2019 foi um ano mágico para o torcedor do Flamengo , principalmente por conta do segundo semestre vencedor sob o comando de Jorge Jesus. Na defesa, as duas laterais estavam muito bem ocupadas por Rafinha na direita e Filipe Luís na esquerda.
Mesmo três anos depois da saída do lateral-direito, a dupla mantém uma relação de amizade. E os dois ainda podem reeditar a parceria de dentro dos campos fora deles.
Em entrevista exclusiva à ESPN , Rafinha deu detalhes sobre seus planos para o futuro depois da aposentadoria e revelou até proposta feita por Filipe Luís.
“Estou pensando sim (no que fazer depois de aposentar), a gente tem que se programar, a gente sabe que o futebol não é eterno, não tem como. O corpo, às vezes, não permite. Muito tempo de futebol, os treinamentos, a gente vai se desgastando, as lesões vão aparecendo, a recuperação não é a mesma. Eu quero continuar no futebol, não sei o caminho certo, se vou para a beira do campo ou se viro diretor”, disse.
“Vou contar um segredo, o Filipe Luís quer ser o treinador e que eu seja o auxiliar dele. Para o futuro, quem sabe? É um grande amigo que tenho, a gente brinca. Mas ainda quero jogar um pouquinho e, daí, quem sabe, vou escolher se vou para a beira do campo, ser treinador, ou se viro algum dirigente”, completou.
Junta, a dupla conquistou um Brasileirão , uma CONMEBOL Libertadores , um Campeonato Carioca , uma Supercopa do Brasil e uma CONMEBOL Recopa pelo Flamengo.