alianza Lima-PER, 30 .
Todos, inclusive, jogarão a Libertadores mais vezes que o próprio Flu ( 10) .
Já os rivais com menos participações são os do grupo do Palmeiras, que somam apenas 32 , sendo o "recorde" as 18 do San Lorenzo.
-
Rivais do grupo do Fluminense : 112 participações
-
Rivais do grupo do Atlético-MG : 84
-
Rivais do grupo do Botafogo : 73
-
Rivais do grupo do Flamengo : 65
-
Rivais do grupo do Grêmio : 50
-
Rivais do grupo do São Paulo : 37
-
Rivais do grupo do Palmeiras : 32