Com a provável presença de Gabigol no banco de reservas do Beira-Rio , para ser poupado junto com Wesley para a final da Copa do Brasil, o Flamengo terá em campo um ataque inédito com Filipe Luís para enfrentar o Inter nesta quarta-feira, às 19h (de Brasília), em jogo atrasado da 17ª rodada do Campeonato Brasileiro: Bruno Henrique e Plata.
Não que seja algo inédito para eles. A dupla Bruno Henrique e Plata já jogou três vezes, inclusive todas como titular, mas sempre na Era Tite. Eles não fizeram gols nessas partidas (e sequer venceram): no empate em 1 a 1 com o Vasco pelo Brasileiro; na derrota por 1 a 0 para o Peñarol na ida das quartas de final da Libertadores, e no empate em 0 a 0 no jogo da volta no Uruguai.
Com a dupla em ação pela primeira vez sob o comando de Filipe Luís, e sendo dois atacantes de lado de campo, surgiu a dúvida em muitos torcedores: qual vai ser o centroavante? Nos três jogos em que atuaram juntos, Tite usou Bruno Henrique como falso 9. E em outras partidas anteriores também, desde a lesão de Pedro. Na função, o camisa 27 fez um gol e deu uma assistência para Arrascaeta nos duelos pelas quartas de final da Copa do Brasil.
No último sábado, na vitória por 4 a 2 sobre o Juventude no Maracanã, Filipe Luís não tinha Bruno Henrique, suspenso. Quando colocou Plata no segundo tempo, foi no lugar de Gabigol. O equatoriano atuou mais centralizado, e foi pelo meio da área que recebeu de Gerson e marcou o seu primeiro gol com a camisa rubro-negra (veja no vídeo acima) . Em entrevista coletiva após a partida, o técnico revelou estar trabalhando o atacante para fazer também a função de falso 9:
- Sobre o Plata, ele compete em posição tanto com Bruno Henrique e Michael na esquerda, mas sabemos que a melhor versão dele é na direita, aí ele compete com o Gerson. E eu vejo ele como um 9 porque ele tem muita velocidade, tem boa relação com a bola e ataca muito bem o espaço. E eu sempre tento dar minutos para poder dar confiança. Ele é muito importante para a gente, hoje entrou e fez um jogo excelente. Mas ele sempre tem a tendência a tirar para a posição dele, isso requer trabalho para entender os movimentos que um 9 de ofício deve fazer. O mais importante é que eu tenho os coringas à disposição, eles colocam a equipe acima de tudo.
Porém, o ge apurou que no último treino antes da partida foi Bruno Henrique quem fez o papel de centroavante na atividade. Com isso, Plata atuaria mais aberto pela esquerda, já que Gerson joga mais pela direita puxando para dentro. Quem quer que seja o escolhido para a função, poderá virar uma sombra para Gabigol, que tem sido titular com Filipe Luís, mas ainda sem convencer.
A partida desta quarta é um duelo direto pelo G-4 do Brasileirão, que dá vaga direta na fase de grupos da Libertadores do ano que vem. O Rubro-Negro está atualmente em quarto lugar com 54 pontos, dois a mais que o Inter, que aparece em quinto.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv