Neste sábado (29), começa a edição 2025 do Campeonato Brasileiro , que promete ser uma das mais emocionantes e equilibradas de todos os tempos.
O torneio tem uma rica história, e é impossível falar no Brasileirão sem lembrar dos grandes jogadores que se tornaram lendas disputando (e vencendo) a competição.
Para celebrar o início de mais um campeonato, a ESPN promoveu uma eleição para escolher os Reis do Brasileirão no Século XXI - ou seja, de 2001 a 2025.
Foram convidados 15 comentaristas, que tiveram uma pré-lista de 12 nomes para votar.
Os atletas foram selecionados com base em diversos feitos, como número geral de títulos , conquistas de Bolas de Prata e Ouro e distinções individuais, como gols , assistências e artilharias .
Veja abaixo os craques que participaram da eleição e os times pelos quais eles têm/tiveram passagens marcantes:
-
Everton Ribeiro (Cruzeiro / Flamengo)
-
Fred (Fluminense)
-
Dudu (Palmeiras)
-
Emerson Sheik (Fluminense / Flamengo / Corinthians)
-
Diego Ribas (Santos / Flamengo)
-
Rogério Ceni (São Paulo)
-
Dagoberto (São Paulo / Cruzeiro / Athletico-PR)
-
Mayke (Cruzeiro / Palmeiras)
-
Danilo (São Paulo / Corinthians)
-
Arrascaeta (Cruzeiro / Flamengo)
-
Gustavo Gómez (Palmeiras)
-
Gabigol (Flamengo)
Após serem apresentados à pré-lista e aos critérios da eleição, cada comentarista montou seu top 5 individual, com uma justificativa para a escolha do 1º lugar.
Em seguida, foram atribuídos pontos para cada posição da votação: o 1º colocado ganhou 5 pontos, o 2º ganhou 4 , o 3º ganhou 3 , o 4º ganhou 2 e o 5º ganhou 1 .
A eleição foi apertadíssima, e a decisão final ficou para os "critérios de desempate". No fim das contas, o eleito Rei do Brasileirão no Século XXI é...
O goleiro Rogério Ceni , tricampeão pelo São Paulo , ganhador de seis Bolas de Prata e uma de Ouro .
"Ceni foi a cara do único tricampeão seguido da era moderna do Brasileiro. Não apenas por ser o líder do São Paulo da década de 2000, mas por ser acionado nos momentos decisivos até na frente, cobrando faltas e pênaltis perigosos. Acabou até sendo o artilheiro são-paulino na campanha de um dos títulos", lembrou o comentarista Ubiratan Leal .
O hoje treinador terminou empatado em 57 pontos com meia Everton Ribeiro , bicampeão por Cruzeiro , também bi pelo Flamengo e atualmente destaque do Bahia .
No entanto, Ceni ficou na liderança da eleição por ter sido colocado em 1º lugar por sete comentaristas, enquanto seis votaram em Everton como melhor.
Ainda assim, o meio-campista foi muito exaltado pelos analistas da ESPN .
"Everton foi protagonista de um bi do Cruzeiro, com direito a Bola de Ouro , e de um bi do Flamengo, time que mais encantou no Brasileiro deste século. Ele é um rei de assistências e ainda fez dois dos mais bonitos gols da história do torneio", argumentou Rodrigo Bueno , citando o gol marcado diante do Santos onde fez fila na defesa do Peixe e concluiu com maestria.
Outros nomes de destaque da lista foram os atacantes Gabigol , bicampeão pelo Flamengo e duas vezes artilheiro, e Dudu , que foi Tetra com o Palmeiras , além do centroavante Fred , maior anotador do século.
"Não dá pra ignorar o 'efeito Fred' na história dos pontos corridos. É o maior artilheiro do Brasil nesse formato de disputa, com 158 gols", ressaltou Mari Pereira .
Por fim, o atacante Dagoberto , que venceu o Brasileiro incríveis cinco vezes, quase entrou no top 5 , mas ficou um pontinho atrás de Gabigol.
"Dagoberto conseguiu ser campeão por três clubes diferentes, e um dos protagonistas em pelos menos quatro das cinco edições - tudo isso num intervalo de 13 anos entre a primeira a ultima conquista", enumerou Rafael Marques .
Confira a classificação final :
-
Rogério Ceni : 57 pontos (7 votos em 1º)
-
Everton Ribeiro : 57 pontos (6 votos em 1º)
-
Dudu : 43 pontos
-
Fred : 30 pontos
-
Gabigol : 11 pontos
Veja como votou cada comentarista :
André Donke
-
Rogério Ceni
-
Dudu
-
Everton Ribeiro
-
Fred
-
Gustavo Gómez
Justificativa : Para chegar a essa lista e nessa ordem, tive como base principal o balanço entre conquistas coletivas e protagonismo nelas, como o número de Bolas de Prata / Ouro e artilharias. É bem complicada a disputa entre Rogério Ceni e Dudu no topo da lista, com o primeiro tendo uma Bola de Prata a mais e o segundo, uma taça de Brasileirão a mais. Foi determinante a maior constância do ex-goleiro na competição e o fato de ser o único goleiro a ganhar uma Bola de Ouro no Século XXI, um feito ainda mais complicado para atletas que não são de posições de ataque.
Bruno Vicari
-
Rogério Ceni
-
Dudu
-
Diego Ribas
-
Everton Ribeiro
-
Fred
Justificativa : Rogério Ceni é o único tricampeão consecutivo, Bola de Ouro e ainda venceu como treinador.
Eugênio Leal
-
Everton Ribeiro
-
Rogério Ceni
-
Dudu
-
Diego Ribas
-
Gabigol
Justificativa : Everton Ribeiro foi a grande estrela do bicampeonato do Cruzeiro em 2013-2014, peça importantíssima no bi do Flamengo em 2019-2020 e ainda está ajudando o Bahia a mudar de patamar. Qualidade técnica, inteligência para jogar e liderança positiva marcam sua trajetória.
Fernando Campos
-
Everton Ribeiro
-
Dudu
-
Rogério Ceni
-
Gabigol
-
Fred
Justificativa : Everton Ribeiro foi campeão do Brasileirão por Cruzeiro e Flamengo. Conseguiu manter um nível alto constante, encantou e se colocou como protagonista do futebol brasileiro em vários momentos. Acho que é um gigante da geração.
Gustavo Zupak
-
Everton Ribeiro
-
Emerson Sheik
-
Dudu
-
Rogério Ceni
-
Fred
Justificativa : Everton Ribeiro foi tetracampeão, vencendo dois por cada clube e com alto nível de relevância nas trajetórias. Regularidade e muito talento.
Jailson Vilas Boas
-
Everton Ribeiro
-
Rogério Ceni
-
Dudu
-
Fred
-
Dagoberto
Justificativa : Everton Ribeiro fica em 1º lugar porque foi protagonista nas quatro conquistas: o bicampeonato que encantou o Brasil em 2013-2014 com o Cruzeiro e, posteriormente, o também bicampeonato com o Flamengo em 2019-2020. Mesmo com responsabilidade já mais dividida no Rubro-Negro, Everton Ribeiro foi peça fundamental nas conquistas.
Leonardo Bertozzi
-
Rogério Ceni
-
Everton Ribeiro
-
Fred
-
Arrascaeta
-
Diego Ribas
Justificativa : Rogério Ceni é o capitão do único tricampeão brasileiro da era dos pontos corridos, e não como um personagem banal. Viveu o auge de sua carreira, com atuações memoráveis como a do jogo contra o Cruzeiro no Mineirão que lhe valeu a nota 10 na Bola de Prata .
Mari Pereira
-
Fred
-
Dudu
-
Everton Ribeiro
-
Rogério Ceni
-
Arrascaeta
Justificativa : Campeão pelo Fluminense em 2010 e em 2012, ano em que assume o protagonismo do futebol brasileiro em um campeonato que ainda contava com Neymar e Ronaldinho Gaúcho. Vencedor de duas Bolas de Prata , não dá pra ignorar o "efeito Fred" na história dos pontos corridos. É o maior artilheiro do Brasil nesse formato de disputa, com 158 gols.
Mário Marra
-
Rogério Ceni
-
Everton Ribeiro
-
Fred
-
Dudu
-
Dagoberto
Justificativa : Além de tudo o que conquistou em campo, da liderança, de ter virado modelo na mudança da função dele, vale lembrar que Rogério Ceni foi também campeão como treinador.
Paulo Calçade
-
Rogério Ceni
-
Everton Ribeiro
-
Fred
-
Dudu
-
Arrascaeta
Justificativa : Líder do São Paulo tricampeão brasileiro. Espetacular no gol e em cobranças de bolas paradas. Seis Bolas de Prata e uma de Ouro ! Precisa de mais?
Paulo Cobos
-
Rogério Ceni
-
Gabigol
-
Everton Ribeiro
-
Fred
-
Dudu
Justificativa : Rogério Ceni ganhou três Brasileiros seguidos. Fez isso em times mais fracos que os defendidos por Gabibol e Everton Ribeiro. Ninguém foi tão líder como ele. E fez muito mais do que se espera para um goleiro, com um punhado enorme de gols decisivos.
Rafael Marques
-
Dagoberto
-
Dudu
-
Everton Ribeiro
-
Gustavo Gómez
-
Fred
Justificativa : Além de ser um dos líderes quantitativos da lista, Dagoberto conseguiu ser campeão por três clubes diferentes, e um dos protagonistas em pelos menos quatro das cinco edições - tudo isso num intervalo de 13 anos entre a primeira a ultima conquista.
Raphael Prates
-
Everton Ribeiro
-
Rogério Ceni
-
Dudu
-
Dagoberto
-
Gabigol
Justificativa : Não tem como lembrar do tetra de Everton Ribeiro sem citá-lo no bi pelo Cruzeiro e bi pelo Flamengo. Fez os times funcionarem e, em pelo menos duas taças, foi um condutor de times que sobraram com campanhas arrasadoras: Cruzeiro-2013 e Flamengo-2019. Pode não ser o craque em um critério, mas fez muitas coisas bem feitas em quase todos.
Rodrigo Bueno
-
Everton Ribeiro
-
Fred
-
Rogério Ceni
-
Dudu
-
Dagoberto
Justificativa : Everton Ribeiro foi protagonista de um bicampeonato do Cruzeiro, com direito a Bola de Ouro , e de um bicampeonato do Flamengo, time que mais encantou no Brasileiro deste século. Ele é um rei de assistências e ainda fez dois dos mais bonitos gols da história do Campeonato Brasileiro.
Ubiratan Leal
-
Rogério Ceni
-
Dudu
-
Gabigol
-
Fred
-
Everton Ribeiro
Justificativa : Rogério Ceni foi a cara do único tricampeão seguido da era moderna do Brasileiro. Não apenas por ser o líder do São Paulo da década de 2000, mas por ser acionado nos momentos decisivos até na frente, cobrando faltas e pênaltis perigosos. Acabou até sendo o artilheiro são-paulino na campanha de um dos títulos. Ele extrapolou, e muito, os limites de sua posição e se tornou reconhecido mundialmente, mesmo sem nunca ter jogado no exterior.