Neste sábado (29), começa a edição 2025 do Campeonato Brasileiro , que promete ser uma das mais emocionantes e equilibradas de todos os tempos.

O torneio tem uma rica história, e é impossível falar no Brasileirão sem lembrar dos grandes jogadores que se tornaram lendas disputando (e vencendo) a competição.

Para celebrar o início de mais um campeonato, a ESPN promoveu uma eleição para escolher os Reis do Brasileirão no Século XXI - ou seja, de 2001 a 2025.

Foram convidados 15 comentaristas, que tiveram uma pré-lista de 12 nomes para votar.

Os atletas foram selecionados com base em diversos feitos, como número geral de títulos , conquistas de Bolas de Prata e Ouro e distinções individuais, como gols , assistências e artilharias .

Veja abaixo os craques que participaram da eleição e os times pelos quais eles têm/tiveram passagens marcantes:

  • Everton Ribeiro (Cruzeiro / Flamengo)

  • Fred (Fluminense)

  • Dudu (Palmeiras)

  • Emerson Sheik (Fluminense / Flamengo / Corinthians)

  • Diego Ribas (Santos / Flamengo)

  • Rogério Ceni (São Paulo)

  • Dagoberto (São Paulo / Cruzeiro / Athletico-PR)

  • Mayke (Cruzeiro / Palmeiras)

  • Danilo (São Paulo / Corinthians)

  • Arrascaeta (Cruzeiro / Flamengo)

  • Gustavo Gómez (Palmeiras)

  • Gabigol (Flamengo)

Após serem apresentados à pré-lista e aos critérios da eleição, cada comentarista montou seu top 5 individual, com uma justificativa para a escolha do 1º lugar.

Em seguida, foram atribuídos pontos para cada posição da votação: o colocado ganhou 5 pontos, o ganhou 4 , o ganhou 3 , o ganhou 2 e o ganhou 1 .

A eleição foi apertadíssima, e a decisão final ficou para os "critérios de desempate". No fim das contas, o eleito Rei do Brasileirão no Século XXI é...

O goleiro Rogério Ceni , tricampeão pelo São Paulo , ganhador de seis Bolas de Prata e uma de Ouro .

"Ceni foi a cara do único tricampeão seguido da era moderna do Brasileiro. Não apenas por ser o líder do São Paulo da década de 2000, mas por ser acionado nos momentos decisivos até na frente, cobrando faltas e pênaltis perigosos. Acabou até sendo o artilheiro são-paulino na campanha de um dos títulos", lembrou o comentarista Ubiratan Leal .

O hoje treinador terminou empatado em 57 pontos com meia Everton Ribeiro , bicampeão por Cruzeiro , também bi pelo Flamengo e atualmente destaque do Bahia .

No entanto, Ceni ficou na liderança da eleição por ter sido colocado em 1º lugar por sete comentaristas, enquanto seis votaram em Everton como melhor.

Ainda assim, o meio-campista foi muito exaltado pelos analistas da ESPN .

"Everton foi protagonista de um bi do Cruzeiro, com direito a Bola de Ouro , e de um bi do Flamengo, time que mais encantou no Brasileiro deste século. Ele é um rei de assistências e ainda fez dois dos mais bonitos gols da história do torneio", argumentou Rodrigo Bueno , citando o gol marcado diante do Santos onde fez fila na defesa do Peixe e concluiu com maestria.

Outros nomes de destaque da lista foram os atacantes Gabigol , bicampeão pelo Flamengo e duas vezes artilheiro, e Dudu , que foi Tetra com o Palmeiras , além do centroavante Fred , maior anotador do século.

"Não dá pra ignorar o 'efeito Fred' na história dos pontos corridos. É o maior artilheiro do Brasil nesse formato de disputa, com 158 gols", ressaltou Mari Pereira .

Por fim, o atacante Dagoberto , que venceu o Brasileiro incríveis cinco vezes, quase entrou no top 5 , mas ficou um pontinho atrás de Gabigol.

"Dagoberto conseguiu ser campeão por três clubes diferentes, e um dos protagonistas em pelos menos quatro das cinco edições - tudo isso num intervalo de 13 anos entre a primeira a ultima conquista", enumerou Rafael Marques .

Confira a classificação final :

  1. Rogério Ceni : 57 pontos (7 votos em 1º)

  2. Everton Ribeiro : 57 pontos (6 votos em 1º)

  3. Dudu : 43 pontos

  4. Fred : 30 pontos

  5. Gabigol : 11 pontos

Veja como votou cada comentarista :

André Donke

  1. Rogério Ceni

  2. Dudu

  3. Everton Ribeiro

  4. Fred

  5. Gustavo Gómez

Justificativa : Para chegar a essa lista e nessa ordem, tive como base principal o balanço entre conquistas coletivas e protagonismo nelas, como o número de Bolas de Prata / Ouro e artilharias. É bem complicada a disputa entre Rogério Ceni e Dudu no topo da lista, com o primeiro tendo uma Bola de Prata a mais e o segundo, uma taça de Brasileirão a mais. Foi determinante a maior constância do ex-goleiro na competição e o fato de ser o único goleiro a ganhar uma Bola de Ouro no Século XXI, um feito ainda mais complicado para atletas que não são de posições de ataque.

Bruno Vicari

  1. Rogério Ceni

  2. Dudu

  3. Diego Ribas

  4. Everton Ribeiro

  5. Fred

Justificativa : Rogério Ceni é o único tricampeão consecutivo, Bola de Ouro e ainda venceu como treinador.

Eugênio Leal

  1. Everton Ribeiro

  2. Rogério Ceni

  3. Dudu

  4. Diego Ribas

  5. Gabigol

Justificativa : Everton Ribeiro foi a grande estrela do bicampeonato do Cruzeiro em 2013-2014, peça importantíssima no bi do Flamengo em 2019-2020 e ainda está ajudando o Bahia a mudar de patamar. Qualidade técnica, inteligência para jogar e liderança positiva marcam sua trajetória.

Fernando Campos

  1. Everton Ribeiro

  2. Dudu

  3. Rogério Ceni

  4. Gabigol

  5. Fred

Justificativa : Everton Ribeiro foi campeão do Brasileirão por Cruzeiro e Flamengo. Conseguiu manter um nível alto constante, encantou e se colocou como protagonista do futebol brasileiro em vários momentos. Acho que é um gigante da geração.

Gustavo Zupak

  1. Everton Ribeiro

  2. Emerson Sheik

  3. Dudu

  4. Rogério Ceni

  5. Fred

Justificativa : Everton Ribeiro foi tetracampeão, vencendo dois por cada clube e com alto nível de relevância nas trajetórias. Regularidade e muito talento.

Jailson Vilas Boas

  1. Everton Ribeiro

  2. Rogério Ceni

  3. Dudu

  4. Fred

  5. Dagoberto

Justificativa : Everton Ribeiro fica em 1º lugar porque foi protagonista nas quatro conquistas: o bicampeonato que encantou o Brasil em 2013-2014 com o Cruzeiro e, posteriormente, o também bicampeonato com o Flamengo em 2019-2020. Mesmo com responsabilidade já mais dividida no Rubro-Negro, Everton Ribeiro foi peça fundamental nas conquistas.

Leonardo Bertozzi

  1. Rogério Ceni

  2. Everton Ribeiro

  3. Fred

  4. Arrascaeta

  5. Diego Ribas

Justificativa : Rogério Ceni é o capitão do único tricampeão brasileiro da era dos pontos corridos, e não como um personagem banal. Viveu o auge de sua carreira, com atuações memoráveis como a do jogo contra o Cruzeiro no Mineirão que lhe valeu a nota 10 na Bola de Prata .

Mari Pereira

  1. Fred

  2. Dudu

  3. Everton Ribeiro

  4. Rogério Ceni

  5. Arrascaeta

Justificativa : Campeão pelo Fluminense em 2010 e em 2012, ano em que assume o protagonismo do futebol brasileiro em um campeonato que ainda contava com Neymar e Ronaldinho Gaúcho. Vencedor de duas Bolas de Prata , não dá pra ignorar o "efeito Fred" na história dos pontos corridos. É o maior artilheiro do Brasil nesse formato de disputa, com 158 gols.

Mário Marra

  1. Rogério Ceni

  2. Everton Ribeiro

  3. Fred

  4. Dudu

  5. Dagoberto

Justificativa : Além de tudo o que conquistou em campo, da liderança, de ter virado modelo na mudança da função dele, vale lembrar que Rogério Ceni foi também campeão como treinador.

Paulo Calçade

  1. Rogério Ceni

  2. Everton Ribeiro

  3. Fred

  4. Dudu

  5. Arrascaeta

Justificativa : Líder do São Paulo tricampeão brasileiro. Espetacular no gol e em cobranças de bolas paradas. Seis Bolas de Prata e uma de Ouro ! Precisa de mais?

Paulo Cobos

  1. Rogério Ceni

  2. Gabigol

  3. Everton Ribeiro

  4. Fred

  5. Dudu

Justificativa : Rogério Ceni ganhou três Brasileiros seguidos. Fez isso em times mais fracos que os defendidos por Gabibol e Everton Ribeiro. Ninguém foi tão líder como ele. E fez muito mais do que se espera para um goleiro, com um punhado enorme de gols decisivos.

Rafael Marques

  1. Dagoberto

  2. Dudu

  3. Everton Ribeiro

  4. Gustavo Gómez

  5. Fred

Justificativa : Além de ser um dos líderes quantitativos da lista, Dagoberto conseguiu ser campeão por três clubes diferentes, e um dos protagonistas em pelos menos quatro das cinco edições - tudo isso num intervalo de 13 anos entre a primeira a ultima conquista.

Raphael Prates

  1. Everton Ribeiro

  2. Rogério Ceni

  3. Dudu

  4. Dagoberto

  5. Gabigol

Justificativa : Não tem como lembrar do tetra de Everton Ribeiro sem citá-lo no bi pelo Cruzeiro e bi pelo Flamengo. Fez os times funcionarem e, em pelo menos duas taças, foi um condutor de times que sobraram com campanhas arrasadoras: Cruzeiro-2013 e Flamengo-2019. Pode não ser o craque em um critério, mas fez muitas coisas bem feitas em quase todos.

Rodrigo Bueno

  1. Everton Ribeiro

  2. Fred

  3. Rogério Ceni

  4. Dudu

  5. Dagoberto

Justificativa : Everton Ribeiro foi protagonista de um bicampeonato do Cruzeiro, com direito a Bola de Ouro , e de um bicampeonato do Flamengo, time que mais encantou no Brasileiro deste século. Ele é um rei de assistências e ainda fez dois dos mais bonitos gols da história do Campeonato Brasileiro.

Ubiratan Leal

  1. Rogério Ceni

  2. Dudu

  3. Gabigol

  4. Fred

  5. Everton Ribeiro

Justificativa : Rogério Ceni foi a cara do único tricampeão seguido da era moderna do Brasileiro. Não apenas por ser o líder do São Paulo da década de 2000, mas por ser acionado nos momentos decisivos até na frente, cobrando faltas e pênaltis perigosos. Acabou até sendo o artilheiro são-paulino na campanha de um dos títulos. Ele extrapolou, e muito, os limites de sua posição e se tornou reconhecido mundialmente, mesmo sem nunca ter jogado no exterior.